[Gamasutra] Opinion: So You Want To Be A Graphics Programmer

Opinion: So You Want To Be A Graphics Programmer
http://www.gamasutra.com/view/news/34392/Opinion_So_You_Want_To_Be_A_Graphics_Programmer.php?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+GamasutraNews+%28Gamasutra+News%29&utm_content=Google+Reader

Um artigo bem interessante, dá diversas dicas para quem tem interesse em ser um graphics programmer (alguns que podem ser extrapolados para outras áreas também). Achei legal que ele lista também várias fontes com mais recursos para quem tiver interrese.

Computer science courses also tend to be quite maths heavy (I would hope games courses are similar), which is vital for graphics programming. Make sure you understand homogeneous coordinates, matrix maths, dot products, cross products, quaternions, normal vectors, tangent bases, etc and how these things (and countless others) are useful for transforming and lighting geometry. Learn big O notation for algorithmic execution time...
Quem consegue imaginar mais de uma dúzia de professores balançando o dedo e dizendo: "Eu avisei que era importante..." ??? :lol:
For example, one of the biggest performance problem will be L2 cache misses (you lose hundreds of cycles per miss on all modern hardware), so learn techniques to reduce them (almost always changing the data, not the code is the fix).
:o

Muito interessante o artigo. Só não gostei dele tecendo mil elogios ao Visual Studio e ao DirectX… Mas, infelizmente, ele tem razão. :?

Só uma coisa a acrescentar: Além de procurar um estágio em uma desenvolvedora/estúdio de games, também existe a possibilidade de reunir um grupo de alunos da mesma universidade e colocar a mão na massa por conta própria.

;)

Vinícius

Os elogios ao Visual Studio e ao DirectX tira da nossa atenção toda a variedade de outros recursos que temos disponíveis mesmo. Mas representa a realidade da produção comercial de jogos atual.

E muito pertinente seu último comentário =D

Um dos fatores que ajuda nessa “hegemonia” do DirectX é o fato de tanto a NVidia quanto a ATI se dedicarem muito mais a desenvolver drivers e funcionalidades focados no DirectX. Com suporte mais dedicado, certamente a plataforma passa a ser preferência na hora das desenvolvedoras escolherem as ferramentas de trabalho.

Vinícius

Gostei de artigo tb hehe :slight_smile:

Qto ao VS/DirectX, alguns aqui devem me achar viesados mas vou falar anyway… :stuck_out_tongue:
O VisualStudio é uma IDE muito boa sim, já vi várias outras e acho que nenhuma se compara… Porém é aquele negócio, é da M$, pra Windows e praticamente voltada para programar coisas pra Windows, e tem gente ai que não gosta de coisas assim…
E só existe OpenGL pra “competir” com DX, que tem a vantagem de ser multiplataforma, mas pelo que eu vi, não é tão “potente” como o DX, e me pareceu mais dificil de usar… E não acho que isso se deva a NVidia/ATI se focando mais em DX. Se é capaz delas fazerem isso? Talvez, mas acho que não. Pq se vc for ver, placas/GPUs novas que elas fabricam vão melhorando suporte ao DX, mas tb vão melhorando suporte ao OpenGL, é só que como a maioria de jogos e tal usa o DX, as marcas fazem mais propaganda sobre o DX e como a placa deles é melhor e blablabla…

Vcs já conhecem o Gamasutra, então já devem ter visto.

Se não, acho interessante a leitura.

[url=http://gamasutra.com/view/news/34392/Opinion_So_You_Want_To_Be_A_Graphics_Programmer.php]http://gamasutra.com/view/news/34392/Op ... rammer.php[/url]

Achei bacana e logo lembrei de vcs =)

Falow!

HAhuahuahaHUAA.

Já tem um post sobre esse artigo:

[url=http://uspgamedev.org/forum/viewtopic.php?f=6&t=100]viewtopic.php?f=6&t=100[/url]

Legal como o que ele disse bate muito bem com o que estou (supostamente…) aprendendo no curso de Computação Gráfica.
Sobre o Visual Studio, considero ele uma IDE muito boa. O editor não é a melhor coisa do mundo (fiquei sabendo que tem como melhorar, verei isso melhor), mas os recursos são muito bons, em particular o debugger. Prefiro ele às outras IDEs que ja usei tanto no Windows como no Linux.
Sobre DirectX ao invés do OpenGL, é mais questão da NVidia/AMD focarem mais o DirectX. Mas isso da pra ser suspeito, até que alguém chegue com algum benchmark e prove. (o que deve ter… alguem acha e posta vai :stuck_out_tongue:)

É a idade avançada… :stuck_out_tongue: hahaha

Os tópicos repetidos duplicados foram unidos.


Poxa, Costinha. Entrou no fórum, nem viu o que já estava aqui e chegou causando… Está pedindo para tomar ban.
Hahahhahahaha - Brincadeira. XD

Mais atenção na próxima vez, ok? :wink:

Vinícius