Palestra sobre o Mercado Brasileiro de Jogos, por Gabriel Morato

[html]

Sexta passada tivemos a honra de receber na USP o jornalista Gabriel Morato que possui um grande histórico no jornalismo sobre jogos e atualmente é escritor freelancer para a editora Abril. Ele ministrou uma palestra sobre o mercado brasileiro de jogos, traçando um panorama sobre a situação em que ele se encontra hoje e quais as possibilidades de futuro tanto do mercado consumidor quanto para os desenvolvedores brasileiros.

Gabriel Morato

Gabriel apresentando a sua palestra

O próprio Gabriel realizou o streaming da palestra através de um Hangout no Google+. Há uma gravação disponível no Youtube, que pode ser visualizada abaixo.

O palestrante foi convidado por Giuliano Salcas Olguin, orientador pedagógico do Biênio na POLI-USP. A palestra também recebeu a presença de dois grandes nomes da pesquisa acadêmica sobre tecnologias de entretenimento na USP, os professores doutores Ricardo Nakamura e Flavio Soares Corrêa da Silva.

Da esquerda para a direita: Giuliano Salcas Olguin, Gabriel Morato e Ricardo Nakamura
Os professores Ricardo Nakamura e Flávio Soares

A palestra foi assistida pelo USPGameDev, pelos alunos da disciplina de Design de Games da FAU-USP e por muitas outras pessoas com interesse no assunto.

A palestra foi muito informativa e realista sobre a atual situação do Brasil no mercado de jogos. Foram apontados diversos problemas presentes hoje no país e, apesar da situação atual ser bem complicada, foi apontada a importância de manter a esperança e trabalhar para reverter essa situação.

Ao fim da palestra, Gabriel disponibilizou seu tempo para realizar uma longa seção de perguntas e respostas em que foi discutido muito do que foi visto na palestra e quais os caminhos que podem ser seguidos por quem é apaixonado pelo assunto.

O USPGameDev gostaria de agradecer profundamente ao Gabriel Morato pela apresentação dessa excelente palestra. Gostaríamos de agradecer também ao orientador Giuliano pelo convite ao palestrante e aos professores Ricardo Nakamura e Flávio Soares por prestigiarem o evento. Trabalharemos para que mais eventos desse tipo sejam realizados futuramente.

Links interessantes:

Página pessoal de Gabriel Morato: http://www.gabrielmorato.com.br/

Interlab (Interactive Technologies Laboratory) POLI-USP – Laboratório do qual o professor Nakamura é membro: http://www.pcs.usp.br/~interlab/

Página pessoal do professor Flávio Soares: http://www.ime.usp.br/~fcs/

[/html]

o_O wtf aconteceu com esse post…