Tenho comentários soltos que gostaria de fazer, mas que não necessariamente formam um ponto de vista que eu pretenda defender, mas que talvez adicionem “tempero” à discussão.
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Essa não é a primeira vez que se debate “kanban virtual vs. real” e a troca de mensagens é basicamente formada por um levantamento (repetido) dos pontos contra e a favor da opção A e B. Por que não montar uma página na Wiki com uma listagem/tabela comparando as opções?
Com isso…
- fica mais fácil avaliar qual opção é melhor para cada contexto;
- não precisamos rediscutir a mesma coisa e relistar os argumentos quando o contexto muda.
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Todo mundo gosta(va) do kanban palpável (da interação física com ele talvez).
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Ter dois kanbans significa ter as mesmas informações representadas em duplicidade e isso…
- demanda trabalho em dobro;
- gera problemas de dessincronia quando esse trabalho dobrado é negligenciado;
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Podendo ver o kanban em qualquer lugar…
… pessoas não precisam ir às reuniões para acompanhar as tarefas…
… o que permite trabalho remoto…
… o que, no mínimo, não é um fator que encoraja o comparecimento às reuniões…
… o que desfavorece trabalhar em duplas/trios…
… o que favorece tarefas serem “pegas” mas não serem “feitas”.
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A necessidade (ou não) de uma pessoa no papel de tracker só vai aparecer (ou não) quando estivermos usando de fato um quadro de tarefas, marcando métricas, iterando em sprints, etc. Gastar energia debatendo se devemos ou não ter um tracker antes de definir o que será “trackeado” é bobeira.
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[Disclaimer:]
O que eu tinha para falar sobre esse assunto era isso, mas esse último item me impeliu a fazer um desabafo… sintam-se à vontade de ignorar ou mesmo nem ler o mimimi a seguir.
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Desabafo:
Talvez ninguém tenha percebido ainda, mas já estamos no fim de abril. Isso quer dizer que “amanhã” o semestre já acabou. E o que podemos dizer que o USPGameDev fez nesse primeiro semestre? Quanto andamos? Quanto produzimos comparado com o primeiro semestre de 2010 por exemplo?
Pessoal, não adianta ficar gastando a pouca energia disponível ao grupo discutindo sobre problemas que simplesmente não são importantes agora. Nesse exato momento, as duas questões que deveriam estar recebendo atenção total e todo o esforço disponível são: ONDE e COMO vamos fazer as coisas do USPGameDev?
=== ONDE ===
Todo mundo concorda que simplesmente não dá para usar o LabX de verdade para as reuniões. Mas ninguém tomou nenhuma atitude que pudesse ajudar a encontrar uma alternativa. Até gora, ninguém nem passou lá na C1-10 para ver se a sala está mesmo sendo usada ou se ficou abandonada depois que saímos.
Alguém podia muito bem ir lá, ver quem é o novo responsável, tentar conversar e ver se não tem como voltarmos para lá (nem que seja só uma vez por semana).
Daria também para ver como funcionam as coisas no CEC. Tentar descobrir como funciona o esquema de reservas etc.
Ou até mesmo falar lá com o pessoal da Rede Linux tentar recomeçar aquela conversa de usarmos a sala BCC.
=== COMO ===
No ano passado havíamos começado a tentar organizar o esquema de tarefas, cada um fazendo uma coisa, tentando fazer todo mundo se mexer e tals… mas depois de tudo o que mudou, é inegável que o esquema e as ações para organizar o grupo precisam ser revistos.
- Não adianta ter sub-equipes de atividades se várias estão abandonadas.
- Não adianta ter marcado no site 200 horas de reunião por semana, em vários dias, vários horários, se esses períodos não são usados para fazer coisas do grupo.
- Não adianta deixar os calouros vindo uma vez por semana compartilhar do espaço físico e simplesmente não estarmos aproveitando (literalmente) eles para fazer nada produtivo para o grupo, tão pouco ensinando a eles o que a gente já fez/sabe.
Precisamos, de forma prática e direta, ver quem está disposto de verdade a fazer alguma atividade do grupo, ver os dias e horários que são bons para essas pessoas, marcar as reuniões nesses horários, listar o que precisa ser feito… e FAZER!
Sem cortar a lenga-lenga, não vamos sair da inércia.
Está faltando atitude, galera! E um pouco de compromentimento e dedicação ao grupo.
A gente mesmo é que temos que ir atrás do que queremos ou precisamos.
E quando aparecem oportunidades, não dá para ficar deixando passar. Por exemplo:
- Rolou a CampusParty e ninguém veio dizer que queria participar.
- Veio o convite para repetir a palestra da CampusParty em uma Federal lá de Minas e ninguém se propôs a ir.
- O Goldman mandou e-mail falando que nos ajudaria a “hospedar” a competição CodingGame e ninguém topou organizar.
Sem contar a GlobalGameJam desse ano e a LudumDare agora de abril que nem ao menos foram mencionadas em conversa alguma.
Sério, pessoal, eu fico um pouco chateado de usar esse tom de cobrança sendo que eu mesmo não poderei fazer o que estou falando que precisa ser feito. Mas meu tempo no IME acabou. Se desse para eu ficar correndo atrás das coisas, eu estaria correndo - como já fiz muito. Acontece que, se ninguém for atrás das coisas e de fato FAZER em vez de “falar que vai ajudar”, daqui há dois anos o USGameDev vai ser só uma lembrança.
Se esforçar para resolver o ONDE e o COMO é um bom jeito de mostrar a atitute que o grupo precisa para não acabar.
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