Projetos para Lab. de Métodos Ágeis

Uma coisa que esquecemos de discutir na prospectiva mas eu também nem sabia que ia rolar, é um projeto para métodos ágeis.

É outra disciplina da computação onde os alunos fazem projeto. Normalmente seria nos laboratórios do IME, não sei como vai ser dessa vez. Nessa matéria, nós levamos um ou mais projetos nos quais os alunos da disciplina podem trabalhar para nós. Os alunos no caso contribuem com programação, mas quem leva o projeto (o “cliente”) pode ser qualquer um. Só tem que assumir um compromisso de interagir semanalmente/quinzenalmente com os alunos.

Alguém gostaria de levar seu projeto para essa disciplina?

1 Curtida

Eu vou fazer essa disciplina.

Tem algum problema pegar projetos do UGD sendo membro do UGD? xD

E como funciona o trabalho no projeto? A gente fica livre pra desenvolver o projeto da maneira que o “cliente” quer, ou existem restrições do professor/matéria?

1 Curtida

Nenhum problema.

O cliente dita o que o projeto vai ser, mas a matéria/o professor restringe como isso vai ser feito em alguns aspectos:

  1. Tem que ser software livre (não é um problema no nosso caso)
  2. Tem que usar metodologia ágil (basicamente dividir em sprints)
  3. Tem que ter testes automatizados (!!!)

Evidentemente o maior problema é o último. É um pouco difícil explicar que jogos não costumam ter uma cobertura grande de testes (embora façam sim testes) e, como vale nota, é algo a se ficar de olho.

A linguagem, engine e outras partes técnicas ficam a cargo do cliente junto com o grupo.

1 Curtida