Novo ano, novo site, novo logo

Olá pessoal!

Depois que o logo do UspGameDev foi redefinido, seria legal mudar o tema do fórum e do wiki para algo mais dark (assim como a página principal) vocês não acham? Além de mostrar o novo logo em ambos os websites né?

Não precisa ser uma identidade visual super consistente ainda. Mas algo que pelo menos dê uma unificada entre o Site Principal (Home), o Wiki, e o Fórum. Creio que algo muito escuro para o wiki pode ficar confuso, mas ao menos o novo logo tem de aparecer no lugar do logo estilo Hórus Eye do wiki vocês não acham?

Quanto ao fórum creio que ficaria melhor mais escuro ou branco para combinar ou com o wiki ou com a página principal. Talvez seja estratégico deixar o wiki e o fórum bem neutros para não dar muito trabalho de manter.

Abraços!

ChicO

Antes disso, acho que vale a pena fazer o site ficar usável. Atualmente, ele ta bem ruim de ler os posts, algumas das páginas (tipo a de downloads) tão bem feias, e os comentários tão ilegíveis.

Fala Henrique!

Desculpe a ignorância cara… Quando você diz comentários, seria o quê exatamente? Seria referente a “http://uspgamedev.org/” ou ao Wiki e o Fórum também?

Creio que se pelo menos alguns elementos e cores fossem parecidos e se repetissem tanto na Home como no Wiki e no Fórum já ajudaria bastante.
:slight_smile:

Valeu!

ChicO

Esse fórum realmente precisa de um sistema de tracking melhor >.>

Comentários nos posta do blog, qualquer um deles. Tão horríveis.
O feedback que eu tive foi sobre a página de contato.

Concordo com o Henrique, os comentários do blog estão bem ruins de ler. Além disso, o site está impossível de ser usado em uma tela pequena, como a de um smartphone (diminua a largura do seu browser para ver o resultado: só aparece o menu).

Olá Pessoal!

Volto a insistir neste tópico.

Depois de todo esforço que foi feito por que não começar com algo simples, como escolher um novo tema para o fórum?

Por exemplo, o “Simple Machines” que é o modelo deste fórum possui diversos temas diferentes por que não começamos escolhendo um deles?

http://custom.simplemachines.org/themes/

Eu particularmente, gosto destes três:

  1. http://custom.simplemachines.org/themes/index.php?lemma=2288

  2. http://custom.simplemachines.org/themes/index.php?lemma=2790

  3. http://custom.simplemachines.org/themes/index.php?lemma=2590

E vocês? Não conseguem escolher mais alguns temas e postar aqui?

Talvez vocês não considerem este assunto tão relevante, mas se a gente for construindo uma identidade visual pouco a pouco isso ajuda depois a apresentar nossa própria identidade para os demais. :wink:

Aparentemente, qualquer um pode mudar o tema do fórum visível para si. O problema é que só tem um tema praticamente XD. Vou terntar instalar esses que você sugeriu, Chico.

Já sobre a Wiki, tem essa página: http://uspgamedev.org/wiki/MediaWiki:Common.css. Editando ela, você pode mudar o CSS da wiki inteira (foi assim que aumentei a fonte dela, por exemplo). Eu pretendia fuçar um pouco mais quando tiver paciência, mas se você quiser, Chico, fique à vontade =D.

Eu particularmente gosto de usar o tema padrão pro fórum/wiki, então nunca olhei de mudar.
São lugares que a funcionalidade é bem mais importante que se distinguir de outros.

Mas acho que colocar o logo é uma boa. Principalmente na wiki haha

Oi Wil oi Henrique!

Obrigado pelas respostas!

A ideia é aumentar a funcionalidade oferecendo uma certa continuidade visual. E que seja algo fácil de ser mantido e posto online.
Por exemplo, vamos dizer que a gente escolha que a wiki seja o parâmetro. Então a gente procura equilibrar os demais endereços em função dela por exemplo, mantendo as mesmas fontes, ícones e cores quando possível.

Temos também a condicionante que o logotipo exige algo mais monocromático, isso é importante de ser levado em conta.

Entendi!

