Licensa legal dos nossos trabalhos

Isso foi discutido esporadicamente por um boooom tempo já, hora de decicidir uma licensa de uma vez por todas =)

Basicamente o que estamos procurando é uma licensa bem construida e mantida que ofereça as seguintes características:

  • Dê permissão para as pessoas usarem nosso trabalho ou partes dele para quaisquer fins (exceto os que nos prejudicam - tipo se alguém fizer uma bomba que explode a USP usando nosso código - isso a gente não quer), desde que atribuam claramente a nossa parte a nós, e que apontem para nosso site.

  • Proteja nossa autoria do trabalho.

  • Que a licensa em si seja gratuita e internacional.

Eu pessoalmente também quero o seguinte:

  • Que a licensa seja capaz de fazer isso sem que as pessoas tenham que nos contatar pessoalmente.

  • Legível por pessoas comuns.

Por que senão um simples “Todos os direitos reservados” já seria boa o suficiente - se a licensa não é legível pra pessoas comuns, ela só importa para grandes empresas na prática, e pessoas comuns e entidades educacionais já tem direitos de uso bem grandes pelas leis de fair use.

Bom, eu dei uma pesquisada e gostei bastante da “Attribution 3.0 Unported” da CreativeCommons. Pra ver como ela fica já com o nosso nome, etc… é só vir aqui:
http://creativecommons.org/choose/
Selecionar Sim nos dois campos de cima, Internacional,
Formato da obra : Outro
Título da obra : USP Game Development Kit
Atribuir a obra ao autor : USPGameDev
Atribuir a obra à URL : http://www.uspgamedev.org/
URL da obra licenciada :
Outras URLs vinculadas à obra :

Daí ele gera uma página de licensa legível por pessoas normais, já com nosso nome e links =)
o código legal em si está aqui, e a versão sem o nosso nome e link, aqui.

Coisas que ela faz a mais do que eu falei lá em cima:

  • Explicita na própria licensa que os direitos que as pessoas já tem por lei são inviolados.
  • Tem um mecanismo built-in pra caso a gente queira amenizar as restrições da licensa para pessoas específicas, a gente possa fazer isso.
  • Tem um disclaimer de garantia (basicamente, se alguém tiver algum problema por que tem um defeito no nosso trabalho, a responsabilidade é da pessoa, e não é nossa - isso desde que a lei do país em questão permita esse tipo de coisa, claro).
  • Explicita que a pessoa que fizer um trabalho em cima do nosso não pode colocar “palavras na nossa boca”, por exemplo falar que a gente recomenda o trabalho dele.

Casos problematicos que eu consigo imaginar com essa licensa:

  • Ela não é viral e não dá permissão especial pra a agente de usar modificações de outras pessoas no nosso código, então se por exemplo, tiver um problema no nosso código, alguém pegar e arrumar ele, essa pessoa pode colocar uma licensa comercial no trabalho dela, e se a gente consertar o nosso código, ela pode alegar que copiamos o trabalho dela.

  • Ela não faz excessão à regra de atribuição nem pra pedaços extremamente pequenos do trabalho. Se alguém quiser usar uma linha de código nosso, ela vai ter que pedir permissão para nós para usar essa linha sem ter que atribuir ela a nós.

  • Ela é perpétua , não modificável, e se auto-afirma como sendo a totalidade de todo o agreement entre a gente e qualquer outra pessoa no que se refere ao trabalho coberto por ela. Se a lei mudar e for necessária uma nova versão da licensa, a gente não consegue trocar. A gente também não consegue adicionar restrições e permissões à licensa.

Mas… francamente esses casos não me preocupam muito. O 1o por mim faz parte, para evitar ele a gente acaba mais perdendo do que ganhando, e caso aconteça, temos workarounds. O segundo o que vai acontecer na prática é que vamos fazer vista grossa, ou a outra parte pode reproduzir o nosso trabalho visto que é relativo a coisas muito pequenas, e a última provavelmente só daria problema depois de Muuuuuito tempo (i.e. muito tempo depois de a gente já ter perdido todo tipo de direito sobre nossa própria obra por lei).

Bom, o que vocês acham? Tem outras licensas também que podemos usar (o Vinícius passou esses três links:
http://www.gnu.org/copyleft/lesser.html
http://www.mozilla.org/MPL/MPL-1.1.html
http://www.apache.org/licenses/LICENSE-2.0.html

que são as licensas da GNU (lesser), da Mozilla e da Apache, e que parecem ser boas, mas eu tive dificuldade de ler e entender elas, imagina quem de fato for usar elas - quem for usar nosso trabalho… =/)

Parece que existe também uma versão 2 da CreativeCommons que é atualizável - quando a licensa deles muda, mudam as licensas das obras cobertas por ela da versão atualizada, vou dar uma pesquisada melhor nisso também (só que ela perde por exemplo no fato de podermos dar premissões especiais, e ela é mais velha).

Na verdade eu estou em débito quanto a isso…
Fiquei de fazer alguma apresentação e estudo sobre as licenças e apresentar para discutirmos.
Mas acabei não fazendo.

Bem, Brocoli, vamos ler e estudar sobre isso e nós mesmos (se mais alguém se interessar) fazemos uma proposta.

Eu assisti recentemente uma palestra do Presidente da Open Source Fundation e ele falou sobre licenças.
Ele sugeriu entre uma dessas três que o Vinícius mandou:

  • Apache
  • GPL v3
  • Mozilla v2
    E, se não me falha a memória, ele disse:
    “Se você quer que o código fique sempre aberto e tudo que tocar seja livre, use GPL. Caso contrário, use a Apache.”

Além disso, eu entrei em contato com uma mestranda do IME que acabou de defender a tese sobre licenças.
Pedia a ela o texto e se possível alguma sugestão reproduzindo as características quue você listou acima.

Assim que ela responder eu posto aqui. Podemos esperar e estudar mais um pouquinho e até o fim do mês a gente decide.

Estou cursando a disciplina Direito e Software Livre, então espero saber melhor sobre o assunto durante os próximos meses.
Agora, fica difícil escolher entre elas, eu nem tenho tempo de ficar lendo as licenças.

Muito legal sua iniciativa, Júlio

Além daquelas que você citou que eu havia comentado, também acho a Creative Commons interessante.
Acho que não temos muito como escolher entre uma dessas opções sem ter o trabalho de verificar em quais pontos essas licenças divergem.

Só gostaria de acrescentar uma coisa sobre sua análise:
Como autores, nós temos sim o direito de alterar a licenças de um trabalho. Ou seja, mesmo que escolhamos a CC, no futuro podemos simplesmente fechar o código de um dia para o outro.

Jeff,
Quanto a disciplina de Direito de Software, gostaria de dizer para você não criar grandes expectativas sobre essa área de licenças. Eu cursei essa disciplina ano passado, pedi enfaticamente para o professor dar algumas aulas sobre esse tópico (que não estava no roteiro inicial do que seria passado) e mesmo assim só falamos muito superficialmente sobre o assunto. Espero que o professor dê mais relevância a esse tema dessa vez, mas já adianto que vale a pena fazer uma pressãozinha sobre isso.

Vinícius


P.S.: Estou movendo essa discussão para a área pública, pois acredito que essa conversa pode ser útil para outras pessoas que estejam fora do grupo mas que também tem dúvidas sobre essa parte mais burocrática.

Bem a Vanessa (esse é o nome da aluna que falei) respondeu e disse não ter sugestões.
Ela falou que em geral a maior parte das licenças satisfaz nosso conjunto de requisitos.
Quanto ao texto ela me passou e vou dar uma olhada.
Se alguém quiser, me manda uma PM que passo.
Como não perguntei a ela, não vou colocar o link aqui.

Quarta conversamos sobre isso com mais calma.

Segundo o Paca, teremos uma aula para falar especificamente sobre licenças:
AULA 08 - LICENÇAS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL - CREATIVE COMMONS, COPYRIGHT, COPYLEFT.

A leitura recomendada é um pdf intitulado Licenças de Software Livre - História e Características, de uma tal de Vanessa… =)
E acho que não existe problema em colocar o link: Licenças de Software Livre - História e Características

Concordo que não deve ser uma aula exaustiva, mas posso aproveitar para tirar dúvidas que surjam aqui. Ela ocorrerá no início de Outubro, então não sei se vocês fazem questão de definir algo antes.

Ah sim, claro que a gente pode modificar a licensa e postar nossa própria versão da CC ou da Apache por exemplo, mas aí a gente não vai poder chamar de uma licensa CC ou Apache.

O jeito agora é pegar pra ler elas e entender elas bem.

[quote="“brocoli”"]Ah sim, claro que a gente pode modificar a licensa e postar nossa própria versão da CC ou da Apache por exemplo, mas aí a gente não vai poder chamar de uma licensa CC ou Apache.

O jeito agora é pegar pra ler elas e entender elas bem.[/quote]

O Vinícius não estava falando de fazer modificações em uma licença (ou “formato” de licença).
Ele estava falando é que nós temos, sim, o direito de, como autores, mudar a licença do nosso trabalho quando (e se) quisermos. Pelo menos foi o que eu entendi.

Estou tendo que ler um texto gigante sobre licenças…

Para não esquecer, já vou postar uma dúvida:
O que essas licenças dizem em relação a patentes de software?

Aliás, um ponto no mínimo curioso sobre a GPL é que ela não permite absolutamente nenhuma modificação no texto da licença.

As licenças geralmente não abordam o mérito de patentes.

Vinícius

A GPLv2 diz o que acontece se uma patente de software interferir com a licença.
O que ela diz é basicamente o seguinte: se você for fazer uma patente sobre um código GPL, deve permitir o uso gratuito por qualquer um. E, se uma patente proprietária não permitir usos do software compatíveis com a GPL, a licença fica inválida automaticamente, ou seja, o software afetado deixa de ser GPL e as leis de copyright passam a valer.

Tenho que admitir que essa licença me deixou impressionado com sua clareza: WTFPL

O que a FSF tem a dizer sobre ela:

WTFPL, Version 2 This is a free software license, very permissive and GPL-compatible.

Só uma coisa: eu não posso editar meus posts?

Preciso falar que euri. XD
principalmente do fato de ser GPL-compatible.