Bom, ninguém falou nada, e como idéia foi minha mesmo acho que tenho certa responsabilidade.
Uma Visual Novel é um daqueles jogos que consistem visualmente de três coisas: um fundo, imagens com expressões dos personagens e uma caixa de diálogo cubrindo parcial ou totalmente a tela do jogo. O texto que aparece nessa caixa consiste da narração e dos diálogos entre os personagens, que geralmente correpondem às imagens sendo mostradas.
Em certos pontos chaves do enredo, o jogador é questionado sobre que decisão o protagonista deve tomar, o que resulta em diferentes possibilidades de desfecho para a história. Esses desfechos podem ser BAD ENDs, GOOD ENDs, ou TRUE ENDs (normalmente). O desafio (e toda a jogabilidade) de uma Visual Novel se resume a essas escolhas.
Existem variações nas quais o jogador também pode escolhar aonde o protagonista vai. Por exemplo, se depois de um dia de aula ele vai pra casa estudar ou sair com os amigos. A interface para essas escolhas não costumam ser nada mais do que simples mapas nas quais o jogador simplesmente clica aonde ele quer ir e a próxima cena começa.
Além disso tudo, Visual Novels têm, obviamente, um sistema de saves que permitem ao jogador continuar daonde ele parou e inclusive salvar nos pontos de escolha para que depois ele possa voltar e pegar outra rota.
lol
É isso aí.