Organização geral das reuniões do grupo

Após definir o novo esquema de reuniões na última reunião, temos algumas coisas mais específicas para resolver:

[ol][li]Onde expor os horários de reuniões fixas[/li]
[li]Onde expor os horários de reuniões casuais (se é que teremos um espaço só para isso)[/li]
[li]Determinar os horários de atendimento[/li][/ol]

Quero ver se conseguimos decidir isso rapidamente por aqui mesmo. Se não, colocamos como pauta em uma das reuniões de quarta-feira…

Eu particularmente acho bem direto fazer o seguinte:

[ol][li]Fazer uma página na wiki para reuniões fixas[/li]
[li]Reuniões casuais são decididas de maneira ad-hoc, como fiz em outro post[/li]
[li]Abrir um doodle para ver os horários que podemos fazer atendimento, e depois deixar no site onde costumavam ficar os horários das reuniões abertas[/li][/ol]

[quote=“Kazuo, post:2, topic:382”]Eu particularmente acho bem direto fazer o seguinte:

[ol][li]Fazer uma página na wiki para reuniões fixas[/li]
[li]Reuniões casuais são decididas de maneira ad-hoc, como fiz em outro post[/li]
[li]Abrir um doodle para ver os horários que podemos fazer atendimento, e depois deixar no site onde costumavam ficar os horários das reuniões abertas[/li][/ol][/quote]

Concordo. Só talvez deixaria as reuniões fixas em um tópico fixo no fórum em vez da wiki. Por outro lado, a wiki deixe com mais cara de “oficial”.

Tópico ‘Horários de Reunião’?

(Aparentemente foi parar no blog haha)

A gente tinha colocado no blog em algum momento ano passado com a ideia de as pessoas acharem mais facilmente nossos horários de reuniões.

Mas do jeito que o formato dessas reuniões está mudando, não vai fazer muito mais sentido elas servirem para receber quem quer só conhecer o grupo. Íamos deixar no blog apenas o horário de atendimento, e as reuniões de trabalho (que passariam a ser uma informação interna) ficaria aqui ou na wiki.

Então vocês acham mais fácil de procurar essa informação no fórum? Por mim meio que tanto faz.

Eu montaria os horários num arquivo de planilha no google docs e colocaria links na home da wiki. É muito mais fácil de visualizar o todo das atividades do grupo assim.

Eu colocaria as reuniões fixas + as casuais juntas, assim dá para ter uma noção do todo de atividades do grupo.

Também queria me lembrar da minha sugestão de criar uma página de ‘horários disponíveis em potencial mais lista de assuntos de interesse’ para cada membro. Eu particularmente acho que isso seria muito útil caso alguém queira se encontrar comigo e vice-versa, e poderíamos cortar uma boa parte do tempo gasto definindo o horário das reuniões casuais.

Acho que a planilha funciona bem para cronogramas cotidianos e para as reuniões fixas, mas não para as casuais. Como elas são definidas de maneira muito pontual, e um cronograma desses não estaria associado a datas específicas, fica meio complicado. Se for para usar uma ferramenta assim, talvez seja melhor revivermos a Agenda Google do grupo? (sim, nós temos uma!)

Eu pessoalmente sou contra mandar um link para uma planilha do google na wiki. Coloca a tabela na wiki de uma vez. Temos o software aqui e uma máquina para tal, usemos ele!

@ Henrique: Não sabia que dá para colocar a tabela direto na wiki. Nesse caso eu não vejo problema em por lá, desde que fique visualmente agradável.

@Wil; Eu particularmente uso uma planília como agenda, eu admito que é uma coisa que envolve muito apagar e sobrescrever para deixar atualizado (e com isso se vai um monte de informação). Mas ainda é possível usá-la.

Eu gosto da idéia de deixar tudo num lugar só, não sei como ficaria se separar o lugar das reuniões fixas do das casuais.

  1. As reuniões no chamado “horário de atendimento” precisam estar no site. Ele é o nosso cartão de visitas e é o primeiro lugar onde as pessoas procurarão por informações;

  2. As reuniões “ad hoc” não precisam de formalismo maior do que uma thread no fórum para as pessoas discutirem E combinar os dias/horários dos encontros (que tendem a não ser regulares);

  3. As reuniões regulares naturalmente serão uma espécie de evolução de alguma “ad hoc”, que já terá uma thread no fórum rolando. Assim, o mais fácil, menos burocrático, e que resolve é tornar a thread dessa reunião um “post fixo” e indicar no título o agendamento dos encontros. Exemplo “PlatformDog [seg. e qua. | 16:00~18:00]”

  • Desse jeito, todas as reuniões fixas já vão ficar listadas e agrupadas no início da board (ou seja, a visualização do que “está acontecendo” fica centralizada e fácil de achar);
  • A transição da reunião “ad hoc” para “regular” é tão fácil quanto tornar um post fixo;
  • Caso a reunião deixe se ser regular, também é fácil reverter o status da thread;
  • Incentivamos mais ainda o uso do fórum.

@vkdaros itens 2 e 3

Legal, a vantagem de transformar post normais (para reuniões casuais) em posts fixos (para reuniões regulares( é que diminui bastante o overhead burocrático de manter a wiki atualizada. Parece bom. Vou começar com isso, porque aí mesmo que decidamos usar a wiki para reuniões fixas dá para migrar deopis tranquilamente.