Imagino que o parâmetro de referência seja o blog, a princípio. Podemos começar nos baseando nisso para ajeitar o visual da wiki. Você chegou a fuçar a página que mostrei lá de editar o CSS?

Legal Wil!

Vou dar uma estudada no CSS da wiki (http://uspgamedev.org/wiki/MediaWiki:Common.css).

Edit: Oi pessoal! Creio que para mudar o tema da Wiki eu preciso de acesso FTP não? (Me corrijam se eu estiver errado).

Achei estas instruções para instalar o tema Vector:

https://www.mediawiki.org/wiki/Skin:Vector

Seria uma boa remover esta imagem de fundo do Wiki, fica estranha com o Logo, ou então é melhor deixar o logo em alpha. Vocês sabem qual fonte o Akira utilizou? Se voces souberem eu posso recriar o logo para este tipo de uso.

Embora o Blog seja o parâmetro será que não é mais fácil se a gente escolher um tema do Wordpress com os menus já na horizontal / abas para ficar mais fácil de casar com o Wiki e o Fórum (Aproveitando a oportunidade para corrigir a legibilidade dos comentários assim como o Henrique e o Jeff propuseram?)

Grupo de desenvolvimento de jogos da Universidade de São Paulo

Home
Notícias
Sobre
Contato
Downloads
Projetos
Fórum
Wiki

Trocar por:

Grupo de desenvolvimento de jogos da Universidade de São Paulo:

Home / Notícias / Sobre / Contato / Downloads / Projetos / Fórum / Wiki

[quote=“chicortiz, post:11, topic:369”]Edit: Oi pessoal! Creio que para mudar o tema da Wiki eu preciso de acesso FTP não? (Me corrijam se eu estiver errado).
Achei estas instruções para instalar o tema Vector:

https://www.mediawiki.org/wiki/Skin:Vector[/quote]

Se você quiser mudar o tema inteiro, sim (embora no caso usemos SSH ao invés de FTP para acesso remoto). Eu tinha sugerido fuçar o CSS porque assim você não precisa ir tão a fundo no servidor, embora eu entenda que seja algo bem mais limitado e trabalhoso.

De qualquer jeito, se formos mudar o tema, é melhor primeiro atualizarmos a versão da nossa WikiMedia (que parece ser bem velha). @Henrique, lembro que você tinha tentado fazer isso, o que tinha acontecido mesmo?

Sim, também acho uma boa tirar a imagem. Vou tentar descobrir um jeito fácil de fazer isso. A fonte que o Akira usou, se não me engano, era dinpro-bold ou algo assim. Mas o ideal seria a gente conseguir os arquivos vetoriais originais dele. O Henrique já tinha me pedido isso também e eu fiquei de falar com o Akira, mas acabei esquecendo >.<. My fault.

[quote=“chicortiz, post:11, topic:369”]Embora o Blog seja o parâmetro será que não é mais fácil se a gente escolher um tema do Wordpress com os menus já na horizontal / abas para ficar mais fácil de casar com o Wiki e o Fórum (Aproveitando a oportunidade para corrigir a legibilidade dos comentários assim como o Henrique e o Jeff propuseram?)

Grupo de desenvolvimento de jogos da Universidade de São Paulo

Home
Notícias
Sobre
Contato
Downloads
Projetos
Fórum
Wiki

Trocar por:

Grupo de desenvolvimento de jogos da Universidade de São Paulo:

Home / Notícias / Sobre / Contato / Downloads / Projetos / Fórum / Wiki[/quote]

Talvez seja uma boa. A vantagem é que no Wordpress o Akira manja de fazer temas, então não dependemos tanto de achar um bom. Estou vendo que seria uma boa pedir para ele dar uma lida nesta thread.

Oi.

Actually…estava trabalhando na identidade visual do grupo o ano todo, mas a vida na fau é foda e não consegui me dedicar muito.

Mas olha, quanto as cores, eu realmente tava retrabalhando isso, porque branco preto e vermelho é muito modernista tradicional, sabe? Acho que um grupo de desenvolvimento de jogos é mais do que isso. As cores serem neutras é legal pra não errar e fazer nada cafona, mas não precisa ser tãaaao chapado assim.

Vendo referências por aí, eu optei por uma paleta mais versátil. Acho que atualizei as cores, mas não estou achando as cores mais recentes que estava usando de fato, MAS tenho a primeira versão delas aqui:

Estava pensando em usar uma cor para algum tipo de categoria. Tipo, vai, por exemplo, o site é predominantemente mais escuro, enquanto o fórum é predominantemente mais azul claro ou verde. Ou sei lá, no papel somos mais brancos… etc. Sim, a gente pode fazer isso. Eu acho que a forma, no nosso caso, é bem mais impregnante do que as cores. A gente pode usar rosa choque que as formas continuam mais ou menos na mesma linguagem. Tá, ok, talvez não rosa choque, mas enfim, dá certo. Se não acreditam, em anexo tem uns testes de marca.

AH sim, eu tenho preferido o logo mais vertical (olhem o anexo), até porque ele fica mais harmônico assim. Ele é bem forte, então quando o aplicamos, temos que o aplicar solo, sem ruídos visuais por perto. E também tenho trabalhado na linguagem formal, além da cromática. Acho bem interessante usar formas geométricas. E enfim, isso tudo para lembrar que o logo não dita como deve ser nossa identidade visual, ele é apenas uma das suas manifestações. Quem define a identidade é a gente.

Enfim, vou lá procurar o meu repositório perdido onde tava guardando as coisas do site.

@Logo na Wiki: até semana passada era aquele logo com fundo preto, o Kha atirando e o USPGameDev escrito em baixo.
Coloquei aquele lá pq ficava remotamente melhor, mas não sabia se era OK colocar o fundo do logo transparente, ou coisa assim então deixei assim mesmo. Dado os exemplos que o Akira acabou de colocar, parece que é OK variar nisso o/

@Will: MediaWiki, não WikiMedia :stuck_out_tongue:

@Acesso ao Servidor: não vejo problemas em dar acesso, mas isso é o perfeito caso de “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. É fácil quebrar coisas, e tem que achar onde fica no servidor o que você precisa. Teste no seu próprio PC tudo, deixe redondo e só depois coloca lá. Se quiser, pode passar para mim que eu coloco.

@Versão da Wiki: mas eu atualizei! Era mais velho ainda antes :stuck_out_tongue:
O que eu fiz é mudar para usar o mediawiki através do repositório do Debian. Dessa forma updates de segurança vem pelo apt-get.

Apoio o logo ser vertical, ficou bem mais interessante (mas eu não sei porque… é por causa da face branca ter se tornado o centro?)

Concordo, a agressividade atual das cores não me deixa ficar no blog por mais de 5 mim.
Se eu fosse escolher uma palheta, eu pegaria uma baseada nas cores do Hórus Eye, tanto pela imagem de fundo atual, quanto por ainda ser nosso maior jogo concretizado. Ou usaria uma de cores claras e receptivas, afinal, ninguém aqui é revolucionário e o que a gente quer é aprender e distribuir conhecimento.

[quote=“orenjiakira, post:13, topic:369”]Vendo referências por aí, eu optei por uma paleta mais versátil. Acho que atualizei as cores, mas não estou achando as cores mais recentes que estava usando de fato, MAS tenho a primeira versão delas aqui:
https://coolors.co/app/db6423-2a383c-e6e6e6-239adb-1a1a1a[/quote]

Hum… o que é uma “palheta de cores versátil”?
Sinceramente, essa palheta me lembra um escritório.

As cores que você mandou em anexo me lembram demais o Relic Hunters, acho que isso vai causar confusão.
Off: Toda vez que eu vejo verdes-agua eu tenho vontade de colocar alguma coisa roxa, é possível confraternizar as duas cores?

