Aproveitando que estamos começando um novo projeto, achei interessante postar estes links sobre as escolhas visuais do jogo Team Fortress 2:
[url=http://www.valvesoftware.com/publications/2007/NPAR07_IllustrativeRenderingInTeamFortress2.pdf]http://www.valvesoftware.com/publicatio ... tress2.pdf[/url] [url=http://www.youtube.com/watch?v=sIikwDbZTCI]http://www.youtube.com/watch?v=sIikwDbZTCI[/url]Os principais pontos que extraí deste texto, além dos detalhes técnicos, são os seguintes:
- Deve-se definir uma estética e utilizá-la consistentemente.
- Para isso, deve-se buscar referências de artistas e obras que sejam relevantes para a direção artística que se tem em mente.
- Deve-se perguntar como a arte irá ajudar na jogabilidade.
- Artistas e programadores devem trabalhar de forma próxima para conseguirem alcançar juntos os objetivos visuais desejados.
- É interessante se perguntar como a estética escolhida difere do que normalmente é encontrado em jogos do gênero, e como o jogo pode utilizá-la para se destacar de forma positiva. Ser diferente não é o objetivo, mas um meio de obter qualidades ausentes em outros jogos do mesmo tipo.
Também adicionaria que, no nosso caso, a arte deve ajudar a estabelecer o tom da narrativa, dando vida aos personagens e cenas em certos momentos, mas também deixando a imaginação fazer o seu papel quando adequado. Logo, também é extremamente importante que artistas e escritores trabalhem de forma próxima.
Por enquanto é isso! Seria ótimo se conseguíssemos mais referências como estas, mostrando os raciocínios por trás das decisões tomadas em outros jogos, e quais as dificuldades encontradas.