Canais de comunicação do UGD

Em 2015, o grupo estabeleceu um padrão para quais meios de comunicação nós devemos usar em cada situação. Costumamos dividir os canais em internos (usado entre os membros) e externos (usados entre o grupo e terceiros).

Canais internos

São organizados em três níveis:

1. A curto prazo

Quando precisamos avisar os membros de algo na última hora, em geral no mesmo dia ou para o dia seguinte, usamos um dos chats ou a lista de e-mails (membros at uspgamedev.org). Também podemos usar para chamar a atenção do grupo para algo importante, como uma discussão no fórum ou uma proposta nova de projeto.

2. A médio prazo

Discussões e anúncios do dia-a-dia, dentro do contexto de uma mesma temporada em geral, ficam aqui no fórum. Isso inclui discussões de projetos, reuniões, eventos, artigos interessantes, etc. De maneira geral, este é o canal principal de comunicação interna do grupo. É essencial que todos os membros que queiram participar ativamente do grupo frequentem o fórum e estejam atentos ao que rola.

3. A longo prazo

Quando queremos deixar algo para lembrarmos em uma temporada futura, ou simplesmente para a posteridade, usamos a nossa wiki. Isso inclui o Game Design Document dos nossos jogos (quando pertinente). Veja este ou [este]((https://uspgamedev.org/wiki/Janken_Wars) como exemplo. Para poder escrever na wiki, basta criar uma conta e pedir para algum admin (@Kazuo, @Henrique, @vinicius, etc.) dar permissão de escrita para vocês.

Canais externos

Não existe uma separação aqui. Apenas o que convier mais aos interessados.

1. E-mail (contato at uspgamedev.org)

Em geral, este é o canal mais usado quando alguém quer contatar o UGD. Todos na lista membros at uspgamedev.org recebem esses e-mails e podem responder os interessados.

2. Facebook

É comum também pessoas entrarem em contato pela nossa página no facebook. Não costumamos postar nada lá, pois o blog já faz isso pra gente. Mas é sempre bom ter pessoas dedicadas a responder as mensagens dos interessados. Se quiserem ajudar com isso, só falar com um dos admins (@Kazuo, @rilifon, etc.) que colocamos vocês lá.

3. Blog

Nosso blog é onde publicamos aquilo que queremos que o mundo saiba sobre o USPGameDev. Normalmente, isso se resume a lançamentos de jogos e anúncios de eventos. Antigamente, tínhamos o hábito de postar artigos informativos ou de review também, uma possibilidade que se mantém aberta =). O blog está configurado para criar posts no Twitter e no facebook automagicamente.

3 Curtidas