Ideia: projetos semestrais/anuais?

Olá a todos, primeiramente desculpe se esse tópico estiver na categoria errada e se isso já foi proposto antes. Estive refletindo um pouco sobre como eu acho legal aquela adrenalina das game jams, mas que é uma pena que só consigamos fazer uma “demo” de um jogo, dentro desse tempo tão limitado. Daí tive essa ideia: ter um ou alguns projetos que devam ser concluídos dentro de um período x de tempo, como um semestre ou um ano.

Entendo e gosto muito da ideia do USPgamedev de produzir conhecimento, então mesmo que um jogo não seja finalizado, o procedimento de fazê-lo é o que mais importa. Mas também me dá muita satisfação quando conseguimos produzir um jogo mais “redondinho”, e acho que uma deadline talvez possa ajudar. Não consegui pensar ainda em um esquema que incentivaria os grupos a cumprir essa deadline; um concursinho interno, talvez?

Enfim, só estou jogando essa sugestão aqui. Na real eu tô meio sensível e queria dizer que eu, que sempre quis fazer games, sou muito grata a vocês por tornar isso possível. No início eu achava que ia ficar meio relegada por fazer a parte da música, mas vocês fazem com que eu me sinta parte de uma equipe. Essa experiência toda acendeu uma fagulha de esperança no meu coração de que sim, é possível fazer games; é possível criar mundos se não estivermos sozinhos.

Desculpa o final emotivo meio #cafédesabafo, eu sou emo huahauhauha :unicorn:

4 Curtidas

Yay! (⌒▽⌒)

O sistema de temporadas e o let’s (test) play são meio que feitos justamente com esse sentimento em mente! É um sistema pra nos comprometermos a trabalhar em um período semi-estável (um semestre = uma temporada), e com um evento no final pra mostrarmos pro mundo o que fizemos (o let’s (test) play). Podemos talvez fazer outras coisas também que incentivam deadlines, como essa competiçao que vc sugeriu (tenho medo de competiçoes mas se quiserem fazer sejam felizes)

Mas podemos (devemos) também fazer mais jogos menores, para que consigamos terminá-los em menos tempo em uma temporada!. Acho que a gente acha que vai dar conta e aí o semestre acontece e o pessoal desanda um pouco, o que é normal e inevitável. E tem muito tempo gasto (bem gasto) aprendendo as ferramentas que usamos para fazer as partes dos jogos, o que é mais um obstáculo. Não sei, pessoalmente, o que mais podemos fazer, mas ideias são sempre bem-vindas!

4 Curtidas

Faz bastante sentido isso dos let’s (test) plays! Mas acontece de alguns projetos, tipo o Boomscience, desandarem completamente apesar de termos chegado em conceitos até que sólidos pro jogo (acho que não vamos mostrar nada nesse próximo lets play xP).

Também podíamos fazer um ~cronograma~ a ser cumprido por cada grupo, para ver se ajudaria a finalizar os jogos a tempo (mas talvez vocês já tenham tentado isso?).

1 Curtida

Primeiramente: :hearts: :hearts: :hearts:

Em segundo lugar, a ideia é muito boa sim, e como o akira disse a gente tem esses estímulos mais ~passivos~ pro pessoal terminar projetos em pouco tempo, e realmente o obstáculo para muitos geralmente é o tempo gasto pra aprender novas ferramentas e fazer algo até o fim do zero sem muito conhecimento prévio >< Mas também complica que UGD pra todos é uma atividade extracurricular e o tempo que cada um tem pra dedicar a um projeto é bem limitado =(

Eu tentei a um tempinho atrás fazer uma mini game jam de ficar trocando um jogo de mãos em mãos onde cada um trabalharia no máximo 4h até terminar o jogo em algumas interações, mas infelizmente flopou.

Mas eu gosto muito da ideia de projetos pequenos e concisos com deadlines pequenos. Quem sabe a gente pode agitar um projeto com tempo estimado de 1 mês e ver o que acontece, que tal? A gente já faz uns brainstoms durante as férias (pode até ser num esquema de Jam onde a gente sorteia um tema aleatório e tenta fazer jogo envolta dele) e começa no início da próxima temporada :smiley: Eu super topo participar!

2 Curtidas

Eu toparia fazer essa experiência. :slight_smile: E acho legal fazer brainstorm nas férias pra já ir adiantando!