Reuniões para o BoomScience [encerradas]

Thread sobre reuniões do projeto novo de 2016 do grupo. Por enquanto o nome provisório do jogo é BoomScience.

Game Design Document
Dev Log (com atas das reuniões)

Fizemos hoje a segunda reunião sobre o novo projeto. As atas estão sendo colocadas na wiki (veja primeiro post da thread). Semana que vem já começamos o desenvolvimento!!!

No final a reunião eu mencionei que é importante nós documentarmos as decisões tomadas, e que um jeito de fazer isso é com one page designs. Segue a referência prometida:

http://www.stonetronix.com/gdc-2010/

Edit: também aproveitei e coloquei na nossa página de referências.

Para a reunião de hoje (1/3/2016), como eu vou ter que sair logo no começo, deixo os seguintes afazeres:

[ul][li]Criar um repositório novo[/li]
[li]Preparar a Godot 2.0[/li]
[li]Iniciar protótipo platformer com combate por explosões só com formas geométricas chapadas (vai ser jogado fora)[/li][/ul]

A ideia do protótipo é termos um sandbox para testar, o quanto antes: controles, mecânicas e elementos de level design que usaremos. Tendo essas coisas bem definidas, podemos bolar a estruturação geral do projeto sem ter que ficar supondo muitas coisas. Leitura recomendada: capítulo 8 do Art of Game Design: “The Game Improves through Iteration”.

Dei uma olhada no que vocês fizeram até agora e notei que, como as bombas são jogadas na direção do mouse, elas dificilmente acertam o alvo em que eu clico. Não sei se isso é bom ou ruim, mas acho que vale a pena discutir a respeito! Será que não é melhor o mouse apontar para onde a bomba var acertar? Ou talvez manter como está, mas mostrar um preview da trajetória? Que outras possibilidades há?

Yay game design.

Acho que pra decidir como vai ser, temos que implementar alvos e ver o quao dificil e divertido é acertá-los com diferentes tipo de controle

Pessoal, a versão atual do último commit (“Enemy generator + enemy particles”) está rompida/danificada devido ao git merge. Provavelmente a causa foi o arquivo boomscience.xscn.

Gente, como não tenho permissão para editar a página da Wiki, vou colocar aqui o relatório de hoje:

== 15/03 ==
(lembrando que tivemos um problema com o merge de dois commits na semana passada, a reunião de hoje nós basicamente tentamos ajustar esses erros)

  • Conserto do pulo do personagem
  • Tentativa de conserto da direção da bomba (agora em relação à câmera)
  • Tentativa de passar a colisão para as partículas

É isso ;D

Ah, verdade, vacilo meu. Te dei permissão de escrita agora na wiki, Isa!

Semana que vem não poderei participar de nenhuma das duas reuniões.

Quem tirando o Victor vem na Semana Santa?

Eu não vou conseguir essa semana também :frowning:

Também não poderei essa semana :-\

Eu estava meio inspirado hoje e resolvi dar uma olhada no Boom Science e ver como poderia dar uma mão para vocês. Consegui fazer o seguinte:

  1. Simplificar e corrigir (eu acho) o código de arremessar bombas. Evitei mudar as constantes que vocês usaram porque isso faz parte do design de vocês.
  2. Adicionei um tile set bem simples e ainda incompleto, mas já dá para fazer umas plataformas. Não deve ser muito difícil de colocar mais tiles.
  3. ]Mudei o shape do personagem para uma capsula, porque isso funciona melhor com tiles (e escadas/rampas, principalmente).

Além disso, sugiro que vocês se esforcem para realizar as seguintes práticas:

  1. Commits pequenos. Facilita entender como o código evoluiu e evita problemas de merge.
  2. Issues no GitHub. Coloquem ali questões, bugs e propostas do projeto, e marquem quando as cumprirem.

A ideia é termos um controle melhor sobre o que está sendo feito, por quem está sendo feito, e quando está sendo feito. Além de conseguirmos fazer uma pseudo-TODO list desa forma. Eventualmente seria melhor pensarmos em um jeito mais personalizado de comunicar metas e planejamentos, porém por enquanto isso é o suficiente.

EDIT: Fiz uma issue de exemplo usando a tarefa de causar dano pela explosão das bombas.

EDIT 2: Criei uma milestone também. Ela é basicamente uma meta, que arbitrariamente coloquei como “Terminaremos a base do protótipo até o dia 10/4”. Ganbare, mina-san! >=D

@Pão

Dei um olhada no log e vi que não tinha nenhum dos seus commits desde as minhas mudanças. Dê push!

Qual foi o prazo que coloquei para vocês terminarem o protótipo mesmo?

Acho que foi junho, não tenho certeza.

Pessoal, eu sugiro que na próxima quinta-feira (05/05) nós discutamos sobre a trajetória da bomba e cheguemos à um consenso, dado que a maioria das pessoas está insatisfeita e tem diferentes opiniões sobre o assunto. Eu acho que a gente tem que se esforçar para chegar num modelo bom pelo menos para o protótipo até o fim dessa reunião.

Eu, a Isabela e o André não vamos na reunião de hoje porque iremos assistir a palestra de IA do Setzer, que é no mesmo horário.

EDIT: Eu e a Isabela também não iremos na reunião de terça que vem, porque estaremos viajando.

Na reunião da quinta-feira que vem eu gostaria de falar uma meia hora sobre métodos ágeis (ou desenvolvimento iterativo e contextos fora da computação). Agora que vocês estão migrando da fase de pré-produção para produção, é importante buscar uma organização melhor do trabalho. Vou me esforçar muito para me focar apenas nos pontos fundamentais agora e depois ir ensinando os detalhes durante o processo.