Segundo pesquisa, Brasil é o maior mercado de jogos da América Latina

[html]

A empresa Newzoo, empresa internacional de pesquisa de mercado na área de jogos lançou recentemente uma pesquisa que coloca o Brasil como o maior mercado da América Latina e 11º mercado mundial.

A pesquisa é uma projeção da receita obtida com o consumidor pelas empresas de jogos no ano de 2014 e exclui as vendas de hardware, impostos, serviços B2B (business to business ou de empresa para empresa) e de aposta digital.

Esse resultado coloca o Brasil na frente de mercados bastante tradicionais como México, Rússia e Austrália e mostra o crescimento da importância do mercado brasileiro no cenário mundial.

A lista abaixo resume os 15 primeiros países do ranking:

  1. Estados Unidos
  2. China
  3. Japão
  4. Alemanha
  5. Reino Unido
  6. Coreia do Sul
  7. França
  8. Canadá
  9. Itália
  10. Espanha
  11. Brasil
  12. Rússia
  13. Austrália
  14. México
  15. Taiwan

O ranking dos 100 primeiros países pode ser encontrado no link abaixo. A empresa fornece ainda uma análise paga com muito mais detalhes sobre essa pesquisa.

Top 100 Countries by Game Revenues

[/html]

Eu sinceramente diria que, em termos de negócios, que essa avaliação de tamanho de mercado é um medidor muito ruim de investimento.

Primeiro que esse valor significa a fração de mercado já ocupado… o que significa trabalheira pra entrar.

Segundo, isso sozinho não indica se está crescendo ou diminuindo (o que é muito mais importante)

Terceiro (e extra): O mercado aqui cresce por causa do mobile gaming, que é MUITO instável para ganhar uma fatia. (você ainda se lembra do fruits ninja ou do flappy bird?) A ser que você esteja a fim de fazer uns 50 games/ano.

Agora pensando, eu gostaria muito de saber quantas foram as vendas do Steam aqui no mercado br…

[quote=“Adamastor, post:2, topic:348”]Eu sinceramente diria que, em termos de negócios, que essa avaliação de tamanho de mercado é um medidor muito ruim de investimento.

Primeiro que esse valor significa a fração de mercado já ocupado… o que significa trabalheira pra entrar.

Segundo, isso sozinho não indica se está crescendo ou diminuindo (o que é muito mais importante)

Terceiro (e extra): O mercado aqui cresce por causa do mobile gaming, que é MUITO instável para ganhar uma fatia. (você ainda se lembra do fruits ninja ou do flappy bird?) A ser que você esteja a fim de fazer uns 50 games/ano.

Agora pensando, eu gostaria muito de saber quantas foram as vendas do Steam aqui no mercado br…[/quote]

Sim, mercadologicamente, é muito melhor entrar em um mercado pequeno mas com alta taxa de crescimento do que em um grande mercado saturado. O que pode ser especialmente verdade no mercado brasileiro, onde boa parte do dinheiro do mercado brasileiro vem de jogos mobile ou F2P, segmentos que então entre os mais concorridos. Ou seja, criar um estúdio novo brasileiro pode estar até mais difícil hoje.

Porém, esse resultado é interessante por outros motivos. Primeiro ele quebra a velha ideia de que, no Brasil, ninguém gasta dinheiro com jogos. Segundo, eu vou salientar que Austrália e Rússia são mercados normalmente bem visados pelas produtoras, com localização e lançamento oficial, mesmo com algumas ressalvas (vide preços e atrasos absurdos que vira e mexe a Austrália tem que aguentar). O Brasil estando na frente desses mercados justifica os investimentos, que vem se tornando cada vez maiores, em realizar o lançamento oficial aqui, com localização, servidor brasileiro, suporte, etc.

PS: Se alguém souber se, por motivos de otimização de busca, esses comentários seriam melhor colocados na página da notícia, me avise.