[Tracking] Usar Trello e papel do Tracker

Puxado da lista de discussão por e-mail. Basicamente, o Adamastor sugeriu usarmos o Trello dadas as condições de atividade remota do grupo atualmente. Ele também questionou a necessidade de um tracker uma vez que a ferramenta é bastante óbvia.

O que eu posso dizer é: acredite em mim, pessoas têm preguiça de manter o ambiente informativo atualizado. O tracker serve no mínimo para cobrar os outros ou ser o culpado pela falta de atualizações.

Lembrando os pontos mais importantes:

Henrique

2) qual o papel do tracker? O trello é basicamente um kanban online. Cards em colunas que ficam em boards. Pessoas podem ser adicionadas em cards, e esses podem ter data limite.
Adamastor
Então, eu queria entender porque precisamos de uma pessoa dedicada a ser o tracker. Não dá para todos realizarem a auto-marcação do que fizeram?

Me parece mais difícil para o tracker se encontrar com um representante de cada equipe para então atualizar o kanban, do que os membros fazerem isso diretamente.
[…]
2)Considerando que deve haver maioria dos membros para uma mudança/adição seja realizada, eu não vejo problemas de consistência.
E se for coisas que afetam atividades inter-grupos, elas deveriam se reunir juntas para decidir. Não?


Miojo com Wil apoiando:
2 - Eu imagino que o tracker se preocuparia com a consistência do treco enquanto cada um que mexe atualiza, non?

Me parece ser tendência isso em várias áreas, me lembro do pessoal da Thunderatz comentando sobre isso também.

Eu acho bizarro termos uma função para cobrir uma responsabilidade de todos os outros membros e que é fácil de cobrar já que sabemos quem cuida de que. Acredito que as pessoas terem de se esforçar para se manter atualizadas é parte integral do envolvimento delas no projeto. Se nós “terceirizarmos”, com certeza não vamos criar o hábito de informar uns aos outros.

Também admito que não me parece intuitivo consultar o tracker: Eu me atualizei do projeto até agora através do Wil e do GDD. A ser que o Miojo tenha insistido pro pessoal atualizar a documentação no período que estive fora, eu não usei ainda a função dele.

[quote=“Adamastor, post:3, topic:375”]Eu acho bizarro termos uma função para cobrir uma responsabilidade de todos os outros membros e que é fácil de cobrar já que sabemos quem cuida de que. Acredito que as pessoas terem de se esforçar para se manter atualizadas é parte integral do envolvimento delas no projeto. Se nós “terceirizarmos”, com certeza não vamos criar o hábito de informar uns aos outros.

Também admito que não me parece intuitivo consultar o tracker: Eu me atualizei do projeto até agora através do Wil e do GDD. A ser que o Miojo tenha insistido pro pessoal atualizar a documentação no período que estive fora, eu não usei ainda a função dele.[/quote]

Então, o tracker não é um intermediário para o ambiente informativo. Como o Miojo disse:

2 - Eu imagino que o tracker se preocuparia com a consistência do treco [b]enquanto cada um que mexe atualiza[/b], non?

Ou seja, é como você meso falou: os próprios responsáveis por cada parte atualizam as informações respectivas no kanban. No entanto, as pessoas podem não serguir convenções estipuladas (e o tracker teria que corrigir isso, ou cobrar que os responsáveis corrijam) e também podem haver outras partes do ambiente informativo que não sejam só o kanbam, como um gráfico burn-down ou uma matriz de habilidades. Mas eu concordo que se o nosso ambiente informativo se resumir a simplesmente um kanban, o trabalho do tracker seria praticamente nulo.

O trello é tão bonito, tão útil, tão…mais uma aba para lembrar de abrir e que você com certeza irá esquecer.
Para projetos individuais, tanto em termos de foco em projeto único (TCCs e pós’s), tanto para projetos realizados por uma pessoa, ele é ótimo. Para dinâmicas constantes entre diversas pessoas, nope.

