Workshop de música?

EDIT5:**

A 2ª parte será no dia 29/09 (sexta-feira), das 16h00 às 19h00.

**
Será na mesma sala, a sala de reuniões do bloco C. Quem puder, por favor traga seu computador com o programa MuseScore instalado (download nesse site).

EDIT4: **

A 1ª parte será no dia 22/09 (sexta-feira), das 16h00 até 17h30 :))

**

Olá, faz um tempinho que eu estava lendo a ata da reunião de retrospectiva 2017-I e vi que havia um tópico sobre workshop e materiais, no qual havia o subtópico:

  1. Música/Composição (Lívia? Amigo do Rica?)

Dado que Livia sou eu, hoje conversei com o @orenjiakira e ele me explicou que podem haver pessoas com interesse em composição musical e que seria legal ter materiais e referências para aprender sobre isso. E, também, se houver algum interesse, fazer um workshop de composição(?).

Bom, o que acham da ideia? Eu toparia fazer um workshop! Imagino que o conhecimento musical no grupo seja bem heterogêneo, então eu precisaria ter uma noção disso. Também não sei sobre os espaços e horários disponíveis, mas antes de tudo tenho que saber se alguém tem interesse.

E aí? :cat:

EDIT: quem puder/quiser, por favor preencha o formulário que eu fiz pra ajudar no planejamento!

EDIT 2: Pensei em dividir assim

1ª parte: Teoria musical

(quem quiser pode ir só na parte de composição)

  • Notação musical

  • Figuras rítmicas

  • Tonalidades

  • Campo harmônico

2ª parte: Composição

  • Harmonização

  • Desenvolvimento de materiais

  • Criação de uma peça curta

Obs: quase tudo seria baseado em música tonal ocidental européia (se alguém ou todo mundo estiver interessado em outra linguagem, tell me)

Vou procurar uma bibliografia pra quem quiser estudar por conta própria e colocarei o que eu conseguir aqui.

EDIT 3: Preencham o doodle para definirmos datas e horários.
[/quote]

Olá, faz um tempinho que eu estava lendo a ata da reunião de retrospectiva 2017-I e vi que havia um tópico sobre workshop e materiais, no qual havia o subtópico:

  1. Música/Composição (Lívia? Amigo do Rica?)

Dado que Livia sou eu, hoje conversei com o @orenjiakira e ele me explicou que podem haver pessoas com interesse em composição musical e que seria legal ter materiais e referências para aprender sobre isso. E, também, se houver algum interesse, fazer um workshop de composição(?).

Bom, o que acham da ideia? Eu toparia fazer um workshop! Imagino que o conhecimento musical no grupo seja bem heterogêneo, então eu precisaria ter uma noção disso. Também não sei sobre os espaços e horários disponíveis, mas antes de tudo tenho que saber se alguém tem interesse.

E aí? :cat:

EDIT: quem puder/quiser, por favor preencha o formulário que eu fiz pra ajudar no planejamento!

EDIT 2: Pensei em dividir assim

1ª parte: Teoria musical

(quem quiser pode ir só na parte de composição)

  • Notação musical

  • Figuras rítmicas

  • Tonalidades

  • Campo harmônico

2ª parte: Composição

  • Harmonização

  • Desenvolvimento de materiais

  • Criação de uma peça curta

Obs: quase tudo seria baseado em música tonal ocidental européia (se alguém ou todo mundo estiver interessado em outra linguagem, tell me)

Vou procurar uma bibliografia pra quem quiser estudar por conta própria e colocarei o que eu conseguir aqui.

EDIT 3: Preencham o doodle para definirmos datas e horários.

2 Curtidas

Eu tenho interesse!

1 Curtida

Eu também!

1 Curtida

Pode estar cedo pra isso, mas eu fiz um formulário pra ajudar no planejamento aqui. Quem puder por favor preencha :hamster::tiger::wolf:

Tenho interesse tb

1 Curtida

Da hora! Vou ver se dá pra eu ir, pelo menos um pouco :smiley:

1 Curtida

Também tenho interesse!

1 Curtida

Tenho interesse.

1 Curtida

Então bora.

Tivemos 10 respostas no formulário, que indicam que quase todos já estudaram alguma coisa de música antes; 60% prefere ver composição e teoria de maneira menos aprofundada, 30% só composição e 10% tecnologia. Nas sugestões/observações, (creio que) o Akira deu a ideia de dividir o workshop em duas partes, o que eu acho que pode ser melhor. Pensei em dividir assim:

1ª parte: Teoria musical (quem quiser pode ir só na parte de composição)

  • Notação musical

  • Figuras rítmicas

  • Tonalidades

  • Campo harmônico

2ª parte: Composição

  • Harmonização

  • Desenvolvimento de materiais

  • Criação de uma peça curta

Obs: quase tudo seria baseado em música tonal ocidental européia (se alguém ou todo mundo estiver interessado em outra linguagem, tell me)

Vou procurar uma bibliografia pra quem quiser estudar por conta própria e colocarei o que eu conseguir aqui. Já deixei o Compêndio de Teoria Musical do Osvaldo Lacerda, que mostra de forma muito direta os conceitos mais básicos de teoria da música ocidental. Quem quiser pode ir dando uma olhada.

Daí eu preciso saber como faz pra reservar algum espaço! Alguém me ajuda? XD

3 Curtidas

Posso ajudar com isso. Você vai querer fazer que nem o @orenjiakira e abrir o workshop pro público?

Eu nao lembro o que escrevi no formulario hue

Ok então não sei quem foi XD

Podemos abrir! Só não precisamos divulgar muito pois, como eu nunca fiz isso antes, vai ser tipo assim

2 Curtidas

Eu fiz um doodle para as semanas 17-23 e 24-30 de setembro com as datas e horários que eu posso (não incluí final de semana, mas se tudo falhar temos também essa opção). Aqui o doodle, preencham plz

Olar! Obrigada a todos que votaram no doodle. Para a semana de 17-23, tivemos mais votos no dia 22 (sexta) às 16h00 - 17h30. Para a semana de 24-30, tivemos mais votos no dia 29 (sexta também) às 16h00 - 19h00. Poderíamos fechar assim?

5 Curtidas

Supondo um máximo de 10 pessoas, reservamos a sala de reuniões do bloco C do IME. Lá tem várias tomadas, então dá para fazer a parte prática também.

Poxa, só vi esse tópico agora
Gostaria de participar, se tiver vaga o/
(sexta às 16 parece ótimo, e minha experiência musical é limitada, haha)

Oba, muito obrigada @Kazuo :slight_smile:

Não tem limite de vagas, venha! Venham todos que quiserem xD

Yay!
É que a sala lá teria espaço pra 10 pessoas, I guess