Após o denominado massacre de Suzano (https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47573154), o Senado promoverá audiência pública para discutir a possível influência de “jogos violentos” no comportamento infanto-juvenil, que ocorrerá na Comissão de Direitos Humanos (https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/possivel-influencia-de-games-violentos-no-comportamento-infanto-juvenil-sera-tema-de-debate-na-cdh).
Nosso Vice-Presidente, Hamilton Mourão, sugeriu que os jogos violentos influenciaram o comportamento dos assassinos (https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/mourao-jogos-massacre-suzano/), o que estimulou a ocorrência desse debate; e o Senador que requereu a audiência pública, Eduardo Girão, do Podemos-CE, diz que existe uma “epidemia” de jogos violentos, uma “cultura da violência em ação”, que “movimenta bilhões de dólares”, que não teriam “controle”, nem “regulamentação quanto a idade pra utilização”, conforme áudio da notícia no site do Senado.
O Senado criou enquete no Facebook, questionando se “Games Violentos Influenciam o Comportamento” (https://www.facebook.com/SenadoFederal). Até agora, 89% dos 68,7 mil votos disse que “Não”.
Um dos convidados para a Audiência Pública é o Professor Igor Lins Lemos (http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248731P6).
Geralmente é possível solicitar a inscrição para participar desse tipo de debate, quando mais informações forem divulgadas pelo Senado. Então, caso conheçam especialistas, associações ou vocês próprios estejam interessados em ir a Brasília participar, fiquem atentos para as futuras notícias do Senado sobre o tema para manifestarem interesse quando abertas as inscrições.
Divulgo a notícia porque acredito que seja de interesse do grupo saber como os brasileiros estão se posicionando a respeito. Esse tema sempre reacende discussões quando assassinos são jogadores, embora nada nas investigações do massacre de Suzano até agora aponte esse fator isolado como tendo qualquer tipo de influência sobre o comportamento violento dos assassinos.