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Há alguns dias atrás foram divulgados alguns resultados da pesquisa “Censo Gamer” . A pesquisa, noticiada aqui, tinha como objetivo reunir dados sobre os hábitos de consumo do jogador brasileiro e analisar o mercado nacional. Muitas pessoas desconfiaram da intenção da pesquisa, principalmente após as polêmicas envolvendo Moacyr Alves Jr. e o Steam, acreditando que seria uma forma de mapear a importação de jogos (uma das perguntas era se você importava jogos e quais sites você utilizava para isso). Segue um infográfico resumindo as principais informações e um link para o texto da empresa responsável, que revela alguns dados a mais.
Primeiro Censo nacional mapeia o comportamento do jogador e o mercado de videogames no Brasil (Insidecomm)
Marcus Oliveira, do KotakuBR, levantou uma série de questões ao redor desses dados, já que alguns números são bem duvidosos, como a baixa quantidade relatada de pessoas que compram jogos do camelô. Fica claro que a amostra obtida não reflete de forma correta a população brasileira como um todo. Outra escolha “estranha” é o fato de importação estar sob a seção de pirataria. Recomendo conferirem o texto do Marcus:
O que eles falam sobre o gamer nas pesquisas não é sério (KotakuBR)
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