Banco de referências

Em uma tentativa de potencializar nossa distribuição de conhecimento tanto interna quanto externa ao grupo, fiz alguns meses atrás este tópico no fórum e este artigo na nossa wiki para tentar organizar melhor as referências dignas de nota que encontramos pelo mundo ao longo de todas nossas aventuras UGDevianas.

Estou fazendo este post para apontar principalmente aos novos participantes do grupo esses dois links acima e para abrir uma discussão sobre temas e assuntos que vocês tenham interesse em estudar a fundo por conta. É meio difícil de lembrar todas as referências que já li sem uma demanda específica, então conforme vocês forem sugerindo tópicos aqui eu e quem mais quiser ajudar iremos acrescentando referências pertinentes à página na wiki, enquanto separamos na outra thread os assuntos que preferimos escrever nós mesmos eventualmente.

Para dar uma motivada a mais a esta iniciativa, deixo aqui a referência que acabei de colocar na wiki do canal do Extra Creditz (que vocês já devem ter percebido que curto muito). É sobre “teoria de game design”, mas tão bom que eu tive que compulsivamente vir aqui e fazer tudo isso só para compartilhar com vocês:

Recomendo para todas as áreas de desenvolvimento de jogos!

2 Curtidas

Extra Creditz é maravilhoso, mas não me lembro agora de nenhum vídeo tão relevante e cheio de conteúdo quanto ao que o Wil postou. Se eu fosse recomendar outro vídeo, poderia, por indução, recomendar todos de uma vez.

Ao invés disso, vou recomendar algo original: o canal do Matthewmatosis
Apesar de não ter muitos vídeos, e dos vídeos serem bem longos, acho que é o único que faz review de jogos relevantes pra game devs. Ele aborda muito bem a questão do game design, além da interação entre design, narrativa e mecânicas. Recomendo assistir os vídeos sobre os jogos que você já conhece, já que ele diz muita coisa que não percebemos antes.

1 Curtida

Tem um blog muito bom sobre música em jogos, embora não seja atualizado a um tempo. Mais referências interessantes sobre música, menos técnicas, podem ser encontradas nele.

Não sei se pode contar como referência, mas o TV Tropes tem vários textos e análises interessantes, principalmente sobre narrativa.

1 Curtida

Posto aqui o video obrigatório que todos desenvolvendo jogos deveriam ver.

O que faz um jogo parecer um jogo? Por que eu acabei de fazer um jogo cheio de mecânicas e coisas maneiras, mas ele ainda não tem aquela cara de jogo que eu veria vendendo na steam ou na banca de jornal? O que deixa um jogo suculento?

Essas perguntas e muitas outras serão respondidas aqui:

Too long;didn’t watch : QUANTO MAIS EXPLOSÕES MELHOR

1 Curtida

Esse tutorial com dicas de interpolação é bem interessante.

1 Curtida

BUMP

Membros novos e não tão novos, recomendo muito ler o post inicial desta thread e contribuir no que for possível!

1 Curtida