Rápido! Peguem o desfibrilador!
@Samuel,Jeff: obrigado pelas mensagens. Compreendo com o que foi dito e, realmente, certas combinações de matérias dão muito trabalho. Gostaria até de insistir mais com vcs, mas, após reflexão, parece-me também que o ideal é fazer esse tipo de matéria (mac424) sem uma carga excessiva de estudos, como a que a gente tem em certos momentos do curso, fazendo pressão. Caso o interesse persista, futuramente vcs também podem se mobilizar e pedir a matéria para o prof. Valdemar. Tenho certeza que, tendo um número razoável de pessoas, a matéria será oferecida.
Ah! Eu faço Leitura Dramática e adoro. Pena que só tem 1x por semana e às vezes cai nos recessos escolares. :evil: Eu também torcia o nariz para ela até receber um e-mail do Fabio Kon dizendo como tal disciplina poderia ser importante.
Para aqueles que não forem pegar uma carga muito grande (tampouco uma muito light ) de estudos no semestre que vem, deixo mais um relato:
Opa, fala Alexandre!
Bom, eu achei a disciplina é bem interessante! O professor procura despertar a parte humana na relação de homem/máquina, assim como entre o próprio homem e o ambiente, com apoio de vários textos. Muitos dos textos foram redigidos por ele próprio. Eu, pelo menos, achei o conteúdo em si bem interessante, o professor procura fugir de um pensamento comum das pessoas de exatas.
Ao longo da disciplina, o Valdemar cobra dos alunos que eles leiam diversos textos, provavelmente um texto a cada duas semanas, de tamanho razoável, que variam bastante… de um mínimo de 3 páginas a cerca de 15 páginas, chutando uma média de 7 páginas por texto. Aí, para cada texto, ele pede um resumo, em tópicos, e um breve comentário.
No final de cada aula, ele pede que os alunos escrevam em um papel o que ele aprendeu na aula e a maior dúvida que ficou da aula. (One minute paper)
Além das aulas e dos textos, também pode haver outras três atividades: uma visita ao museu, ao teatro e a uma orquestra sinfônica. Sobre essas atividades, o professor apenas pede que o aluno descreva como foi a experiência.
No final da disciplina, ele entrevista os alunos para dar uma nota final.
Bom, ele é bem exigente sobre a responsabilidade dos alunos, apesar da flexibilidade inicial. Se ficar faltando um só trabalho, após esgotados todos os prazos (ele dá um prazo a mais para fazer algum trabalho que esteja faltando nas férias), ele vai reprovar. Mas não recomendo usar esse prazo pois não compensa! (Um amigo meu reprovou nessa disciplina por não ter entregado um dos trabalhos.)
Bom, se vc estiver aberto a encarar uma visão do professor, um pouco mais humana sobre as coisas, e os trabalhos, vc pode gostar da disciplina. Ela chega a ser um tanto filosófica. Hehe