[quote=“orenjiakira, post:5, topic:375”]O trello é tão bonito, tão útil, tão…mais uma aba para lembrar de abrir e que você com certeza irá esquecer.
Para projetos individuais, tanto em termos de foco em projeto único (TCCs e pós’s), tanto para projetos realizados por uma pessoa, ele é ótimo. Para dinâmicas constantes entre diversas pessoas, nope.[/quote]

Por isso damos poder de tortura ao tracker.

1 Curtida

Agente usa o Trello na Tapps. Na parte que me faz referencia, eu uso ele mais para:

  • Criar uma tarefa, marcar que “estou fazendo ela”, e depois mover para um canto de “feito”.
  • Ter checklists em tarefas.

Fora isso, atualmente tamo usando ele como issue tracker (e querendo realmente mover para um sistema que realmente é um issue tracker).
O QA cria um card com o bug report, algum dos devs olha o card e adiciona o dev pertinente ao card, que depois resolve e move para outra coluna.

Por final, agente usou por um momento Scrum For Trello e depois Plus for Trello para colocar estimativas e tempo gasto em cards do Trello. Aparentemente para a chefia os reports do segundo eram melhores.

Mas sobre usar o Trello para desenvolvimento, e algo com mais de uma pessoa quem vai ter uma experiência melhor é o brocoli.

Tenho comentários soltos que gostaria de fazer, mas que não necessariamente formam um ponto de vista que eu pretenda defender, mas que talvez adicionem “tempero” à discussão.

  • Essa não é a primeira vez que se debate “kanban virtual vs. real” e a troca de mensagens é basicamente formada por um levantamento (repetido) dos pontos contra e a favor da opção A e B. Por que não montar uma página na Wiki com uma listagem/tabela comparando as opções?
    Com isso…

    1. fica mais fácil avaliar qual opção é melhor para cada contexto;
    2. não precisamos rediscutir a mesma coisa e relistar os argumentos quando o contexto muda.
  • Todo mundo gosta(va) do kanban palpável (da interação física com ele talvez).

  • Ter dois kanbans significa ter as mesmas informações representadas em duplicidade e isso…

    1. demanda trabalho em dobro;
    2. gera problemas de dessincronia quando esse trabalho dobrado é negligenciado;
  • Podendo ver o kanban em qualquer lugar…
    … pessoas não precisam ir às reuniões para acompanhar as tarefas…
    … o que permite trabalho remoto…
    … o que, no mínimo, não é um fator que encoraja o comparecimento às reuniões…
    … o que desfavorece trabalhar em duplas/trios…
    … o que favorece tarefas serem “pegas” mas não serem “feitas”.

  • A necessidade (ou não) de uma pessoa no papel de tracker só vai aparecer (ou não) quando estivermos usando de fato um quadro de tarefas, marcando métricas, iterando em sprints, etc. Gastar energia debatendo se devemos ou não ter um tracker antes de definir o que será “trackeado” é bobeira.

[hr]

[Disclaimer:]
O que eu tinha para falar sobre esse assunto era isso, mas esse último item me impeliu a fazer um desabafo… sintam-se à vontade de ignorar ou mesmo nem ler o mimimi a seguir.
[spoiler]
Desabafo:

Talvez ninguém tenha percebido ainda, mas já estamos no fim de abril. Isso quer dizer que “amanhã” o semestre já acabou. E o que podemos dizer que o USPGameDev fez nesse primeiro semestre? Quanto andamos? Quanto produzimos comparado com o primeiro semestre de 2010 por exemplo?

Pessoal, não adianta ficar gastando a pouca energia disponível ao grupo discutindo sobre problemas que simplesmente não são importantes agora. Nesse exato momento, as duas questões que deveriam estar recebendo atenção total e todo o esforço disponível são: ONDE e COMO vamos fazer as coisas do USPGameDev?

=== ONDE ===
Todo mundo concorda que simplesmente não dá para usar o LabX de verdade para as reuniões. Mas ninguém tomou nenhuma atitude que pudesse ajudar a encontrar uma alternativa. Até gora, ninguém nem passou lá na C1-10 para ver se a sala está mesmo sendo usada ou se ficou abandonada depois que saímos.