Hum... o que é uma "palheta de cores versátil"? Sinceramente, essa palheta me lembra um escritório.
Versátil porque é mais colorida. Tem mais cores, e portanto tem mais combinações. Justamente como estava dizendo, é para utilizar diferentes combinações para diferentes contextos. Dá pra fazer uma das cores predominante e usar apenas uma outra auxiliar. Dá para usar uma predominante e duas auxiliares. Dá pra fazer várias coisas bem diferentes. Por isso achei legal a ideia variação de contexto. E pfv me mostre uma foto desse escritório.
Se eu fosse escolher uma palheta, eu pegaria uma baseada nas cores do Hórus Eye, tanto pela imagem de fundo atual, quanto por ainda ser nosso maior jogo concretizado.
A paleta do Horus é nêutra e boring exatamente como atualmente está o blog. Alias, eu usei ela para fazer a imagem de fundo, afinal, a imagem faz parte da identidade do site. E não, não acho uma boa ideia, por isso estou sugerindo alternativas. Sorry.
Ou usaria uma de cores claras e receptivas, afinal, ninguém aqui é revolucionário e o que a gente quer é aprender e distribuir conhecimento.
O que é uma cor receptiva? Eu acho vermelho receptivo, mas tem gente que acha agressivo. Cores só fazem sentido como linguagem dentro de um contexto. E saber conciliar cores claras é difícil. Até parei com o laranja e preferi um vermelho ligeiramente mais escuro que o da imagem porque uma cor clara e saturada já basta.
As cores que você mandou em anexo me lembram demais o Relic Hunters, acho que isso vai causar confusão. Off: Toda vez que eu vejo verdes-agua eu tenho vontade de colocar alguma coisa roxa, é possível confraternizar as duas cores?
Eu não faço a mínima ideia do que é Relic Hunters e te garanto que 90% (made up statistics yay) da USP tb não deve saber. [url=https://unity3d.com/]E também te garanto que tudo parece com alguma coisa.[/url] E não, não vai casar confusão. Olha: [url=http://bahamas10.github.io/ryb/]http://bahamas10.github.io/ryb/[/url] tem menos cores do que se pensa que existe. Tá, tem milhões de variações, mas os matizes sempre são esses, e existem trocentas marcas e coisas no mundo de diversas cores. Tudo parece com alguma outra coisa em algum nível, e isso vai depender do repertírio de quem vê. Aliás, Relic Hunters (acabei de googlar) usa CIANO MAGENTA E AMARELO (AKA CMYK, sistema de cores internacional de impressão). Literalmente CMYK é umas das paletas mais overused do mundo. Furthermore, a paleta que apresentei não é CMYK.

Quanto ao roxo, believe me, eu testei e não dá. Roxo deixa a paleta atual muito análoga, e não seria muito conciliável nem legível. Aliás, legibilidade é importantíssimo em uma paleta. Escolhi cores com bons constrastes e com margens a combinações que não agridam os olhos.

Aliás eu achei as cores que estou usando no momento: https://coolors.co/app/a92b2c-1f2830-e6e6e6-62f2aa-1a1a1a

Aqui está o mais próximo que eu consegui: http://arapnishi.com.br/wp-content/themes/arapnishi_v1/images/escritorio.jpg
Marrom: Móveis de madeira, ou que tentem parecer com madeira
Branco: Camisa social
Preto: Ternos, cadeira
Azul: Céu visto por uma janela, monitor com Windows padrão
Cinza: Os prédios da cidade, piso
Mas pensando bem, acho que essas cores podem ser encontradas em qualquer cômodo “sério”, só não de forma brilhante.

Nunca vou falar pra mim mesmo que eu entendo de cores… No nosso caso atual, o contexto para o vermelho seria formas pontudas e fundo preto ou tem mais a considerar?

[quote=“orenjiakira, post:16, topic:369”]Eu não faço a mínima ideia do que é Relic Hunters e te garanto que 90% (made up statistics yay) da USP tb não deve saber. E também te garanto que tudo parece com alguma coisa.
Aliás, Relic Hunters (acabei de googlar) usa CIANO MAGENTA E AMARELO (AKA CMYK, sistema de cores internacional de impressão). Literalmente CMYK é umas das paletas mais overused do mundo. Furthermore, a paleta que apresentei não é CMYK.[/quote]

Faz sentido, ok.

Ahhh… quê? ???

Isso… me lembra… neon? ???
E se trocar a cor mais clara do verde para o branco?

