Este ano nós fizemos uma campanha de D&D (5ª edição) no começo do ano e deu bastante certo, até a vida gradualmente tirar nossas forças.
Esses dias eu estava lendo o Xanathar’s Guide to Everything (uma das extensões do D&D), e ele tem um apêndice que descreve um modo de jogo chamado “shared campaign”, que achei que serviria melhor para a gente (puro achismo though). Vou tentar resumir as ideias aqui, mas os Dungeon Masters (henceforth DMs) podem adaptar conforme necessário:
1. Toda sessão tem uma aventura auto-contida de 2h ou 4h
Isso permite o grupo de jogadores – e até mesmo os DMs – variar, pois cada sessão é independente da outra. Em particular, a campanha deixa de depender da participação continuada de todo mundo, ela continua enquanto tiver gente interessada. Não impede jogadores de usar o mesmo personagem e progredir com ele. A duração das aventuras vai provavelmente depender de como decidirmos os horários.
2. Aventuras são dividas em quatro tiers
Cada tier indica os níveis esperados da party:
Tier | Níveis esperados |
---|---|
1 | 1-4 |
2 | 5-10 |
3 | 11-16 |
4 | 17-20 |
Isso ajuda os DMs a prepararem aventuras genéricas mas que ainda assim sejam balanceadas contra a party do dia.
3. Criação simplificada de personagens
Este é um dos custos do sistema de campanhas compartilhadas: personagens ficam mais simples para não sobrecarregar os DMs e não tomar muito tempo.
- Cada personagem pode ser criado com o Player’s Handbook + uma outra extensão oficial
- É usado o sistema Point Buy para montar os pontos de habilidade
- Personagens precisam usar o equipamento inicial do livro
4. Progressão e recompensas simplificadas
O XGtE sugere atribuir pontos de experiência, dinheiro e tesouros por aventura (independente de quantos combates houver). De novo, é para simplificar a vida de todo mundo. Mas essa é uma parte que o livro diz ser opcional, então vamos deixar para os DMs verem o que acham melhor.
Quem, quando e onde?
Tudo que precisamos agora é ver quem tem interesse e escolher um dia e local para fixar a sessão. Como eu estou um pouco cansado de doodles, vou fazer uma proposta direto. Se não der certo, aí recorremos ao doodle power.
O que acham de fazermos as sessões aos sábados?
Preencham o form no link quem tiver interesse em jogar =)