Neste semestre faremos a versão alpha do nosso novo curso de produção de jogos digitais. A proposta dele é ensinar o processo de se fazer um jogo digital, independente da área específica de conhecimento (programação, arte, ou design).
Pré-requisitos
Nenhum. Não precisa ter background em nenhuma área. Como o foco é no processo (e nas tecnologias), e o curso deve ser acessível para todo mundo.
No entanto, como essa vai ser a primeira vez que fazemos isso (e o jogo que usaremos não está 100% pronto ainda), vai ser uma edição bastante experimental (leia-se: vamos nos atrapalhar bastante). Por isso queremos que a primeira turma seja primariamente de membros que já participaram do USPGameDev.
Como vai ser?
O formato vai ser uma aula de 2h por semana, e no total serão 10 aulas. Depois, fazemos como no treinamento de programação: as pessoas se juntam em grupos e fazem um mini-projeto imitando algum clássico de arcade ou similar.
Quando?
Vamos começar depois da Ludum Dare (metade de Agosto em diante). Já o dia da semana que faremos vai depender da disponibilidade dos instrutores e dos alunos, então vamos fazer um doodle (yay):
Preencham com os dias da semana que podem vir no curso
(alunos E instrutores)
Turma 1: quartas das 14h às 16h
Turma A: sextas das 16h às 18h
Instrutores
@Jose
@Rattman
@Tui
@rilifon
@Kazuo
Links importantes
Arquivos do Super Umbrella
Página da Godot
Git Kraken
Histórico de aulas
Aula 1 (12/9 e 14/9)
- Resumo do curso
- Processo de produção de jogos
- Introdução à Godot
Lições de casa
- Se inscreverem no Forum.
- Baixarem a Godot.
- Baixarem o Super Umbrella (clique no botão da nuvem).
- Olhem os arquivos dele, explorem os projetos.
- Olhem os arquivos das pastas de outros jogos no seu PC.
Aula 2 (19/9 e 21/9)
- Controle de versão (Git)
- Game Loop
- Godot: objetos de física parte 1
- Mecânicas de movimento
- Mecânicas de colisão
Lições de casa
- Fazer double jump (programação)
- Fazer level simples só com pulo (design)
- Criar imagens para obstáculos fixos (para static body) (arte)
Aula 3 (26/9 e 28/9)
- Janelas e pixels
- Câmera
- Importação de assets
- Sprites (vídeo sobre juiciness)
Lições de casa
- Fazer sprites para o super umbrella (arte)
- Fazer efeito de bounce nos pulos (programação/design)
- Experimentar tipos diferentes de câmera (design) (isso pode dar ideias)
Aula 4 (3/10 e 5/10)
- Godot: objetos de física parte 2
- Godot: cenas herdadas
- Tipos de controle
- Mecânicas de combate parte 1 (hazards, projéteis e spawners)
Lições de casa
- Implementar novos inputs / inimigos / projéteis (programação)
- Fazer sprites de projétil (arte)
- Fazer novos conceitos de inimigos (design, não precisa implementar)