E hoje tem!
Projetos:
Mateus: Score dash
Pedro Paulo: Retomar o projeto do semestre passado (o dos grafos)
yukio: polir jogos antigos
Airton e Rafael: tentando deixar o charge kid mais polido
Daniel: launcher do jogo
Susumo: MAC0214 jogo de plataforma baseado em rapidez e mecanicas (Joao é o tutor)
Cabeça: Não está participando esse semestre do gamedev
Will: backdoor polir
cardgame online (tematica: guerra): escolher o compilador/linguagem
Grimoire:
Rafarillo: Definir tutor e grupo
Klinsman: Jogo novo.A ideia surgiu de uma jam (Furiosos e furiosos) trata-se de um FTL
Igor: MAC0214 fazendo o projeto com o Pusy (Vinicius) e o Luiz. Reiventar o jogo que foi feito na gamejam. Tutorando é o Eduardo
Rika: Backdoor com o Will, essa semana ajustou o jogo
Hookshark: Arrumou os bugs. Trailer hoje
Tui: Hookshark com o Rika
Launchgame
Gabriel: Launchgame, administrar a pagina do gamedev
Treinamento:
Tutor: Rafael
Grupo: Rafarillo ...
Tutor: Airton
Grupo: a definir
Tutor: Klinsmann
Grupo: a definir
Tutor: Pedro Paulo
Grupo: a definir
Meeting Jam:
Jam dos bixos (minijam) para aprender a programar o primeiro jogo
Combinar o horario conforme o horario dos bixos
Treinamento na meeting jam
Data: 27/03(Melhor data) ou 3/04 ou 10/04
(Complemento da ata acima)
Problema: nossos jogos estavam muito difíceis de serem acessados. Seria bom arrumar isso logo pq vai ter o IMEX dia 23/03 e o Lets Play dia 03/04
Medidas para melhorar o site oficial:
- Centralizar lançamentos no itch.io (e não na página “/downloads-page”)
- Adicionar aba “Jogos” redirecionando pro itch.io.
- Substituir conteúdo da parte “Participe” pelo texto do Klinsmann de “Como entrar no grupo”
- Remover a seção “Blog” que está quebrada.
- Yukio vai tentar fazer essas coisas.
Critérios para que um jogo do USPGameDev seja lançado no itch.io:
- Estar jogável (não crashar ou piscar a tela loucamente)
- Autor deve querer que o jogo seja lançado.
Questão sobre apresentabilidade dos jogos:
- Mesmo jogos que não estejam muito apresentáveis serão lançados.
- Porém, tentaremos identificá-los com tags e disclaimers na descrição.
- Também veremos se dá pra organizar os jogos em categorias, pra deixar os mais apresentáveis no começo.
Jogos que VÃO ser lançados no Itch.io
- Everknight (GGJ2016)
- FrozenFlame (GGJ2017)
- Skyjammers (GGJ2018)
- ~/doggo (GGJ2019)
- Mother’s Home (GGJ2019)
- ReBot (GGJ2020)
- Señor Emilio (LD36)
- Ranger’s Royale (LD38)
- Evil Lab: the Profane Enlightenment (LD39)
- Lava Lamp (LD40)
- It’s All About Lasagna (LD41)
- CuttingEdge (LD42)
- Avisar que em placas integradas Intel pode não rodar
- Mechamorphosis (LD43)
- Sem a versão de Windows que tá quebrada
- Sinner (LD44)
- Nothing Matters (LD45)
- Blueprint Blast (LD45)
- Sharktron (TFG Retro Game Jam 2018)
- Charge Kid (GMTK Jam 2019)
- Aius: Battle for Magic
- Sohlepse
- Spookmin
- HorusEye
- Tr0n0s
- AsteroidsWars
- Psycho: The Ball
- Minimal TD (MAC0346)
- Shin Ara Loop (LGJ 2018)
- Network Battle Chain Hostility (LGJ 2017)
- NeoBreaker (BBtan Clone)
- Brickosphere (Arkanoid Clone)
- Oracle Eye (BindingOfLink)
Jogos que NÃO vão ser lançados (estão em desenvolvimento, quebrados/mortos ou não aprovados pelo autor):
- Roll Up Rumble (KatamariClone)
- On the Crossfire (Contrinha)
- KeepingItUp (GGJ2020)
- JellyArena
- Slime Defense
- Aracnotopia
- Guild
- Deviant/Xablau
- Pirate Ship Battles
- Grimoire: Ars Bellica
- Backdoor
- Square Dash
- Grafos Digitais
- Mujk
- DnD Simulator
- Super Umbrella
- FutureMage
- SpaceInvaders
- FlameCrest
- Circuit Of Mana
- Welcome To Your Mind
- DungeonJump
- WaterInsignia
- SpaceTraveler
- Vikings
- MadRacer
- ProjetoDoSusumu
- ProjetoDoPuce/Igor
Coisas que tem que ver
- Ping
- Tirar música com copyright
- BoomScience
- Tentar rodar
- Jogos sem post no fórum (Yukio vai criá-los depois)
- Frozen Flame
- Everknight
- Señor Emilio
- Blueprint Blast
- ReBot
- KeepingItUp
- Roll Up Rumble (KatamariClone)
- On the Crossfire (Contrinha)
- OracleEye (BindingOfLink)
- Furious And Furious (Weekly Game Jam 133)
- Minimal TD (MAC0346)
Recentemente, eu fiz uma playlist com vídeos de jogos de jams que participei para uma apresentação. Se quiserem, podem usar livremente.
