Encerrando a semana de anúncios, Valve apresenta o SteamController

[html]

Durante essa semana, temos acompanhado uma série de anúncios feitos pela Valve. Segunda feira foi o dia do sistema operacional SteamOS. Na quarta feira, veio a divulgação do hardware SteamMachines. Já hoje, a Valve apresentou sua solução de interface humano-computador para completar o ambiente Steam dentro da sala de estar: o SteamController.

O dispositivo é apresentado como a ponte que estava faltando para transportar a experiência que o Steam proporciona do desktop para a sala . Segundo a página de descrição, há total compatibilidade com os jogos já existentes. O truque é que o controle pode fingir ser um mouse e teclado, assim tudo funcionará como o esperado mesmo em jogos que não foram desenvolvidos com suporte a gamepad.

Quanto às características técnicas, a Valve afirma que usará tecnologias de alta precisão e baixa latência para garantir uma boa performance. Porém, o que mais chama atenção no visual do controle é o par de grandes trackpads no lugar de botões. Além disso, no centro do controle haverá uma pequena tela touch que também funcionará com botão.

O lançamento do dispositivo está prometido para 2014, mas quem não quiser esperar até lá pode se inscrever para ser beta tester do SteamMachines. Todos os escolhidos para o programa de testes receberão também um protótipo do SteamController. Mais um motivo para se entrar no sorteio.

Com isso, a Valve termina sua sequência de anúncios. Uma coisa legal de salientar é que, além de incluir alguns usuários (300 felizardos) no processo de finalização do produto, a Valve está prometendo dar liberdade para se explorar e modificar tanto o hardware quanto o software. Uma postura que mostra o empenho da empresa em tentar agradar aos consumidores, mas principalmente revela o quanto a empresa se preocupa em estar alinhada com a comunidade. Tomara que possamos ver mais empresas seguindo esse ótimo exemplo.

[/html]