Makehuman

Olá, pessoal

Achei um software livre que se propõe a facilitar a tarefa de construir modelos 3D de personagens humanos. Com o Makehuman, é possível configurar uma série de características tais como altura, peso, idade, comprimento dos membros, formato da face, etc. e acompanhar em tempo real as alterações no modelo.

Depois, ainda é possível exportar o resultado (incluindo esqueleto e textura) para um arquivo que o Blender consegue abrir. Com isso já se consegue acelerar bastante o processo de criação de um personagem em 3D.

Abaixo, estão os links para um tutorial em vídeo exemplificando como criar um modelo no Makehuman e usá-lo no Blender:



Bônus:


http://letsmakegames.org/resources/art-assets-for-game-developers/

Bom divertimento!

P.S.: Ouvi dizer que os desenvolvedores do Makehuman se inspiraram nesse jogo: http://www.kongregate.com/games/rilifon/character-builder

Ainda sobre o combo Makehuman + Blender, achei outra coisa muito legal: É possível usar arquivo de motion capture para animar os modelos exportados para o Blender. Ok… mas como a gente vai fazer a captura de movimento? Aí é que está a parte mais legal: não precisamos fazer isso. Existem vários lugares que disponibilizam esses arquivos de movimentação básica (como andar, correr, jogar golfe - wtf?!)

Nesse vídeo, o cara explica algumas coisas a mais, mas há partir do tempo 15 minutos e 23 segundos ele mostra como fazer a “mágica”:

Outras fontes de arquivos .bvh estão no próprio site do makehuman:
http://www.makehuman.org/doc/node/blendertools_makewalk_basic_workflow.html

Opa, melhor ainda então! hahahahhaha

E o P.S. do primeiro post foi o melhor uahaiuhiuahuia