Reuniões de treinamento 2017-1 [concluídas]

Thread sobre as reuniões do treinamento em programação para jogos do primeiro semestre de 2017.

Turma da terça:

  • Stephanie
  • Victor M.
  • Seiji
  • Scholl
  • Kevin
  • Iggor
  • Vinícius
  • Lais
  • Bruno
  • Leonardo

Turma da sexta:

  • Daniel
  • Édio
  • Artur
  • Nathalia
  • Pedro Paulo
  • Caio

Adicionei o Kevin (da aplicada) na turma de terça.

Pessoas, amanhã NÃO tem treinamento devido ao feriado!

Fim da primeira parte do treinamento

Depois de conversar com as duas turmas, ficou acertado de terminarmos as reuniões de treinamento semana que vem - ou seja, os treinamentos de 9/5 e 12/5 são os últimos dias. Depois disso, eu sugiro que cada um continue tentando resolver os exercícios por conta, e usar o fórum para tirar dúvidas e conferir soluções =).

Começo da segunda parte do treinamento

Durante a segunda parte do treinamento, vocês se juntam em grupos e reproduzem um jogo clássico/arcade para aprender o processo de programar um jogo do começo ao fim.

Para tanto, duas coisas precisam acontecer. A primeira é vocês formarem seus grupos. O ideal é ter duas ou três pessoas, mas fazer individualmente é OK (quatro ou mais não =P). A segunda coisa é vocês aprenderem a usar a Godot, a principal engine de jogos adotada pelo USPGameDev.

Eu e o resto do pessoal cuidando do treinamento vamos dar uma aula de Godot no mesmo horário do treinamento daqui duas semanas: dias 16/5 e 19/5, das 16h às 18h, no próprio LabX. As duas aulas são iguais, é só para cobrir as duas turmas.

Este site costuma ter uma lista boa de sugestões de jogos clássicos, mas no momento ele parece estar fora do ar. Então vou inventar uma lista agora:

  1. Pong
  2. Brick Breaker / Arcanoid
  3. Tetris
  4. Snake
  5. Asteroids
  6. Space Invaders
  7. Xadrez
  8. Damas
  9. Jogos de baralho (Paciência, Copas, etc.)

Sobre os mini-projetos

O que vocês precisam fazer o mais rápido possível:

  1. Formar uma equipe
  2. Escolher um jogo clássico (veja sugestões acima)
  3. Criar um tópico na categoria “Projetos” com o nome do projeto e os integrantes (exemplo)
  4. Criar um tópico na categoria “Reuniões” com os horários de reunião do grupo (exemplo)
  5. Começar o projeto =)

Nesse ponto, vocês já podem tranquilamente se considerarem membros ativos do USPGameDev, caso já não se considerassem antes XD

O “deadline” para os mini-projetos é o final do semestre. Gostaríamos de deixar todos à mostra no Let’s (test) Play que fazemos toda temporada. Uma vez que chegarmos lá, tendo terminado ou não o mini-projeto, vocês podem (1) continuar o mini-projeto até ficarem satisfeitos (possivelmente “incrementando” o conceito original) ou (2) deixar ele de lado e começar o primeiro projeto original de vocês.

Tentativa de FAQ:

Não consigo criar um tópico no fórum!

Os usuários precisam ter permissão para isso. Já dei para alguns de vocês, mas se você não estiver conseguindo criar um tópico, avise aqui nessa thread (isso todo mundo deve ter permissão por padrão) que eu arrumo nas permissões do seu usuário.

Vamos continuar usando o mesmo horários?

Vocês podem usar o horário que for melhor pra vocês agora. O Laboratório de Extensão está à disposição para quaisquer projetos do USPGameDev. Mas, como compartilhamos o espaço com outros grupos de extensão, é muito importante que vocês façam o post com os horários das reuniões de vocês para eu ver se não vamos causar muito e, pelo menos, avisar os outros com antecedência.

Perdi a introdução de Godot! (ou fui mas esqueci tudo)

Recomendo muito (para TODO MUNDO) ler o passo-a-passo oficial da Godot. Ele é suficientemente didático e entra em detalhes que seria impraticável incluir na nossa introdução. Fora isso, vocês também sempre podem pedir ajuda aqui no fórum!!! Sério, não teve uma vez que a gente deixou de tirar dúvida de alguém. Tem muita gente que manja muito frequentando esse fórum! Ouso dizer que temos alguns dos melhores desenvolvedores do Brasil escondidos por aqui. Aproveitem =)

O que é mesmo esse “Let’s (test) Play”?

É um evento semestral do USPGameDev no qual fazemos uma mostra aberta ao IME e à comunidade USP contendo os jogos e projetos que fizemos durante o semestre. Escolhemos um dia e deixamos a esposição montada das 10h às 18h, fazendo um revezamento de quem recebe os visitantes. Assim que chegar Junho, já começaremos a preparar as coisas!

Agora que já estou participando ativamente do USPGameDev, como faço para conhecer o resto das atividades do grupo?

De quinze em quinze dias, o grupo faz uma reunião de integração entre projetos, onde espera-se que pelo menos um representante de cada projeto venha para falar sobre o que tem sido feito e o que se planeja fazer nas próximas duas semanas. É um jeito de todo mundo saber o que está rolando e trocar ideias e sugestões. Normalmente fazemos a reunião ao meio-dia com meia-hora de duração, assim fica fácil para o maior número possível de pessoas participar.

Agora que vocês têm seus próprios projetos, estão mais do que convidados a participarem dessas reuniões!!!

Ah sim, este site pode ser útil:

https://opengameart.org/

Mas por favor antes de usar qualquer coisa olhem as licenças e deem créditos pros artistas/músicos e afins

Não tenho permissão, help!

Pronto, agora tem =)

Preciso de permissão too (para as categorias Projetos e Reuniões)

Pronto!

O mini-projeto é pra quando? É tarde pra começar um projeto?

Não tem uma data limite para o final do mini-projeto, mas, em geral, uma meta é o final da temporada (que coincide com o final do semestre). Depois disso, a continuidade de cada mini-projeto fica a criterio de cada grupo.

No caso, o dia 30/6, que é quando faremos o let’s (test) play, seria a meta atual dos mini-projetos.

Em termos de simplesmente conseguir fazer algo a tempo pro let’s (test) play, ainda deve dar tempo dependendo do jogo que você escolher e de quantas horas você tiver livre esta semana =D. Idealmente, o projeto deveria ser feito em grupo (2 ou mais pessoas), mas se você estiver realmente a fim de correr atrás acho que não vale a pena ficar fritando com isso. Só fazer ®.

Outras alternativas seriam você tentar entrar em algum mini-projeto que já está rolando ou esperar para a próxima temporada e escolher um projeto sem pressa.

Entendi, obrigado!