Alguém podia muito bem ir lá, ver quem é o novo responsável, tentar conversar e ver se não tem como voltarmos para lá (nem que seja só uma vez por semana).

Daria também para ver como funcionam as coisas no CEC. Tentar descobrir como funciona o esquema de reservas etc.

Ou até mesmo falar lá com o pessoal da Rede Linux tentar recomeçar aquela conversa de usarmos a sala BCC.

=== COMO ===
No ano passado havíamos começado a tentar organizar o esquema de tarefas, cada um fazendo uma coisa, tentando fazer todo mundo se mexer e tals… mas depois de tudo o que mudou, é inegável que o esquema e as ações para organizar o grupo precisam ser revistos.

  • Não adianta ter sub-equipes de atividades se várias estão abandonadas.
  • Não adianta ter marcado no site 200 horas de reunião por semana, em vários dias, vários horários, se esses períodos não são usados para fazer coisas do grupo.
  • Não adianta deixar os calouros vindo uma vez por semana compartilhar do espaço físico e simplesmente não estarmos aproveitando (literalmente) eles para fazer nada produtivo para o grupo, tão pouco ensinando a eles o que a gente já fez/sabe.

Precisamos, de forma prática e direta, ver quem está disposto de verdade a fazer alguma atividade do grupo, ver os dias e horários que são bons para essas pessoas, marcar as reuniões nesses horários, listar o que precisa ser feito… e FAZER!
Sem cortar a lenga-lenga, não vamos sair da inércia.

Está faltando atitude, galera! E um pouco de compromentimento e dedicação ao grupo.
A gente mesmo é que temos que ir atrás do que queremos ou precisamos.
E quando aparecem oportunidades, não dá para ficar deixando passar. Por exemplo:

  • Rolou a CampusParty e ninguém veio dizer que queria participar.
  • Veio o convite para repetir a palestra da CampusParty em uma Federal lá de Minas e ninguém se propôs a ir.
  • O Goldman mandou e-mail falando que nos ajudaria a “hospedar” a competição CodingGame e ninguém topou organizar.
    Sem contar a GlobalGameJam desse ano e a LudumDare agora de abril que nem ao menos foram mencionadas em conversa alguma.

Sério, pessoal, eu fico um pouco chateado de usar esse tom de cobrança sendo que eu mesmo não poderei fazer o que estou falando que precisa ser feito. Mas meu tempo no IME acabou. Se desse para eu ficar correndo atrás das coisas, eu estaria correndo - como já fiz muito. Acontece que, se ninguém for atrás das coisas e de fato FAZER em vez de “falar que vai ajudar”, daqui há dois anos o USGameDev vai ser só uma lembrança.
Se esforçar para resolver o ONDE e o COMO é um bom jeito de mostrar a atitute que o grupo precisa para não acabar.
[/spoiler]

1 Curtida

Eu dividi essa thread porque estávamos indo off-topic e o assunto em questão merece a devida atenção. A nova thread está aqui.

No que diz respeito ao assunto de tracking, tenho que concordar com o Vinícius: enquanto não houver um ambiente informativo para de fato trackear, podemos adiar esta discussão.

O interessante do projeto Google Wave, agora “Apache Wave” era a possibilidade de se ter um sistema que permitisse o registro de um trabalho em andamento e também registrasse o histórico de edições de maneira bastante intuitiva. Creio que se tivéssemos a possibilidade de publicar parte do que ocorreu nas Waves em HTMLs simples poderíamos ter um sistema que subtituísse ao mesmo tempo:

  • Mailist
  • Fórum
  • Trello e
  • Wiki

Maillist/Fórum são exclusivos. Vc usa um ou outro, n tem pq usar os 2 ao mesmo tempo, exceto se ambos forem a mesma coisa. Na realidade, eu adoraria que todos posts do forum viessem como uma thread no email, e que eu pudesse responder por lá. Issues do github da pra fazer isso, mó legal :smiley: