Build Order para Starcraft 2 gerada com algoritmo genético

Olá, galera

Quem já jogou um pouco de RTS certamente deve ter aprendido que no começo de uma partida deve-se construir os edifícios e unidades em uma certa sequência para conseguir se dar bem. Por exemplo, criar unidades militares o mais rápido possível para fazer um rush ou focar todos os esforços na coleta de recursos para conseguir “passar de idade” o quanto antes.

Nesse contexto, um usuário chamado Lomilar iniciou uma thread no fórum TeamLiquid para mostrar que tinha feito um programa capaz de gerar um sequência de construção para um objetivo dado. Isto é, você coloca quantas unidades de cada tipo você quer ter e o programa diz qual é a sequência de construção de prédios e unidades que consegue chegar nesse objetivo o mais rápido possível. Para isso, ele usa um algoritmo genético, que é uma técnica de busca evolutiva bem legal.

Um programador chamado Louis Brandy publicou em seu blog um artigo bem sucinto e esclarecedor sobre o assunto: lbrandy.

O projeto do programa se chama Evolutionchamber e o código está aberto no GoogleCode.

Fora isso, achei um desabafo de um ex-participante do projeto dizendo a ideia não tem muito futuro - hahaha.

Boa leitura! :smiley:

Vinícius