Reunião de Retrospectiva (Primeiro Semestre de 2020)

Sobre a reunião de retrospectiva

É uma reunião onde olhamos para a temporada que passou e discutimos o que deu certo (e como continuar), o que deu errado (e como melhorar), e o que poderia ser diferente.

Comparada à reunião de integração, ela é bem mais longa: por volta de 2h. Por outro lado, é principalmente nessas reuniões de retrospectiva que as principais decisões que gerem o grupo são tomadas. É sua chance de ajudar o USPGameDev a ficar ainda melhor!

Antes do Doodle, uma nota…

Todo mundo que me conhece sabe que agora vem um DOODLE, que eu suplicar para vocês responderem até não aguentar mais. Porém, as coisas mudaram.

Estamos em tempo de crise. O mundo não é mais o mesmo e estamos sendo forçados a lidar com a triste realidade que vivemos. Porém, não cancelar a reunião por causa disso. Como a tocha olímpica, as retrospectivas e prospectivas são as chamas que iluminam o caminho do grupo e permitem que sempre continuemos seguindo em frente. Talvez algum não sobrevivam, mas seus nomes serão sempre lembrados por aqueles que viveram.

Então, temos que decidir como realizaremos a retrospectiva desse tumultuado semestre. Pessoalmente, acredito que seja possivel através de uma mistura de chamada do discord com o Google Jamboard, mas estou aberto a outras opções.

Claro que, se necessario, podemos só não faze-la. Mas, lembre-sem que conforme a chama morre, nossos corações vão esfriando, até o grupo cair em um inferno mais frio que o de Dante! Então pense bem se é isso que desejas antes de tudo!

DOODLE

https://doodle.com/poll/kes3sukrfxq7d4rx

RESPONDAM ATÉ DIA 8!

FICOU PARA DIA 9, A PARTIR DAS 3:00, NO DISCORD!

2 Curtidas

Acho bom tentarmos fazer a reunião na medida do possível, sim.

Você já usou? Talvez valha a pena fazermos um teste pra saber se é viável.

Uma alternativa que pensei é a gente fazer um form pras pessoas submeterem os problemas/elogios/discussões, aí a gente organiza em tópicos e monta uma pauta. A reunião em si poderia então focar só na parte da discussão, já que chamada remota sempre rende menos que reunião presencial.

Mas essa ideia tem problemas. Um é que precisaria de um tempo maior pra cada um submeter o form e as férias já tão logo aí (embora como vai ser remoto talvez não seja impossível fazer a retrospectiva nas férias). Outro é que alguém(ns) vai ter que ler e processar os forms submetidos. Mais ainda, não vai dar pra fazer o que muitas vezes fazemos em retrospectiva que é perguntar o raciocínio por traz de um postit ao vivo.

Enfim, essa foi a ideia que pensei até agora. Vou refletir mais e/ou ver se tem mais alternativas.

Eu usei com o número pequeno (2~3) pessoas. O bom dele é que da para fazer varias “lousas” no mesmo link, então ficaria facil separar o “gostei”, “não gostei” e “duvida”.

O problema que eu encontrei é que ele não é muito espaçoso, então, se tiver muita gente, pode ficar um pouco apertado. Mesmo assim parece viável.

Pessoalmente eu acho que é muito trabalho pelos motivos que você citou, mas poderia ajudar se for necessario.

1 Curtida

Marcado!

1 Curtida

Ata completa

1 Curtida

Update: precisa mandar o vídeo pra recepção de pós até dia 28/07. Alguém consegue fazer?