Classificação de jogos em Caillois

Olá Colegas do USPGameDev.

Frequentando uma aula no ano passado na pós da FAU Usp, conheci o colega Arquiteto Diego Ricca, que também é muito interessado por jogos. Tive a oportunidade de ler o projeto de pesquisa do mesmo, e durante esta leitura me deparei com o seguinte trecho, que ele descobriu na tese de Marcela Almeida, da UFMG

Reproduzo abaixo:

“…Roger Caillois (1990), aborda um complemento a obra de Huizinga, classificando os jogos em quatro categorias distintas:

I) agôn — competição;
II) alea — sorte;
III) mimicry — simulacro; e
IV) ilinx — vertigem.

Além disso, dividiu estas quatro classificações em dois grupos hierárquicos:
ludus e paidia,
sendo o primeiro relacionado à questão da diversão e improviso, já o segundo relacionado ao seguimento de regras, que criam obstáculo ao jogador ”


Diego Enéas Peres Ricca,FAU USP: Design e Arquitetura
"Projetar como linguagem: Estudo das contribuições do uso do jogo no processo de projeto de ambientes interativos."
Página 03.


Por algum motivo, me identifiquei muito com as divisões propostas. Acredito que foi pela redescoberta da palavra “vertigem”, palavra essa que muitas vezes faltou para eu me exprimir em contextos similares.
Assim, imaginei que esta divisão, poderia ser uma ferramenta muito interessante para as dinâmicas de criação de grupos para quando se inicia algum desafio criativo no UGD (por exemplo definição de tema para um jogo, criação de um protótipo, brainstorms etc… ).

É isso aí. :slight_smile:

Um grande abraço,

ChicO

1 Curtida