Teoricamente seria essa semana, querem tentar fazer pelo Google Meets?
Respondam para decidirmos democraticamente uma das 4 opções.
Ata da Reunião!
Presentes
- Daniel Martinez
- Matheus Lima
- Nathalia Borin
- Rafael Vieira
- Hugo Susumu
- Wil
- Arthur Vieira
Projetos
Backdoor
- Só falta implementar as cartas finais para LANÇAR O JOGO!
Grimoire
- Implementando a arquitetura do Wil em RUST
Card Game
- Decidiram Estrutura: cliente em Godot, server em C++
Launch Game
- Reunião planejada não realizada
Project Lost Soul (TCC do Matheus)
- Movimentação e Combate
- Protótipo planejado para o fim dessa semana
Backdoor 2 Alchemy
- Dungeon Procedural
- Cena de batalha que não funciona
Guild
- Menus, settings do jogo e salvar o jogo
Jogo de Ritmo (TCC da Nathy)
- Muita pesquisa
- Nada ainda
Run, Jump and Dash (Cultura e Extensão do Susumu)
- Mecânicas básicas (movimento, pulo e dash)
- Plataformer de Velocidade
Dica 5 minutos!
" Fazer um sintetizador na Godot é só pegar um Lá (440 Hz) e uma tabela de valores que, multiplicando, chegam a outras notas. " - Nathalia
Ata da Reunião 15/04/2020
Presentes
- Pedro Paulo
- Matheus
- Wilson
- Ayrton
- Arthur Vieira
- Henrique
- Cabeça
Projetos
Jogar RPG
- Tem sido bom.
- Querem mais gente.
Charge Kid
- Quase acabando: falta sons originais.
- Menu de display, som, controles, salva as configurações.
- Sistema de salvar as fases melhorado.
Treinamento Ayrton
- Canal dedicado no Discord.
- Não começaram direito.
Trabalho
- Henrique anda trabalhando remoto.
Grafos Digitais
- Portaram para Godot.
- Geram grafos aleatórios -> escolher grafos legais para deixar fixo depois.
- Jogável, mas feio.
Treinamento Rafael
- 4 pessoas bem empolgadas e cheias de energia.
- Bomberman.
- Fazendo varias coisas sozinhos.
Lost Soul (TCC do Matheus)
- Prototipo 1 terminado.
- Logo mais tem questionario.
Backdoor
- Lançamento da primeira versão (com começo e fim).
- Discutir feedback na próxima reunião.
Backdoor 2 Alchemy
- Combate com inimigos com receitas de alquimia
- Receitas são arrays de arrays
- Artista!
Grimoire
- Quarentena
Mugik, The Game Card
- Quarentena
Avisos
Let’s Play
- Não conteceu
Ludum Dare
- Esse fim de semana
- Votação AGORA!
Dica de 5 minutos:
" Sempre importante tentar automatizar coisas, testes seria legais. Se você consegue fazer alguma coisa que testa o seu jogo de maneira automatizada é a melhor forma de testar regressões (ver se você não quebrou coisas no futuro). " - Henrique
Mais uma reunião hoje!
Ata da Reunião 27/04/2020
Presentes
- Pedro Paulo
- Ayrton
- Wil
- Tui
- Rato
- Henrique
- Rica
- Cabeça
Projetos
Backdoor
- Segundo Lançamento menor
- Muitos NPCS que falam muitas coisas
- Sempre tem 5 cartas no deck, a mão é preenchida automaticamente, precisando agora de menos comida (lado positivo), mas ta muito fácil (lado negativo)
- Mudança na fila do turno
- Pretende mudar tutorial
Alchemy
- Sem artes, mas terá daqui a pouco
- Acrescentaram efeito sonoros e músicas com efeitos
- Interface que mostra as receitas que você pode fazer com os ingredientes que você tem
- Se fizer muitas vezes a mesma receita ela fica automática
- Acrescentaram status
- Tiveram problemas com os labels
- Pretende fazer efeitos ptos inimigos
- Pretende fazer interface de favoritar receitas.
