[iG Economia]Para designer de games, diversão vira carreira

Matéria na seção carreira do iG Economia

Para designer de games, diversão vira carreira
Mercado de jogos cresce no Brasil e profissionais podem atuar em diversos segmentos
http://economia.ig.com.br/carreiras/para+designer+de+games+diversao+vira+carreira/n1597027267699.html

A matéria é daquele jeito que quem já leu uma sabe como é xD. Mas eu sempre gosto de mostrar aqui o que aparece em sites não especializados. Sempre fico contente de ver isso sendo divulgado =).

A única coisa que me desanima dessas reportagens é o fato de todas as instituições citas sempre serem particulares. Gostaria muito de ver uma reportagem falando sobre o assunto dentro de universidades públicas. Certamente isso daria um peso diferente sobre a opinião do mercado e das pessoas em geral.

Vinícius

Concordo com você Vinícius.

O foco desse tipo de notícia acaba mesmo sendo os cursos superiores de game design, que são todos particulares. Além disso cursos específicos de game design possuem uma reação mista da indústria (mesmo lá fora, muitos defendem que é melhor você se especializar na área que tem interesse mesmo, do que fazer um curso generalista como o de game design)

Acho que isso ocorre principalmente porque não temos uma indústria formada ainda. O mercado de jogos é imenso, mas aqui dentro não há muito o que falar além de que você pode se formar nisso. Aqui, quem possui interesse na área está principalmente nessa faixa universitária. O mercado ainda está na promessa. Eu queria de verdade ver alguma reportagem sobre os estúdio brasileiros e como eles estão se virando.

Quanto ao assunto dentro das universidades públicas, acho que cabe a nós mesmos fazer o grupo crescer e dar resultado, para atrair a atenção da mídia =). Sinceramente, acho que estamos no caminho certo, só continuar em frente =).

Eu também não sei muito sobre o assunto, mas, pelo que andei pesquisando há um tempo atrás, a maioria dos estúdios brasileiros foram iniciados por pessoas de Design. Eles trabalham quase sempre com projetos “encomendados” por outras empresas, principalmente na categoria de advergames. Além disso, as empresas são de porte médio para pequeno e os times de desenvolvimento são quase sempre menores do que o nosso grupo, por exemplo.

Se alguém souber mais alguma coisa, qualquer cometário é bem vindo. :wink:

Vinícius