Reuniões do Brickosphere [concluídas!]

Eu, o André e a Isabela estamos nos reunindo às quintas para aprender a usar o Pygame. Estamos fazendo um jogo-experimento.

Para vocês darem uma olhada em classes no Python.

Bem, a colisão horizontal em MPJ foi corrigida e começamos a modificar um novo jogo-experimento iniciado pelo Vinícius, adicionando uma segunda barra e modificando os placares do Pong.

Hoje nós começamos a mexer na Godot e iniciamos um jogo simples de Brick Breaker. Até agora nós apenas fizemos a bola se mover e colidir com as margens da tela.

Vocês vão fazer a reunião essa semana no mesmo dia e horário? Pergunto porque acho que quinta-feira é feriado…

Começamos a fazer a barra :slight_smile:

Na reunião de hoje, fizemos a barra se mover de acordo com os comandos do usuário. Os próximos passos são: desenvolver o “Game Over” e criar os bricks.

Pois bem, nós três decidimos alterar o horário das 16:00 - 18:00 para 14:00 - 17:00, dado que não temos aula à tarde nas quintas desse semestre.

No encontro presente, desenvolvemos o “Game Over” e começamos a projetar o primeiro brick.

Nesse semestre, eu me matriculei na disciplina MAC0214 (Atividade Curricular em Cultura e Extensão) e vou passar a frequentar o USPGameDev por 6 horas semanais. Além das reuniões de quinta, vou comparecer às segundas-feiras, no mesmo horário (14:00 às 17:00).

Como terei que apresentar a evolução, desenvolvimento e resultados dos projetos semanalmente, pretendo criar e manter uma página na Wiki.

Opa, aí sim!

Você só precisa entregar esses relatórios? Não tem nenhum direcionamento a mais que a disciplina exige?

Basicamente sim, e no final do semestre eu devo fazer um “histórico detalhado” sobre os resultados alcançados, e um pôster (não sei se repararam no saguão do bloco B, no final do primeiro semestre, vários murais expondo pôsteres de alunos que participaram das matérias relacionadas às atividade curriculares).

Saquei.

Nas segundas você também vai trabalhar no brick breaker, ou vai fazer uma outra linha de atividades?

Inicialmente vou continuar com o brick breaker, mas talvez (quem sabe) mais pra frente eu comece um projeto paralelo utilizando a Godot mesmo.

Gostei do seu horário alternativo.

As vezes eu estou livre nesse horário a partir das 15:00, se quiser, eu posso fazer perguntas sem parar dupla com você.

Victor, já te dei permissão para editar a Wiki. Aproveitei e dei para o André também. Faltou a Isabela, que não consegui achar lá. Acho que ela precisa logar pelo menos uma vez na wiki para constar naquele banco de dados.

Vlw!

O André (a.k.a. Ferrari) se juntou a nós nas reuniões.

Encontramos um vídeo muito bom sobre colisão e física na Godot: https://www.youtube.com/watch?v=QQ3y9YU_QAo
Tentamos fazer algo parecido (collision.zip).

Além disso, nós tentamos implementar essa física no Brick Breaker (anexamos a tentativa [não terminamos]).
Mais informações em: http://uspgamedev.org/wiki/Jogos-experimento_dos_ingressantes#17_e_20_de_agosto:
:slight_smile:

Typo: logo no começo do relato, tem um “Estavam havendo”. Verbo “haver” com sentido de existir nunca vai ao plural =)

Oi

Que tal vocês darem uma pausa na Godot e tentar fazer uma IA para nave de Asteroids:

Não é pela competição em si, mas é a oportunidade de pegar um ambiente de simulação redondinho e programar apenas o comportamento da nave. Vocês poderia usar Python, que é muito parecido com GDScript, e teriam oportunidade de submeter o controlador para ter uma ideia de quão eficiente ele ficou.
Além disso, se vocês chegarem a ganhar, aí é lucro. ;D

Vou brincar um pouco com esse projeto também. Aí, se vocês quiserem, podemos discutir soluções e até fazer “confrontos” para testar.

1 Curtida

Corrigimos a colisão da bola com os bricks, e utilizamos subcenas para replicá-los.
Fizemos um tutorial de como fazer e detectar colisões na Godot: http://uspgamedev.org/wiki/Jogos-experimento_dos_ingressantes#24_e_27_de_agosto: