Projeto: curso de produção de jogos digitais

Neste semestre faremos a versão alpha do nosso novo curso de produção de jogos digitais. A proposta dele é ensinar o processo de se fazer um jogo digital, independente da área específica de conhecimento (programação, arte, ou design).

Pré-requisitos

Nenhum. Não precisa ter background em nenhuma área. Como o foco é no processo (e nas tecnologias), e o curso deve ser acessível para todo mundo.

No entanto, como essa vai ser a primeira vez que fazemos isso (e o jogo que usaremos não está 100% pronto ainda), vai ser uma edição bastante experimental (leia-se: vamos nos atrapalhar bastante). Por isso queremos que a primeira turma seja primariamente de membros que já participaram do USPGameDev.

Como vai ser?

O formato vai ser uma aula de 2h por semana, e no total serão 10 aulas. Depois, fazemos como no treinamento de programação: as pessoas se juntam em grupos e fazem um mini-projeto imitando algum clássico de arcade ou similar.

Quando?

Vamos começar depois da Ludum Dare (metade de Agosto em diante). Já o dia da semana que faremos vai depender da disponibilidade dos instrutores e dos alunos, então vamos fazer um doodle (yay):

Preencham com os dias da semana que podem vir no curso
(alunos E instrutores)

Turma 1: quartas das 14h às 16h
Turma A: sextas das 16h às 18h

Instrutores

@Jose
@Rattman
@Tui
@rilifon
@Kazuo

Links importantes

Arquivos do Super Umbrella
Página da Godot
Git Kraken

Histórico de aulas

Aula 1 (12/9 e 14/9)

  • Resumo do curso
  • Processo de produção de jogos
  • Introdução à Godot

Lições de casa

  • Se inscreverem no Forum.
  • Baixarem a Godot.
  • Baixarem o Super Umbrella (clique no botão da nuvem).
  • Olhem os arquivos dele, explorem os projetos.
  • Olhem os arquivos das pastas de outros jogos no seu PC.

Aula 2 (19/9 e 21/9)

  • Controle de versão (Git)
  • Game Loop
  • Godot: objetos de física parte 1
  • Mecânicas de movimento
  • Mecânicas de colisão

Lições de casa

  • Fazer double jump (programação)
  • Fazer level simples só com pulo (design)
  • Criar imagens para obstáculos fixos (para static body) (arte)

Aula 3 (26/9 e 28/9)

Lições de casa

  • Fazer sprites para o super umbrella (arte)
  • Fazer efeito de bounce nos pulos (programação/design)
  • Experimentar tipos diferentes de câmera (design) (isso pode dar ideias)

Aula 4 (3/10 e 5/10)

  • Godot: objetos de física parte 2
  • Godot: cenas herdadas
  • Tipos de controle
  • Mecânicas de combate parte 1 (hazards, projéteis e spawners)

Lições de casa

  • Implementar novos inputs / inimigos / projéteis (programação)
  • Fazer sprites de projétil (arte)
  • Fazer novos conceitos de inimigos (design, não precisa implementar)

Está na hora de fechar o doodle, mas não tem um dia e horário que todo mundo pode. Estou pensando em fazer duas turmas: umas de quartas às 14h e outra de sexta às 16h. Isso cobriria todos.

@Rattman @Jose @Tui @rilifon o que acham?

Não é bom ver a disponibilidade das pessoas que pretendem fazer?

de quarta talvez complique ( ou seja melhor? ) para mim porque tenho aula as 16h. Sexta ta safe ( tirando o fato que a gente nem teria tempo de fazer mais nada para o umbrella, coitado ).

E concordo com o Tui. ^

A de quarta eu não posso. Posso a de sexta, depois do Grimoire

O doodle incluiu as pessoas que vão fazer, e os dois melhores horários para todo mundo (nós e os alunos) foi quarta 14h e sexta 16h. Os dois dias cobrem todo mundo.

Claro que provavelmente tem gente que não preencheu (em particular você =P), então seria meio gamble mesmo. Olha como ficou:

Doodle.pdf (14,6 KB)

Ops, acho que eu vi mas esqueci de preencher. Tenho aula esse horário na quarta, mas na sexta eu posso.

1 Curtida

Então, se formos fazer duas turmas, eu posso ficar na de quarta e vocês na de sexta (eu fico quieto num canto rindo de vocês).

O problema é que talves eu não possa algumas quartas, então seria bom ter alguém de back-up. @rilifon?

Se fizermos uma turma só, qual dia vocês acham melhor?

Eu posso ficar na quarta, mas possivelmente vou ter que sair umas ~15h50 para ir para a aula.

1 Curtida

Opa, desculpa nao responder

Eu vou estar tanto quarta quanto sexta das 16h às 20h no lab, toda semana, isso ajuda?
Posso tentar chegar as 15h se for preciso ^^

1 Curtida

Na reunião de integração de hoje falamos de talvez começar o curso semana que vem, pelo menos a turma da sexta, mas a Erica me lembrou que ainda estaremos colocando os cartazes na Educação, então muitos alunos em potencial poderiam perder as primeiras aulas.

Conversamos brevemente no discord e achamos melhor adiar por enquanto. Assim, inclusive, podemos preparar melhor o material. Portanto,

A prévia para começar o curso no momento é depois da semana da pátria

1 Curtida

Só um heads-up que vou anunciar amanhã no blog do ugd o projeto, então se segurem.

Curso anunciado!

2 Curtidas

Oh no

E de onde surgiu essa foto?

https://uspgamedev.org/media/fotos/

No caso, é uma foto da C1-10, a sala que usávamos no Biênio da Poli.

propaganda enganosa, huehuehue

Arquivos do Super Umbrella.
Site da Godot.

Lição de Casa 1:

  • Se inscreverem no Forum.
  • Baixarem a Godot.
  • Baixarem o Super Umbrella (clique no botão da nuvem).
  • Olhem os arquivos dele, explorem os projetos.
  • Olhem os arquivos das pastas de outros jogos no seu PC.
3 Curtidas

Meu notebook n roda a ultima versão do Godot. O OpenGL 3.0 n é compatível.

Tem algum problema usar uma versão mais antiga? :+1:

Vai ter algumas coisas bem pontuais que são bastante diferentes, mas os conceitos gerais vão ser os mesmos.

Dado que o curso já é experimental mesmo, é uma ótima oportunidade para testarmos essa alternativa =D

1 Curtida