Essa semana, corrigimos e aprendemos duas coisas muito importantes que já estavam pendentes há muito tempo.
Corrigimos a condição de vitória (a condição anterior era muito ruim e paliativa), e aprendemos como adquirir informações de outras cenas.
Essa semana, corrigimos e aprendemos duas coisas muito importantes que já estavam pendentes há muito tempo.
Corrigimos a condição de vitória (a condição anterior era muito ruim e paliativa), e aprendemos como adquirir informações de outras cenas.
Aqui está o link para a pauta da reunião do dia 04/11:
http://uspgamedev.org/wiki/Brick_Breaker#Pauta_da_Reuni.C3.A3o_do_dia_04.2F11
Recomendo colocar na pauta o objetivo principal da reunião e também as informações de local e hora (inclusive a duração máxima).
Outra sugestão mais de gosto pessoal é enumerar os tópicos. Existem várias vantagens de se fazer isso, como poder referir-se a um tópico específico sem ter que descrever ele inteiro (por exemplo: “acho que o tópico 1.3 poderia ser dividido em dois” ao invés de “acho que o tópico sobre o uso de armadilhas para ensinar o jogador a economizar recursos durante fases com muita lava poderia ser dividido em dois”).
Identificar a identidade… hum…
Tomem muuiiittttoooo cuidado com a megalomania!Sempre dá para ter identidade copycat ou de simplicidade (e bem… também tem a tosca… mas você não querem essa…acho)
Porque se vocês investirem muitas idéias, vão começar a querer grandiosidade e nós não temos recursos e interesse (por enquanto) para isso.
2.1 Nosso jogo é um projeto de software, game design, ou um produto de mercado?
Acho que isso não é boa maneira de por a questão. (Eu consigo fácil responder como sendo os 3)
Lembra daqueles caminhos de valor? Pergunte quais vocês querem priorizar e em que medida. Vocês provavelmente vão se sentir mais a vontade levantando isso para cada aspecto do jogo que forem implementar.
Exemplo: A gente faz gráficos 3D, o que deixaria o jogo incrível pro jogador, mesmo que o Adamastor não esteja a fim de trabalhar com isso?
Detalhes técnicos:
Adicionem um número puro (sem segundos números) para o 1, 2 e 3, ajuda a introduzir o assunto. Por exemplo: Qual é o objetivo de todos esses tópicos 2? Para que precisamos de identidade declarada?
Victor, treine antes a apresentação da pauta e conceitos que forem necessários, isso acelera a apresentação de quais tópicos forem necessários, e aí vocês terão mais tempo pra falar do importante.
Não é melhor todos que forem participar da reunião já lerem a pauta agora e tirarem suas dúvidas aqui para economizar ainda mais tempo? Até porque essa reunião está marcada para durar só uma hora.
Aproveitando a deixa, vou colocar algumas das minhas dúvidas:
[ul][li]Os itens 1.2 e 3.2 não são a mesma coisa a menos da árvore de requerimentos?[/li]
[li]Os item 3.1 e 3.2 não dependem do objetvo da reunição (definir a identidade) já ter sido alcançado?[/li]
[li]O item 4 e o item 5 não parecem se alinhar muito com o objetivo da reunião, mas são realmente importantes. O que fazer?[/li][/ul]
É melhor o que você comentou, mas o Victor, pelo menos na reunião passada, estava guiando emcabeçando a reunião.
[quote=“Kazuo, post:56, topic:388”]Aproveitando a deixa, vou colocar algumas das minhas dúvidas:
[ul][li]1)Os itens 1.2 e 3.2 não são a mesma coisa a menos da árvore de requerimentos?[/li]
[li]2)Os item 3.1 e 3.2 não dependem do objetvo da reunição (definir a identidade) já ter sido alcançado?[/li]
[li]3)O item 4 e o item 5 não parecem se alinhar muito com o objetivo da reunião, mas são realmente importantes. O que fazer?[/li][/ul][/quote]
2)Lá vamos nós fazer a árvore de requerimentos da reunião Pelo jeito sim, mas esse é o objetivo do 2.
3)Poe no extra play Parece que eles querem fazer um encadeamento de objetivos, se sobrar tempo, é para já irem à próxima missão.
A ideia era deixar para o Victor pensar nas perguntas e encontrar suas próprias respostas. Principalmente se for ele quem está emcabeçando a reunião =).
O que não quer dizer que as sugestões do Adamastor tenham estragado o desafio. Acho que elas trazem mais questionamentos do que soluções, na verdade.
Adicionamos as imagens de background para os 3 estágios, e tornamos o placar dinâmico.
Fizemos a tela de menu e os créditos. Modificamos o level design do estágio 3.
Eêêê! Pelo jeito o projeto está caminhando para um final sólido. E droga… acabei não fazendo níveis… : (
Eu me lembro de alguém comentar que ia ter uma reunião de finalização/feedback, vai ser quando mesmo?
Por sinal… cadê a ata da reunião do 04/11?
A ata está comigo! Amanhã disponibilizo aqui.
Ontem, nós adicionamos música para os estágios, menu e créditos. Aparentemente, só falta adicionar os efeitos sonoros (colisão da bola, etc.) e o jogo estará pré-concluído.
Legal!
Depois dessa etapa, será uma experiência bacana assistir a outras pessoas jogando. Na reunião em que o jogo for “fechado”, que tal pedir para a galera que estiver no lab tentar jogar?
Por último (possivelmente em outro dia), é importante vocês fazerem uma reunião de retrospectiva (e talvez um postmortem).
O Wil e eu podemos ajudar nisso.
A reunião de retrospectiva já está marcada acho.
Eu me lembro de já marcarem na última reunião que eu estive… mas eu ainda não me lembro de quando vai ser…
Por sinal, considerando que estamos decretando o Bricksphere (cortei o de propósito, me soa melhor) terminado. Eu pergunto se dá para colocar um link de download no blog de boas (não me lembro se ele estava totalmente pronto) para que o projeto possa tomar porrada da realidade voar pelo mundo.
Estou curioso de como o jogo está, vocês não soltaram mais nenhuma imagem ou demo.
Adicionamos os efeitos sonoros. Recebemos algumas sugestões do Vinicius e do Wil para trabalharmos na semana q vem e concluirmos o jogo.
Hoje ocorreu a retrospectiva do projeto Brickosphere. Fiz a Ata na wiki.
Vou criar threads separadas no fórum para as ações que precisamos tomar, tanto para nos organizarmos quanto para termos registradas essas pendências em um lugar acessível.
Hum… isso me parece que foi uma retrospectiva mista entre o Brick e o GameDev em si.
Meus comentários:
Reuniões discursivas = reuniões para tomar decisões através de discussões
Ele não existe ainda.