MAC-0424 "Computadores na Sociedade e na Empresa"

ae galera!

Procuro interessados em cursar, no 1o. sem de 2011, a disciplina MAC-0424 “Computadores na Sociedade e na Empresa” (é só responder dizendo se tem interesse ou não :smiley:)

Entre outros aspectos, essa matéria estimula a criatividade e o lado artístico dos alunos, que tanto faz falta para nós, exatóides. Mostra também uma visão diferente de mundo e prega um uso mais saudável das máquinas, evitando que fiquemos escravos delas (p. ex: jogadores viciados em MMORPGs - eu tive um amigo do colegial que abandonou a escola para jogar Tibia).

Como nossa educação no IME é muito formal, essa disciplina ajuda a quebrar o gelo e mostrar que, às vezes, o que a gente aprende são só teorias, não verdades absolutas. Ela exige alguns trabalhinhos (nada impossível), mas vale a pena para desenvolvermos “o outro lado” do cérebro. Eu acredito que, invariavelmente, vamos chegar a essas conclusões em algum momento da vida, mas se pudermos aprender essas coisas ainda jovens, melhor.

  • detalhes:
[url=http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/MAC424-regras.htm]http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/MAC424-regras.htm[/url] [url=http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/MAC424-descr.html]http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/MAC424-descr.html[/url]

(matéria oferecida durante a tarde)

Precisamos de interessados para que a matéria seja oferecida! Então, se vc se interessa, invista 1 segundo do seu tempo e poste aqui! vale a pena!

Obs: exemplo de jogo criativo? baixe o Passage. O tempo total do jogo é só 5 min, mas ele provavelmente provocará alguma reação emocional em você. É melhor jogar com o som ligado.

bump. Quem estiver disposto a ouvir um ponto de vista diferente e enfrentar alguns trabalhos, vale a pena. Se vc se interessar, é só postar aqui. Precisamos de interessados para que haja oferecimento.

O professor que dá essa matéria é o Setzer. Entrando no site dele, vocês verão de cara que ele é radicalmente contra os jogos eletrônicos para crianças e adolescentes, pregando isso com paixão. Estranho eu fazer “propaganda” disso justo no USPGameDev, né? [size=99px]Estranho nada!!![/size]

Nós todos aqui temos interesse por games.

É justamente ouvir um cara com ideias diferentes e que fazem sentido (em outra lógica) que nos faz crescer como pessoas, que expande nossa criatividade e que incentiva nosso uso racional das máquinas. Penso que, assistir p. ex a uma palestra sobre “a revolução dos games” ou sobre “a convergência das mídias digitais e sua relação com os games” pouco nos acrescentaria de verdade, já que nós, pessoas dos games, estamos (em algum grau) viesados a concordar com essas posturas.

Eu acredito que a indústria atual dos games perde tempo pesquisando como fazer o sangue fluir melhor num headshot num game que é um verdadeiro simulador estúpido de assassinato. Nossa geração pode inovar e investir o tempo inventando algo mais inteligente que isso. Acredito também que a inovação DE VERDADE inclui ouvir pontos de vista (bem) distintos do nosso!

Se nós um dia quisermos definir - para melhor - os rumos da indústria (dos games ou de qualquer outra coisa), e não apenas seguir as tendências já estabelecidas, precisamos conhecer pontos de vista diferentes, mesmo que isso implique em sair da zona de conforto. E essa matéria é a oportunidade para isso!!!

Todos os ex-alunos que conversei e que fizeram a matéria gostaram, e por N motivos. Tento agora obter autorização deles para reproduzir as opiniões aqui. Farei de tudo para quebrar pré-conceitos e convencer alguns de vcs! :twisted:

Oi, Alexandre

Como já disse em conversa com você, eu discordo do Prof. Setzer. Mas acho louvável essa iniciativa sua de buscar expandir os horizontes, se propor a aceitar novos pontos de vista e tentar quebrar alguns preconceitos que temos.

A princípio, eu havia dito que não cursaria essa disciplina. Mas você me convenceu.
Se estiver com uma lista de nomes dos interessados, pode colocar meu nome nela.

Abraços,

Vinícius

Fala Alexandre!

Essa matéria parece realmente interessante mesmo que, como o Vinícius, eu não concorde com várias idéias do professor Setzer. No entanto, não sei se eu faria já no semestre que vem… vou pensar =)
Você está buscando interessados em outros lugares também? Já tem mais gente?

Quanto ao jogo, achei muito interessante! Recomendo que dêem uma olhada, eu pelo menos achei bem inesperado.

Minha resposta é basicamente igual à do Samu rs.

Não concordo com as idéias dele, mas parece interessante. E não sei se eu faria no semestre que vem. Tudo vai depender de como ficar meu horário.

