Bom, galerinha. Para quem não sabe, o REGEX é uma entidade que serve de metagrupo contendo os grupos de extensão da computação (eg. IME SEC, Maratona, USPGameDev, etc.) e eu e o @VictorDM somos os representantes (eleitos por falta de candidatos) do UGD no REGEX.
Mais que uma forma de organizar os grupos, o REGEX tem outras funções, por exemplo, $ MONEY $. O coletivo dos grupos de extensão tem uma conta na fundação USP para aceitar doações e patrocínios, entre outras coisas. E além de ser uma forma de unificar a burocracia e cuidar de tudo junto, o REGEX nos permite correr atrás de pautas comuns a todos os grupos.
Houve ─ e parece que passará a haver com certa regularidade ─ uma reunião hoje este dia 12 de abril. Bom, sem mais delongas, aqui tem o que temos que conversar como grupo:
Patrocínios e Doações
O REGEX quer receber ─ como uma entidade independente da gente ─ doações de ex-alunos e patrocínios de empresas e deixar esta grana disponível para os grupos de extensão usar para comprar um cockulus oculus rift para desenvolver VR, resina para a sala 3D, milhões de arduinos para o hardware livre, entre outras coisas. Para isso, o REGEX teria que dar contrapartidas, ou por meio dos grupos (tipo a gente divulgar a marca patrocinadora durante uma jam), ou por meio de eventos próprios do REGEX, tipo uma feira de grupos de extensão onde a gente coloca lá o logo dos patrocinadores no nosso stand, são exemplo.
-
Perguntas:
- Quais restrições nós impomos sobre as contrapartidas para possíveis empresas patrocinadoras?
- Sugestões de tiers de patrocínio, tipo “Patrocinador GOLD” etc. Quais benefícios nos dispomos a oferecer e por quais valores. Tipo coisa de Kickstart.
- O que queremos fazer com esta possível grana?
- Regras de Conduta para os grupos membros deste fundo de grana coletivo.
- Como desvincular o REGEX dos grupos de extensão para eles poderem pagar estas contrapartidas sem nos involver diretamente?
- Isto está bom para todos os membros? Faz parte do ethos do grupo?
Aparentemente, em breve será o aniversário de sei lá quantos anos do curso, acho que 45. E este tempo é tempo de comemorações, e na nostalgia dos formados esperamos arrumar alguns ex-alunos que possam doar, como pessoa física no caso ─ então, sem contrapartidas ─, para os grupos. Não é nada garantido, mas podemos torcer para que dê certo.
Representatividade
Neste caso, especificamente, representatividade feminina. A pauta foi levantada ─ não lembro exatamente por quem ─ quando foi observado que só havia 3 mulheres na sala. Isso não foi discutido a fundo, muito porque o tema desta reunião foi o feedback do IMEx e esta questão de patrocínios, mas eu acho que vale deixar aqui pontuado que provavelmente tenhamos que tratar deste tema.
Para este tema eu não tenho perguntas, porque elas não foram levantadas de maneira muito dura na reunião, acho que o melhor mundo seria ─ se não for muita presunção minha pedir isso ─ que as nossas membras se manifestassem com as sugestões ou críticas ou opiniões que venham a ter. Eu sou “vice decorativo” ©, o que me falarem eu repito como opinião do grupo. E neste caso, para que depois não gritem comigo, prefiro ouvir com dupla atenção as pessoas que possam se sentir afetadas por esta falta de representatividade.
Enfim, acho que por enquanto é isso. Não sei se convém fazer duas threads para os assuntos que eu levantei. Mas por enquanto fica só esta.
Please no flame war.