Treinamento Godot (para LudumDare 36) [concluídas]

Começando dia 28/7/2016. Os principais entusiastas são o @Renan e o @scaroni, que vão para se preparar para a LudumDare.

Diagramas usados no treinamento do dia 28/7/2016

Repositório para os templates

O repositório tem um projeto Godot na raiz. Cada template fica em uma pasta própria e, para rodá-lo, é só abrir a cena do template na Godot e usar a opção “Run current Scene” (atalho F6). Não fizemos um projeto para cada template porque assim os templates podem aproveitar código em comum, como o Default Controller bacana que o @rafaeljpc fez.

Qualquer dúvida mande nesta thread!

1 Curtida

Estarei presente também afinal sou noob ainda em Godot

Acho que seria útil pra mim também. Dá pra fazer um screencast ou algo parecido?

Eu não pretendia fazer nada muito expositivo, mas se for ajudar podemos tentar. Comofas screencast?

Na verdade, não faço ideia :stuck_out_tongue:
Vi que dá pra fazer umas coisas com o vlc, mas não vi se funciona. Assim, dá pra ver pelo vlc e usa o discord pro audio. Acho que funciona desse jeito, mas espero que alguém tenha uma sugestão melhor.

Vocês querem uma conexão remota pra ir acompanhando os training de Gogot ? Eu não vou conseguir ir na quinta feira :c. Mas na sexta eu to livre de vocês forem se encontrar ainda. Seria maneiro fazer isso via Discord ou algo do tipo

Ah, começou a parecer trampo demais. Podemos ficar no discord e eu mando fotos da lousa? Não vai ter live coding nem nada mesmo…

Vamos tentar ficar com o Discord mesmo. Você não consegue nem remotamente? Sexta-feira fica ruim para mim, mas no pior dos casos a gente vai obviamente compartilhar o material que sair.

Gente, o treinamento vai ser bem nas coxas, tá? Decidido assim de última hora não tem como sair nada sensacional, então não precisa manter suas expecitativas tão altas assim. A ideia é basicamente todo mundo botar a mão na massa junto para ficar fácil de tirar dúvidas, então fazer remotamente é perfeitamente razoável.

Vou colar tbm,
ainda nao peguei pra estudar o Godot

@Kazuo https://obsproject.com/download e é open source…

Ele grava e faz live tb… vc pode montar cenas e bla bla bla

Amanha te ajudo

Usei ele no windows, mas tem pra linux (soh precisa ver se ele aceita encoding usando CUDA)

“Rodar CUDA” = trampo XD

Ele faz live da webcam? O que quer dizer montar cenas? Qual a vantagem dado o contexto em que vamos usar se comparado a um Skype da vida?

MAS, se você conseguir rodar ele do seu note me filmando na lousa por mim tá ótimo.

Montar cena = Posso colocar varias cameras e dividir a tela (inclusive com a tela do PC)

CUDA é uma opção tem que ter o driver da placa de video (nvidia) senão vai com processador mesmo

Pessoas!

Hoje eu fiz duas sessões do treinamento. Uma de teste pela tarde com o @Marcheing e o @rafaeljpc, e outra de noite com o @Renan, o @John_Michael e uma amiga dele. Como boa parte das pessoas que eu estava esperando não vieram, acabou que o material que fiz pensando neles provavelmente não foi o ideal para quem realmente apareceu, então vou dar uma revisada e tentar fazer algo mais adequado na semana que vem.

Aproveito para pedir desculpas ao @Tsunayoshix0 por todos os desencontros virtuais da noite.

Eu mandei as fotos da lousa no discord, mas vou colocar elas no post inicial desta thread também.

Onde ta as convenções de uso do repositório? Tipo, todos os projetos usam a mesma root? ficam cada um em uma subpasta? como funciona?

Verdade, tinha esquecido de passar isso aqui. Escrevi lá no post inicial como está a organização do repositório.

Só pra facilitar (acho q vou escrever isso no default_controller.gd) mas basicamente o controller, quando recebe um evento ui_[nome_do_evento] ou debug_[nome_do_evento], chama uma função event_[nome_do_evento].

Isso evita termos um select case ou aqueles ifs gigantescos