Meu exame de qualificação

Pessoas!

Seguirei o exemplo do VKDaros-senpai-sensei e convidarei vocês para meu exame de qualificação aqui pelo fórum também!

Para quem não conhece, um exame de qualificação é uma banca pela qual precisamos passar para mostrar que nosso projeto de mestrado/doutorado é da hora e que somos capazes de ir até o fim com ele. A defesa da dissertação/tese em si acontece bem depois.

Informações:

Data: Segunda-feira, 17 de agosto de 2015
Horário: 10h00
Local: IME-USP, Sala 144, Bloco B

Detalhes (título, resumo, composição da banca, etc.):

[spoiler]
Título: Open Dynamic Audio - Um middleware para áudio dinâmico em jogos digitais
Candidato: Wilson Kazuo Mizutani
Orientador: Prof. Dr. Fabio Kon

Comissão julgadora:
MEMBROS TITULARES
Prof. Dr. Favio Kon (Presidente) - IME - USP
Prof. Dr. Sérgio Roclaw Basbaum - PUC - SP
Prof. Dr. Ricardo Nakamura - EP - USP

MEMBROS SUPLENTES
Prof. Dr. Flávio Soares Corrêa da Silva - IME - USP
Prof. Dr. Fernando Henrique de Oliveira Iazetta ECA - USP

Resumo:
Na busca por uma experiência mais engajadora em jogos digitais, uma estratégia reconhecidamente eficaz é a de permitir que sua trilha sonora reflita, em tempo real, os fenômenos ocorrendo dentro do universo virtual, pois isso fornece um método de interação com o usuário complementar à já bastante explorada expressão pela imagem. Contudo, dada a não-linearidade intrínseca a esse meio audiovisual, vários desafios de ordem artística, prática e tencnológica emergem dessa abordagem mais dinâmica. No presente trabalho, buscamos uma solução em forma de middleware que possa mitigar, na medida do possível, tais complexidades, tendo em vista principalmente compositores e projetistas de som como usuários finais.

Para tanto, construímos nosso entendimento no assunto através do estudo de princípios de composição musical e projeto de som para mídias interativas (e não interativas, quando as semelhanças prevalecerem); de técnicas, algoritmos e propostas apresentadas na academia; de ferramentas proprietárias atualmente disponíveis aos desenvolvedores; e de implementações notáveis em jogos de reconhecimento na indústria. O sistema em desenvolvimento terá dois papéis essenciais: representar digitalmente e reproduzir corretamente áudio dinamicamente manipulável. Para a primeira parte, escreveremos uma espeficicação de protocolo condizente e aberta, acessível através de uma interface autoral que possibilitará a criação de mídias sonoras dinâmicas pelos usuários. No que diz respeito à segunda parte, implementaremos um motor de áudio com licensa livre cuja API será projetada para minimizar o atrito com os padrões arquiteturais comuns em aplicações interativas como jogos digitais.

Por fim, o middleware produzido será avaliado tanto do ponto de vista de programação - validando que seu uso de fato facilita a implantação de áudio dinâmico em jogos - quanto dos usuários centrais - através de entrevistas com profissionais de som e música que tenham usado a ferramenta na confecção da trilha sonora de algum jogo. A partir dessas análises e dos estudos feitos, traçaremos também nossas expectativas sobre a área de pesquisa que circunscreve nosso trabalho e sobre o futuro do middleware desenvolvido.
[/spoiler]