O jogo é realmente criativo, e muito interessante! É um exemplo de jogo em que o autor não pensou no estilo/gênero de jogo que ele queria fazer, mas sim na mensagem que ele queria transmitir, e partiu daí. É algo a ser pensado na hora de definir os próximos jogos do grupo.

Valeu pelo apoio, Vinícius. De acordo com ex-alunos, a matéria era oferecida às quartas-feiras, das 13:30 às 16:30.

Aqui e na lista do bcc 2007. O fórum do bcc2009 está offline. Não tenho mais canais de comunicação além desses. Se alguém tiver outros canais e puder ajudar, será uma boa. Ainda tem pouca gente. Precisamos que o prof. fique sabendo quem são os interessados para que ofereça a matéria. Segundo o prof, “poucos alunos tem se interessado por ela” - o que é, no meu entender, um desperdício - e a única forma de mudar isso é nos mexendo.

Aos indecisos: a opinião dos ex-alunos parece positiva. Um deles disse:

Olá Alexandre,

Bem, eu tinha uma idéia bem diferente dessa matéria, acho que pelo título, tinha aimpressão que discutiríamos a forma como os computadores são aplicados nos dias de hoje e maneiras de impedir sua utilização de maneiras nocivas à sociedade. Também imaginava que assim teria uma idéia melhor do mercado de trabalho.

Mas na prática é bem diferente. Primeiro que não existe nenhum cronograma, a matéria vai fluir de acordo com o que o professor achar necessário pra sala. Vai tarzer discussões e as vezes você não vai ver como uma se encaixa na outra, em alguns momentos pode não paracer um estudo linear. O objetivo do professor Valdemar e mostrar as consequências do uso dos computadores (especialmente nos mais jovens), o estudo não diz nada sobre “empresas”, mas para o uso pessoal e suas consequências.

Eu recomendo a matéria, primeiro porque a caraga é muito mais leve que a das outras etudadas no IME, segundo porque a gente sente que está absorvendo alguma coisa (e muito mais do que cálculo, algo que pdoe mudar realmente nosso comportamento e postura). Você vai ter que ler MUITA coisa e fazer muitos resumos, mas a aula em si é bem leve e gostosa, é quase um “descanso” do resto da rotina IMEana.

O que eu também vi nos outros alunos foi um desabafo, o prof. é EXTREMAMENTE atencioso, conehce todos os alunso pro nome e sempre está disponível pra discutir QUALQUER coisa (desde a matéria estuda, até um final de namoro, passando por religião e mercado de trabalho). É completamente diferente dos outros professores que mal olham na sua cara e dão aula falando pra lousa (eu odeio o IME).

Ah, e ele também é bem exigente com faltas e atrasos, reprova mesmo (uma forma de disciplinar a gente, e dá certo!).

Não sei se você vai conseguir muita gente pra matéria, estava tentando cursar desde que entrei aqui (há 3 anos), mas alguns alunos tem um certo medo da palavra “Setzer” desde que ele se declarou contra video-games, hehe.

Bom, boa sorte e qualquer coisa é só procurar!

[]s

O fórum bcc2009 trocou de endereço, agora está aqui. Ele teoricamente é um fórum bcc “2009 em diante”, mas o pessoal de 2010 abandonou completamente (eles nunca aderiram muito, na verdade).

Obrigado por trazer um depoimento!
Eu tinha lido as regras e de fato o professor parece exigente em termos de comprometimento. Principalmente por isso estou hesitando em dizer que eu faria no semestre que vem, porque sei que pra mim ele já vai ser bem trabalhoso. Mas parece ser uma matéria realmente legal.

Imagino a dificuldade em arranjar gente pra cursar essa disciplina. O pessoal do IME não costuma simpatizar com essas matérias… Leitura Dramática é outra que acho que vale muito a pena fazer e bastante gente torce o nariz só de ler o nome, infelizmente.

Rápido! Peguem o desfibrilador!

@Samuel,Jeff: obrigado pelas mensagens. Compreendo com o que foi dito e, realmente, certas combinações de matérias dão muito trabalho. Gostaria até de insistir mais com vcs, mas, após reflexão, parece-me também que o ideal é fazer esse tipo de matéria (mac424) sem uma carga excessiva de estudos, como a que a gente tem em certos momentos do curso, fazendo pressão. Caso o interesse persista, futuramente vcs também podem se mobilizar e pedir a matéria para o prof. Valdemar. :slight_smile: Tenho certeza que, tendo um número razoável de pessoas, a matéria será oferecida.

Ah! Eu faço Leitura Dramática e adoro. Pena que só tem 1x por semana e às vezes cai nos recessos escolares. :evil: Eu também torcia o nariz para ela até receber um e-mail do Fabio Kon dizendo como tal disciplina poderia ser importante.

Para aqueles que não forem pegar uma carga muito grande (tampouco uma muito light :wink:) de estudos no semestre que vem, deixo mais um relato:

Opa, fala Alexandre!