Aqui está o mais próximo que eu consegui: http://arapnishi.com.br/wp-content/themes/arapnishi_v1/images/escritorio.jpg Marrom: Móveis de madeira, ou que tentem parecer com madeira Branco: Camisa social Preto: Ternos, cadeira Azul: Céu visto por uma janela, monitor com Windows padrão Cinza: Os prédios da cidade, piso Mas pensando bem, acho que essas cores podem ser encontradas em qualquer cômodo "sério", só não de forma brilhante.
...eu não vi nenhuma das cores que mostrei na foto. Sequer tinha marom ou cinza nas minhas cores
Isso... me lembra... neon? ??? E se trocar a cor mais clara do verde para o branco?
Mas...já tem branco. ;A;

To vendo que tá difícil de acreditar no designer. Deixa eu mostrar uns prints do tema em que estou trabalhando pra gente com as cores aplicadas…no anexo.

No blog pensei em predominar o azul escuro, usando o branco para texto. Tipografias Intro (da nossa marca) e Roboto, que são fontes livres e de boa legibilidade. Estou trabalhando com responsividade, então as coisas funcionam em qualquer tamanho de tela, sem perder funcionalidade. A minha próxima etapa seria trabalhar com a paginação de projetos e artigos. Depois com a visualização de singles (quando vc vê só um post, com mais detalhes). O menu é facilmente customizado através de seções e 95% do script é feito sem jquery, para ser mais rápido. As imagens também mudam de resolução conforme a tela e vc baixa só uma versão de resolução, a não ser que vc mude drasticamente o tamanho da tela enquanto navega.

É mais bonito navegando, mas ainda não tá no servidor. Só no git e no meu computador. Falta uns detalhes do tipo info de contato, link pro forum, mas eu estou pensando nisso já.

Gente é só que assim…

Nós levamos quatro meses para definir um logo…

Penso que alguma solução provisória e fácil de implementar é necessária para criar uma visual mais consistente. Ainda que o logo não precise ditar a escolha cromática, é o que temos em mãos no momento. Assim esta primeira modificação não fica refem de alguém do design. Paralelamente alguém do design pode ir trabalhando numa versão melhor, é tudo um trabalho em andamento, mas o que está no ar é o que aparece.

Que tal priorizar menus horizontais e a paleta do logo em preto branco e vermelho repetir-se nos endereços? Depois que a identidade visual mais complexa estiver pronta ela pode suprimir esta intermediária.

Tentarei modificar o MediaWiki para Vector e monocromático offline depois mando para o Henrique. Alguém pode procurar um tema de Wordpress que orne com o Wiki e o Fórum e ao mesmo tempo enderece o problema dos comentários?

A fonte do UspGamedev ainda não foi compartilhada no fórum. Sobre a mudança de posição do texto no logo não concordo.

Entendi, então a ideia aqui é mais uma solução intermediária, porém imediata.

Eu vou tentar fazer algo no tema do fórum até o Global Game Jam (que é amanhã).

A fonte do logo (versão com texto do lado) é esta: http://fontsup.com/font/dinpro-bold.html

Teoricamente, o blog já está nas cores do logo, a menos da imagem de fundo do Horus. O que falta “uniformizar” mesmo são o fórum e a wiki, não é isso? Sei que tem o problema dos comentários, mas trocar o tema inteiro só para arrumar isso parece mais demorado do que simplesmente tentar arrumar essa questão pontualmente. Akira, você consegue arrumar só isso no layout atual do site o quanto antes?

Sobre mudança na posição do texto no logo: me incomoda um pouco a versão com texto do lado porque as letras não ficam muito bem alinhadas, mas tirando isso as duas soluções talvez sejam apenas circunstanciais (em alguns lugares fica melhor de um jeito, e em outros do outro).

EDIT: instalei vários temas no fórum. Quem tiver interesse, vá em Profile -> Modify Profile -> Look and Layout e experimente. Gostei bastante do SquareEra, mas o problema dele e dos outros é que não sei mudar a imagem que aparece no banner.

EDIT2: Ok, consegui hackear uma versão horrível que fiz do logo no tema SquareEra. Ativem esse tema e contemplem o horror! Mwhahahahahaha