Esboços 3D

Conversei com o Vinicius hoje sobre eu ajudar com a parte de desenhos em Blender. Não que eu saiba muito, na realidade acho difícil desenhar alguma coisa boa. Além de que realmente tenho um problema de tempo, mas tentarei ajudar no que for possível.

Eu procurei e baixei algumas imagens e livros, da série Anatomy of the Ship, sobre navios da época. Vou mandar uma das imagens para dar a idéia.
Não consigo mandar porque é muito grande.

[url=http://www.modelships.de/Victory_II/gDSC00435.jpg]http://www.modelships.de/Victory_II/gDSC00435.jpg[/url]

Conversei sobre a idéia de fazer o visual do jogo ser como o de uma realidade alternativa, mantendo o tema dos piratas, mas com navios mais modernos, do final do século XIX ao inicio do XX ao invés de navios a vela. Não sei o que acham.
Pensei nisso por algumas razões. É um pouco mais fácil desenhar e mais fácil permitir que o jogador realmente vá para qualquer direção sem se preocupar com os ventos ou animação de velas, que precisam ser ajustadas.
Se preferirem navios a velo tudo bem, foi apenas uma sugestão.

Eu tentei fazer um esboço rapido de um navio, ficou muito ruim a meu ver, mas foi feito em cerca de 1 hora e sem referencias. Vou tentar fazer coisa melhor depois usando referencias dos livros.

Marcelo

Marcelo, ficou MUITO bom!!!

Se você puder mandar o arquivo do Blender, acho que já dá para tentarmos carregar o modelo e ver ele se mexendo na tela.

Agora, acho que precisamos abordar 2 frentes:

1. Tentar alinhar o visual com o estilo do jogo. Para isso, seria legal que quem estivesse pensando nessa parte de temática também desse uns pitacos e participasse da discussão sobre barcos com vela ou sem vela;

2. Tentar começar a fazer alguns modelos um pouco diferentes, para servirem como inimigos, marinha, etc.

Ótimo trabalho!
Abraços,

Vinícius

Se isso é ruim… porram… que é que é bom né?

Marcelo humilhou, manda muito bem no Blender. (aliás, como você aprendeu a mexer tão bem? Só na prática? Você faz uns modelos nas horas vagas? Acho muito legal o pessoal que modela em 3D…)

E só para dar meu pitaco (acho que a discussão não será aqui), eu sou a favor de barcos a vela e influência do vento sim. Acho muito mais legal, apesar de ficar mais difícil de programar e desenhar. Mas não sou contra usar junto com eles, navios mais modernos, a vapor ou sei lá. Na verdade sou a favor da mistureba mesmo, com mistura de navio grego, português, fenício, viking, chinês. Mas acho que é melhor discutirmos isso no tópico que foi aberto sobre o tema… Ou numa reunião, ser a tarefa de um grupo.

Para a alinhar os modelos com o visual do jogo, tem que fazer igual na indústria mesmo… tem que ter as concepts e ver. Aí os modelos a gente faz em cima das concepts. Provavelmente o nível de detalhes que nós vamos usar vai ser esse do modelo mesmo, com as texturas dando o clima que a gente desejar.

Realmente, muito bonito esse modelo xD

Quanto à “tecnologia” dos piratas, já vou falar aqui antes que eu esqueça :stuck_out_tongue:
Prefiro algo mais moderno em vez de à vela. Sempre que alguém ouve “pirata” imagina barcos a vela e canhões e papagaios e por ai vai… Acho bom fazer algo mais moderno pq ai é algo meio que novo, diferente sabe. Vai ser uma boa diferença dos outros jogos de piratas por ai.

Agora se puder sugerir outra coisa para a tecnologia, que eu acho que ia ficar BEM melhor que a vela ou simplesmente moderno, com o único problema sendo que talvez tivesse que alterar a temática do jogo ou o design das outras partes e cidades, é fazer navios piratas STEAMPUNK! xD

Não consigo mandar os modelos por aqui, por causa do limite de tamanho.
Tentei fazer outro seguindo mais as referencias, mas ainda não tive muito sucesso.

O Steampunk era uma coisa que eu pensei também.
Mas independete disso, acho que vai depender mesmo da história e do visual geral escolhido para o jogo.
Navios mais modernos podem ser a vapor ou combustão interna. Minha idéia foi apenas mudar o visual um pouco do que é usual, mas sem alterar a jogabilidade ou temática. Embora a história teria que ser mais fantasiosa e menos realista, como em um mundo alternativo.

Acho que poderei passar na terça ou na quarta na sala de reuniões e já passo algum modelo, pelo menos para esta fase inicial.

Tem também a questão das setas que o Vinivius havia comentado comigo também.

Neste esboço de navio mais moderno, ainda bem incompleto, eu tentei fazer uma água também, ainda não está muito realista. É possível que de para criar este efeito, que é apenas visual, na engine do jogo.

Qual o tamanho dos arquivos dos modelos?
Se for o caso acho que dá pra você colocar lá no git!
Aliás, eu não sei se o [size=99px]VINÍVIUS[/size] te falou mas as reuniões são de quarta, quinta e sexta; então terça não tem nínguem lá.

Sobre a água, um dos exemplo que tinha na Ogre3D (e que converteram para a Panda3D) é sobre gerar um oceano, usando seja diversos recursos da placa de vídeo. Eu acho que essa solução mais viável pois possívelmente tem uma performance maior, e definitivamente tem um controle maior.

Aproveitando o post, tbm fiz um barquinho, nem se compara aos de cima mas blza :stuck_out_tongue:
[attachment=0:2tmyluld]canoa.jpg[/attachment:2tmyluld]

Novo esboço 3D.

O modelo tem alguns modificadores do Blender, como Edge Split e Mirror. Tem problema para a engine o modelo assim?
Se houver posso aplicar todos os modificadores.

Nossa Marcelo, ficou bom demais! Nossa nem acredito como ficou ainda melhor iahiauhiauhia
Quanto aos modificadores, não tenho certeza, mas acho que tem que aplicar antes de exportar, por que tem o formato .egg da engine e não sei se o exportador faz isso sozinho. Se precisar, é sempre bom manter o original, salvando com outro nome na hora de aplicar…

tambem aproveitando o post eu fiz um barco simples

[attachment=0:32pw5uwc]barco.PNG[/attachment:32pw5uwc]

[quote="“Marcelo”"]Novo esboço 3D.

O modelo tem alguns modificadores do Blender, como Edge Split e Mirror. Tem problema para a engine o modelo assim?
Se houver posso aplicar todos os modificadores.[/quote]

Caramba, Marcelo! Esse ficou realmente sensacional!

Legal que gostaram, mas ainda acho que para uma coisa mais final tem muita coisa para melhorar.

E proponho ao pessoal que também está fazendo coisas em blender nos reunirmos ou pelo menos discutirmos coisas a fazer, porque tem que ter outros barcos mesmo, mas também cenários, cidades e com certeza muitos outros objetos.
E era bom ver se o pessoal do visual do jogo tem algum esboço.

Também estava tentando colorir o modelo anterior.

Marcelo

Pessoal precisamos de algum modelo de uma cidade.
Pode ser qualquer coisa bem simples, mas precisamos urgentemente de algo que seja/pareça/lembre uma cidade!

É que devido a estágio e outras coisas da Poli não estou mais podendo ir as reuniões. E o que eu estava fazendo não consegui ainda continuar.
Mas ainda tentarei ajudar se for possível.