Alguma forma de sinfonia

[html]

Eu ia postar algo sobre DoomRL. Mas eu estava ocupado demais jogando um jogo chamado Symphony. Symphony é um shooter vertical, como aqueles tais Galagas ou Space Invaders da vida, mas sem limites de um tiro na tela por vez. E não só apenas isso, ele usa suas músicas para gerar as fases onde você joga, assim como Audiosurf ou Beat Hazard (e sem queimar seus olhos como esse último). Não falarei nada sobre as músicas que vem com o jogo porque não joguei nenhuma delas.

Agora, presumo que você esteja mais interessado em ver se o jogo é bom do que por que eu estou enrolando. Meus pêsames, não sou capaz de críticas imparciais. Mas posso dizer que achei bem divertido o jogo. Estranhamente para um shooter, você controla a sua nava com o mouse, e ao contrário de Jamestown, por exemplo, você não tem um limite de velocidade, então você pode sair por aí quão rápido sua sensitividade de mouse permite. Além disso, você tem vidas infinitas, perdendo apenas pontuação a cada vez que você morre.

Aliás, o jogo tem uma história! Não que eu me importe, mas volta e meia ele para e te conta ela, e não dá para pular. Pelo menos não tem cutscenes de meia hora (até agora). Depois de ver o começo da mesma, você começa apenas com as armas básicas podres e só podendo jogar na dificuldade mais baixa. Conforme você joga músicas novas, você libera mais armas e powerups para comprar, e avançando na história, você libera mais dificuldades. Ao terminar músicas, você ganha pontos que podem ser usados para comprar as armas liberadas, ou para melhorar as que você já tem.

O jogo também tem leaderboards para cada música e cada dificuldade. O seu score final para o ranking é modificado tanto pela dificuldade e pelo poder da sua nave. Quanto mais forte, menos pontos. Mas não pense em jogar tudo na maior dificuldade com as armas iniciais: a vida dos inimigos também aumenta com a dificuldade.

Conforme você vai jogando, você pode encontrar chefes, que são alegadamente almas presas de compositores e bla bla bla. Pessoalmente, não consigo imaginar Beethoven soltando tiros dos olhos, mas OK. Cada chefe aparece três vezes, cada vez mais forte que a última. Sempre que você derrota um deles pela terceira vez, você avança na história, abre uma dificuldade, e, algumas músicas depois, encontra o próximo. Derrotar um chefe dá muitos pontos, mas não conta para o ranking.

Para os interessados, o jogo saiu essa semana no Steam [clicky], pelo preço de 10 dólares. Ou eventualmente numa promoção, que, sendo o Steam, vai acontecer um dia.

[/html]