Lost Soul (TCC do Matheus)
- Feedback do jogo foi negativo em relação ao combate
- Mudança no combate, sem combos, mas com mais variações do ataque básico
Grafos Digitais
- Nada acrescentar
Randomizer
- Tentando melhorar como descreve requerimentos de path
- Itens adquiridos podem ser para outros jogadores
Charge Kid
- Problema no som que não foi detectada o motivo ainda, acham que seja problema do volume muito alto.
- Fase nova com as novas mecênicas implementadas (portais)
- Tamanho do tela customizável
- Controles customizáveis
Ludum Dare
- Keep it alive
Healing Quest
- Controla a Healer, tem magia de cura
- A party luta sozinha com os monstros IA pros 2
- Seu objetivo é só manter você e o time vivo
- Magias de buff e heal
- fizeram tudo menos a música, usando godot e exportaram pra web
Treinamento
Pedro Paulo
- Bem no ínicio
- Jogo escolhido: Pac-Man
- Ensinado: Kinimact Body, sinais e input
- Problemas de comunicação
Ayrton
- jogo escolhido: Space Invaders
- Ensinado: Kinemact Body, sinais, matar as coisas que saem da tela.
Dica de 5 minutos!
“Se você tem interesse criar jogos, mas está inseguro sobre a dificuldade de programação e arte, mas está disposto a escrever bastante jogue esses 2 jogos: sunless sea e sunless sky . Sobre gerenciamento de inventario (que é usado nos 2 jogos): invés de escrever muitas flags, usar literalmente um banco de dados e checar se as coisas estão lá” -Cabeça
Respondam o DOODLE!
SEGUNDA LEVA MARCADA!
Ata da reunião!
Presentes
@Henrique
@Castu
@Jose
@KlinsmannHengles
@Luanmonteiro
@rafarillo
@Rattman
@Tui
@Kazuo
Projetos
Charge Kid
- Começando o processo de lançar na steam.
- Esperando aprovação de documentos.
- 15 levels agora.
Treinamento Ayrton
- Sumiram 2 pessoas e surgiram 2 pessoas.
- Será Space Invaders.
- Nave que atira até agora.
Madder Than Light Max
- Não vai ser roguelike, vai ter sistema de quests (com enredo).
- Sistema de combate prototipado.
Treinamento Rafael (Bomberman)
- Terminaram!
- Multiplayer local.
- Sem muitos power ups.
- Vão fazer algumas melhorias ainda.
Lost Soul (TCC do @Rattman)
- Inimigos diferentes.
- Um que anda de um lado para o outro.
- Um que voa atrás do jogador.
Hooksharks
- Vai ser lançado!
- Esperando steam aprovar.
Alchemy
- Artes bonitas.
- Shop.
- Logo mais o jogo será testável.
Backdoor
-
Tutorial Novo
- Mapa Extra (só da primeira vez)
- Balanceamento
- Mapa Extra (só da primeira vez)
-
Cidade
- NPCs
Grimoire
- Parado.
- Wil está se preparando para usa-lo no doutorado.
Healing Quest
- Foi feito na ludum dare!
Walnut
- Foi feito na ludum dare!
Eventos
Big
- Foi adiado.
- Submissão de jogos até 3 de novembro.
Dica em 5 minutos!
“Fazer música tem muito mais uma estrutura de repetição do que só ficar colocando sons novos nela.” - @rafarillo
Amanha!
22 / 05 / 2020
Presentes:
- @Kazuo
- @Tui
- @Rattman
- @rafarillo
- @PedroPaulo
- @gmota
- @Luanmonteiro
- @LordAnb
- @Fernando
- @Caio1095
- @gDandrea
Meeting Jam
Tá rolando!
@Kazuo
- Backdoor (+ @rilifon)
- Tutorial + hints
- Monstros sabem usar cartas
@Tui
- Alchemy (+ @rilifon )
- Arte e sons final
- Várias usabilidades
- Sistema de ganhar receitas após batalha
- Loja funcionando
- Launch game (+ @LordAnb e @daniel)
@Rattman
- Lost Soul (TCC)
- AI dos monstros
- Novas fases e monstros
@rafarillo
- Nut Bowler (treinamento + @Luanmonteiro e @Fernando)
- Bomberman natalino
- 2 power ups: tamanho da explosão e cura
- 1x1 local
@PedroPaulo
- Grafos em hiatus porque o pc morreu
@Caio1095
- PacMan (treinamento)
- jogo completo
- Problema no som ao pegar muitas moedas muito rápido
@gmota
- Space Invaders (treinamento)
- Jogo com tudo menos morte por aliens e vitória
@LordAnb
- Launch game (+ @Tui e @daniel )
- Brainstorm
- Jogo virou furry
- Esquilo que se lança de cidade em cidade até chegar numa noz gigante
- Híbrido 2D (lançamento e queda) e 3D (no ar)
@gDandrea
- RTS / Management game (meeting jam)
Dica de 5 minutos (@LordAnb)
Todo jogo acaba virando furry. Comecem seu jogo no começo do semestre.
Essa sexta, ein!
Amanhã!