Protótipo

Sei que estou pulando diversas etapas, tais como brainstorm, gameplay, narrativas, entre outros, mas estes comento posteriormente, assim que tiver um tempo sobrando.

PROTÓTIPO: um problema do mercado brasileiro é que as pessoas adoram falar que é difícil, que ninguém investe nesta área. Realmente, é muito mais fácil colocar a culpa nos outros, mas elas não param para olhar onde está o real problema.

No exterior, para onde muitos bons desenvolvedores de jogos brasileiros vão, em busca de bons salários, o investimento é pesado, pois lá fora, antes de sair falando de uma idéia, eles desenvolvem um protótipo, algo para mostrar. SIM, eles se dedicam antes mesmo de alguém comprar suas idéias. Isso é um risco?! De certo modo, sim, mas isso quebra a barreira investidor/desenvolvedor, pois o investidor está vendo o que o outro está apresentando.
Já aqui no Brasil, a política é outra: primeiro temos a idéia, e saímos feito loucos falando e tentando vende-la, sem ter feito nada (para que gastar meu tempo se ninguém for comprar?). Então, chegamos em quem tem o dinheiro, mostramos um monte de papéis (por favor, vocês não vão chegar só na lábia né?! Se conseguirem esta façanha, contem a experiência) e ele pode até soltar um “Po, que idéia bacana.”, possivelmente seguido de um “…tem alguma coisa para eu ver?!”. Sim, eles gostam de ter um feedback de que podem investir o dinheiro sem tantas preocupações, fora que com um protótipo, ele pode já realmente entender o que você pensa em fazer, e fazer as mudanças desejadas.

Não gosta que seu projeto seja modificado?! Então não tente conseguir dinheiro com investidor: o dinheiro é dele, e ele só irá investir em você se for do jeito dele (sua idéia pode ser fantástica, mas se ele não ver futuro ali, mesmo que haja, não rola). Crie sua própria empresa…e me chame como game designer xD.

Então, pare de reclamar que está difícil, e comece a fazer alguma coisa. Garanto para você que dinheiro não falta. Lógico que no início não será um rio de dinheiro, mas trilhando o caminho certo, chegará lá. Vale lembrar que o caminho certo não é o mais fácil.

Bom, me prolonguei em demasia, e acabei falando sobre mercado também, mas foi indo de cabeça. Gostaria de opiniões e críticas sobre o texto.

Grato,