Projeto: Graduação card game

(tudo aqui descrito está sujeito a mudanças)

Um dos objetivos do jogo é de ser um de fácil aprendizagem e que introduza pessoas que nunca tiveram contato com jogos de tabuleiro ao universo do mesmo. Portanto as regras precisam ser simples e de fácil memorização.
Outro objetivo é que as pessoas que o joguem percebam o quão desgastante é fazer uma graduação e o quão difícil é isso também.

Por enquanto o jogo funciona da seguinte forma.

Todos os jogadores são alunos de graduação que precisam se formar (ou tentar se formar).
Para se formarem precisam acumular um determinado número de matérias (a decidir ainda).

Na mesa existirão 5 montes de cartas. O Deck com as cartas das matérias de graduação, onde 5 serão abertas sobre a mesa. Sempre que uma matéria for cumprida por algum jogador e removida da mesa, uma nova será aberta do deck de matérias.

Os outros montes de cartas, serão os “recursos” que cada jogador deverá obter para conseguir passar nas matérias.
Estes são:
Cartas de Saúde Mental (SM) - Concedem pontos de saúde mental
Cartas de leitura (L) - Concedem pontos de leitura
Cartas de Exercícios (E) - Concedem pontos de exercício
Cartas de Monitoria (L+E) - Concedem pontos tanto de leitura quanto de exercício

Cada uma das cartas de recurso, possui 3 níveis, onde de acordo com esses níveis elas concedem mais ou menos daquele recurso e estabelecem um valor de compra para as mesmas, sendo que as de nível mais alto custam mais SM e fornecem mais L e E.

Algumas cartas de recurso também estarão abertas na mesa, 2 de cada monte. As cartas SM nas posições 1 e 2, as cartas de L nas posições 3 e 4, as cartas de E nas posições 5 e 6 e as cartas L+E nas posições 7 e 8.
As posições das cartas abertas de recurso acrescentam um valor de custo de SM a mais às mesmas.

  • Posição 1,2 -> +1SM
  • Posição 3,4 -> +2SM
  • Posição 5,6 -> +3SM
  • Posição 7,8 -> +4SM

Para obte-las os jogadores possuirão 2 maneiras.

  • Ou eles gastam determinado número de SM para comprar cartas de um dos montes velados (até 2 de um dos montes e do monte de monitoria apenas 1)
  • Ou eles compram até 2 cartas abertas pagando seu custo de SM+SM determinado pela sua posição.

Quando uma carta aberta é comprada por algum jogador e retirada da mesa, todas as cartas à sua direita são movidas uma posição à esquerda e uma nova carta, do mesmo tipo da última comprada, é sacada do monte e colocada na posição 8, que estará livre naquele momento.

Cada jogador começará o jogo com um número de SM (10), a cada rodada irá receber +2 SM passivamente. Durante o seu turno cada jogador poderá:

  • Comprar cartas veladas dos montes, ou
  • Comprar cartas abertas e cumprir matérias.

Cartas veladas que foram compradas só podem ser utilizadas para cumprir matérias no turno seguinte.
Necessariamente, se um jogador comprou alguma carta aberta, ele TEM que cumprir alguma matéria, ou utilizando apenas as cartas compradas ou usando em conjunto com as da mão.

As cartas de matéria valerão pontos de acordo com a quantidade de recurso necessária para obte-la, quanto mais recurso, mais pontos a mesma vale.
“Colecionar” algumas matérias em específico, pode gerar mais pontos se elas forem da mesma área de estudo (humanas, exatas e biológicas), ou do mesmo Curso.

O jogador poderá negativar seus pontos de SM, caso ele queria adquirir algum recurso muito caro, porém ele não joga no seu próximo turno.

Bom, acho que essa é a ideia principal do jogo. kkkkk

2 Curtidas