Novidades de Lua e LÖVE

[html]

Nessa última sexta-feira (13/04) realizei a segunda edição do meu curso de Lua na USP. Algumas novidades agregaram-se a isso e resolvi colocar aqui o pacote completo.

Em primeiro lugar, a linguagem de programação Lua ganhou o prêmio de melhor ferramenta de programação no desenvolvimento de jogos de 2011, como o próprio site dela anuncia. Além disso, desde o final do ano passado, está lançada a versão 5.2 da linguagem, embora não tenha visto muito uso dela por aí. Provavelmente porque alguns padrões foram modificados de maneira a haver diversos conflitos (principalmente no uso de módulos) com as versões 5.1 e 5.0.

No que diz respeito ao meu curso, dessa vez eu tive a decência de produzir um material didático básico (no caso, slides). Está disponível no nosso repositório de cursos, para todos que quiserem. Provavelmente sofreferá melhoras ao longo desse mês (até porque há mais uma turma do curso ainda), portanto fiquem de olho.

E, por último, aviso que a NOVA VERSÃO DA ENGINE LÖVE FOI FINALMENTE LANÇADA, e está cheias de melhoras (como suporte a utf8 e um renovado sistema de eventos) e novas funcionalidades (como a possibilidade de fazer seus próprios shaders!). Se você não conhece ainda a LÖVE, ela é uma das mais simples e versáteis engines de gráficos 2D para desenvolvimento de jogos que já vi. É incrivelmente fácil de protipar suas ideias e já existem jogos muito interessantes implementados com ela, como o mari0.

[/html]