Reunião de Retrospectiva 2019/2

Sobre a reunião de retrospectiva

É uma reunião onde olhamos para a temporada que passou e discutimos o que deu certo (e como continuar), o que deu errado (e como melhorar), e o que poderia ser diferente.

Comparada à reunião de integração, ela é bem mais longa: por volta de 2h. Por outro lado, é principalmente nessas reuniões de retrospectiva que as principais decisões que gerem o grupo são tomadas. É sua chance de ajudar o USPGameDev a ficar ainda melhor!

Doodle

RESPONDAM O DOODLE! FECHA SEXTA 29/11!

Data

Sexta-feira (06/12), a partir das 14h00 no auditorio do CCSL!

2 Curtidas

Lembrete básico para responderem!

1 Curtida

Lembrete noturno!

1 Curtida

DOODLE FECHADO! Dois dias ficaram empatados: a quarta e a sexta. Eu dei preferencia a sexta, pois o horario é antes e, bem, é uma sexta.

2 Curtidas

Amanhã, não se esqueçam!

1 Curtida

Hoje!

1 Curtida

~ Ata ~

Presentes

  • Ayrton
  • Klinsmann
  • Livia
  • Matheus
  • Rafael
  • Tui
  • Yukio
  • Wil

Pouca gente nas reuniões de integração

  • Ver se ela ainda tá cumprindo seu propósito

  • Pensar em oferecer comida (não coffee break, tipo uns amendoins)

  • Talvez mudar modelos de reuniões:

    • Ao invés das pessoas ficarem falando sobre os jogos, deixar as pessoas jogarem os jogos uns dos outros
  • Repensar engajamento

  • Talvez tornar algumas coisas obrigatórias?

Pouca gente nos eventos (jam aberta, workshops)

  • Fazer os eventos mais pro meio do semestre (muitas pessoas não foram por causa de provas/trabalhos)

  • Divulgar melhor (1 mês de antecedencia)

    • Faltou cartaz
    • Faltou site do evento (tipo um hotsite), pra concentrar informações e apresentar melhor pro público
    • Fazer grupo do evento no zap, pra incluir pessoas de fora do grupo
      • Ajuda a não perder o hype e a não desistirem de ir
  • Ideia de gamificar os eventos

  • Lembrar da ideia de fazer jams internas pra trabalhar nos jogos já existentes

Pouca gente no Let’s Play

  • Pensar num lugar que tenha mais visibilidade (na FAU teve pouca)

  • Ficar no caminho das pessoas é legal

  • Fazer mais divulgação

Pouca gente no imex

  • Arranjar representantes pro regex

Hospedagem do site

  • Mudar de wordpress pra algo mais simples

  • Achar um domínio mais barato

  • Refazer o blog

Demora pra votar no jogo escolhido da jam

  • Procurar uma ferramenta pra otimizar a votação, já que a gente sempre faz meio que igual

Conflito entre apresentação musical e open games

  • Tinha gente querendo apreciar por completo cada um dos eventos, separadamente

  • Separar os eventos

  • Talvez fazer a música na parte da comida

Conversar com outros institutos

  • Invasão no semestre que vem

  • Na ECA?

  • Divulgar em mais institutos

RPGs do grupo morreram

  • Temos que fazer mais RPG (QUEREMOS JOGAR)

  • Voltar as mesas de RPG que tinham no grupo

Sumiu grupo que estava sendo tutorado

  • Pensar em como aumentar retenção

  • Ideia de fazer uma jam pra iniciantes

    • Pra eles perceberem logo no começo se já é realmente o que eles querem
  • Não deve ser a única maneira deles entrarem

    • É legal deixar pessoas entrarem no meio do semestre
  • Problema de iniciantes fazerem jam

    • Não manjam mto, acabaram de entrar
    • Fazer workshops ou aulas pra iniciantes
  • Talvez ao invés de uma jam, fazer um mini-projeto

    • Com deadline curta (uma semana) e game design bem específico pra evitar que viajem muito
  • Precisamos ver quem vai ensinar os novatos

    • Rafael gosta de ensinar (teach me senpai)

Wil é detentor de todo o conhecimento

  • Se ele sair o grupo falece

  • Ele nunca vai deixar de ser um consultor do grupo, principalmente pra coisas burocráticas e relacionadas ao site

Corujão

  • Jogar joguinhos a noite inteira

  • A gente pede pizza e dorme no IME

  • Lembrar o rica de organizar issae

Prospectiva

  • Lembrar o que deu certo

  • Deixar ela mais acessível

Hooksharks

  • Vai ser lançado na steam, dia 20 de janeiro!!

Reuniões de integração

  • Foi bom separar o agendamento por semestre ao invés de por ano

  • Se a gente perceber que entrou muita gente no meio do semestre, a gente muda as datas das reuniões

Matéria de programação pra jogos digitais (MAC0346)

  • Wil não vai mais poder dar aulas

  • Há a possibilidade de alguém do gamedev dar aulas no lugar dele

    • Oficialmente seria monitor, mas na real vai dar as aulas e corrigir os trabalhos
  • Remuneração de monitor (perto de 500 reais acho)

  • Pode ser uma carga dividida em vários alunos

  • Material já tá pronto, só teria que mudar os EPs pq o gabarito foi disponibilizado

Workshops internos

  • Pro próximo semestre fazer workshops de game design e de arte

Camisetas

  • Temos que abrir uma planilha contínua de camisetas.

  • Aí pedimos quando chegar no número necessário pra pedir

Global Game Jam

  • Duas semanas antes vai ter aquecimento, nela tem várias palestras:

    • Uma introdutória do Wil
    • Uma do gamedev
    • Uma dos palestrantes
  • Precisa de alguém pra dar a palestra do gamedev

    • Assuntos possíveis: brainstorms, organizar tempo, como usar ferramentas legais, métodos ágeis

Redes sociais

  • FB:

    • Klinsmann e Cabeça tão cuidando bem
    • Divulgar Global Game Jam
    • Divulgar lançamento do Hooksharks
    • Divulgar o (talvez) lançamento alfa do Backdoor
  • Linkedin:

    • Dá pra fazer uma página de empresa ou instituto de ensino, mas essas coisas não fazem mto sentido com o grupo
    • Serviria mais pras pessoas poderem referenciar a gente, mas não achamos muito necessário
    • Além de que teria que ter alguém pra gerenciar
  • Youtube:

    • Pegar os vídeos do evento de 10 anos, editar e colocar no youtube [Klinsmann vai fazer]

Coisas legais

  • Pessoas do grupo ajudam-se uns aos outros
  • Variamos o lugar do lets play
  • Pessoas tem paciência pra ensinar gente nova (talvez incentivar os novatos a perguntarem mais)
  • Melhor resultado que tivemos em uma Ludum Dare
    • Nothing Matters (7° em innovation, 63° em theme, 150° overall)
    • Spooky [do Susumu] (39° em fun, 42° overall, 55° em graphics)
  • Workshop de áudio da godot foi bom
  • Evento de 10 anos mto legal, pessoas curtiram open games, vamos fazer de novo
  • Matéria de joguinhos foi mtooo bom
  • Gravamos eventos, foi daora, podemos postar em algum lugar
  • Tivemos patrocínio, comidas e camisetas
  • Mesa redonda com pessoas excelentes da indústria
  • Evento de 10 anos foi um sucesso
4 Curtidas

pera, ele vai?

1 Curtida