Bom, eu achei a disciplina é bem interessante! O professor procura despertar a parte humana na relação de homem/máquina, assim como entre o próprio homem e o ambiente, com apoio de vários textos. Muitos dos textos foram redigidos por ele próprio. Eu, pelo menos, achei o conteúdo em si bem interessante, o professor procura fugir de um pensamento comum das pessoas de exatas.

Ao longo da disciplina, o Valdemar cobra dos alunos que eles leiam diversos textos, provavelmente um texto a cada duas semanas, de tamanho razoável, que variam bastante… de um mínimo de 3 páginas a cerca de 15 páginas, chutando uma média de 7 páginas por texto. Aí, para cada texto, ele pede um resumo, em tópicos, e um breve comentário.

No final de cada aula, ele pede que os alunos escrevam em um papel o que ele aprendeu na aula e a maior dúvida que ficou da aula. (One minute paper)

Além das aulas e dos textos, também pode haver outras três atividades: uma visita ao museu, ao teatro e a uma orquestra sinfônica. Sobre essas atividades, o professor apenas pede que o aluno descreva como foi a experiência.

No final da disciplina, ele entrevista os alunos para dar uma nota final.

Bom, ele é bem exigente sobre a responsabilidade dos alunos, apesar da flexibilidade inicial. Se ficar faltando um só trabalho, após esgotados todos os prazos (ele dá um prazo a mais para fazer algum trabalho que esteja faltando nas férias), ele vai reprovar. Mas não recomendo usar esse prazo pois não compensa! (Um amigo meu reprovou nessa disciplina por não ter entregado um dos trabalhos.)

Bom, se vc estiver aberto a encarar uma visão do professor, um pouco mais humana sobre as coisas, e os trabalhos, vc pode gostar da disciplina. Ela chega a ser um tanto filosófica. Hehe

aee,

Apesar de não ter conseguido um número razoável de participantes para este ano (pelo menos plantei uma semente :p), enviei o ‘balanço’ ao prof Valdemar. Ele pediu para dizer o seguinte:

(e-mail do prof: vwsetzer em ime.usp.br)

Olá, Alexandre,

Por favor, envie para o seus colegas este e-mail.

Olá a todos/as,

Gostaria de comentar os seguintes trechos de 3 e-mails que o Alexandre copiou para mim:

[i]Como já disse em conversa com você, eu discordo do Prof. Setzer.

Essa matéria parece realmente interessante mesmo que, como o Vinícius,
eu não concorde com várias idéias do professor Setzer.

Não concordo com as idéias dele, mas parece interessante. [/i]

Em primeiro lugar, que bom que há pessoas que não concordam com minhas ideias. O mundo seria extremamente monótono se a maioria das pessoas concordassem comigo. Pelo contrário, as que concordam são raríssimas, pois minha concepção de mundo é radicalmente diferente do usual. O formato totalmente fora do padrão das aulas de MAC-424 é um reflexo dessa minha concepção de mundo).

Em segundo, eu gosto imensamente de ouvir ou ler críticas às minhas ideias. Com essas críticas posso verificar se minhas ideias estão corretas e coerentes, se correspondem ao que cada um pode observar interior e exteriormente, e mudá-las ou aperfeiçoá-las.

Em terceiro, infelizmente essas 3 opiniões não servem para eu melhorar as minhas ideias, pois não são objetivas. Com essas opiniões eu não consigo saber com o que os 3 alunos não concordam, e por que. Assim, gostaria de sugerir que eles tentem ser objetivos, por exemplo lendo meus artigos em meu site, pinçando algumas frases com as quais não concordam e justificando sua posição, sem deixar de levar em conta o contexto em que as frases pinçadas aparecem. Podem fazer isso por meio da lista do Alexandre (ao qual peço para me encaminhar as tais futuras críticas objetivas), ou diretamente em e-mail para mim.

Finalmente, Leitura Dramática foi citada em um dos e-mails, positivamente. Fui eu quem a introduziu no IME, talvez há uns 12 anos atrás. Os que não a estão fazendo deveriam pelo menos ter a curiosidade de assistir uma aula para ver do que se trata, deixando de lado qualquer ideia preconcebida sobre ela. Eu a introduzi pois sempre estive agoniado com a deformação que o BCC faz nos alunos (nada de excepcional, praticamente todos cursos da USP e de outras universidades não formam, deformam). Os alunos que só querem matérias de exatas ou, pior ainda, de computação, mostram perfeitamente como o BCC deforma a mente – aliás, uma continuação da deformação sofrida nos ensino fundamental e médio (em MAC-424 eu tento desfazer parte dessa deformação, mostrando uma porção de coisas erradas aprendidas, em geral com a intenção justamente de deformar a mente).

aaaaaaaaaaaaaaa,

Essa me pegou de surpresa!
Vou me esforçar pra fazer isso, então, já que ele foi atencioso o suficiente pra ler nossas mensagens (que eu nem sabia que você tinha mandado).