Atelier 3D. Geometrias teste UGDK, Ogre, Blender e HTML 5

Whaaat? —> Circuit of Mana, geometrias para teste.

Olá pessoal,

A pasta para download abaixo possui arquivos teste já num formato .xml que a ogre consegue reconhecer.

Além disso há um arquivo em formato .blend (Blender 3D versão 2.72b) e um script python que é um exporter de Blender para Ogre também inclusos. Este exporter se chama blender2ogre e sua home é a seguinte:

https://code.google.com/p/blender2ogre/

LINK2SOURCE

Um abraço,

ChicO

Olá pessoal.

A partir do feedback do Wil e do Omar criamos esta outra série de arquivos que tem por objetivo estabelecer um mínimo de pontos de referência para as pessoas que estão tentando criar um fluxo de trabalho envolvendo UGDK, Ogre e Blender 3D.

Trata-se de uma cena extremamente simples feita no Blender 2.72b contendo:

  • Um plano de chão que coincide com o limite da grid quando se está trabalhando em perspectiva no Blender 3D (sendo esta ortográfica ou cônica).
  • Uma malha irregular muito simples (navinha) com mapeamento UV e sem materiais com uma figura .PNG aplicada.
  • Uma geometria irregular muito simples (outra navinha) composta por três malhas distintas unidas em uma só que utiliza dois materiais ( A e B ).
  • Uma esfera geodésica com material laranja colocada na origem.
  • Pontas, representando os eixos X, Y e Z do Blender com os materiais vermelho, verde e azul respectivamente.
  • Uma lâmpada do tipo point.

3D Atelier.blend

UV texture (.png, alpha, 128p X 128p):

Há também uma pasta contendo arquivos com o Extensão .XML criados a partir do exporter de Blender para Ogre anteriormente citado chamado Blender2Ogre. A versão utilizada foi o Blender2Ogre 0.6.0 e os arquivos estão todos na pasta zipada no link abaixo. O screenshot ilustra as opções que estavam ativas durante a exportação.

3D Atelier Ogre Exp.zip

Espero que seja útil!

Abraço,

ChicO

Oi pessoal!

Hoje estivemos no CCSL eu e o Wil e criamos este novo arquivo do maguinho que está com a orientação correta para utilizar na UGDk. Além disso nessa versão a capa possui uma pequena espessura para que não tenhamos de nos preocupar com backface culling.

O pessoal já conseguiu fazer uma janela com camera, bullet, deslocamento e uma geometria similar a esta inclusive.

No link de download abaixo vocês encontrarão o arquivo de Blender e os xmls criados pelo BlenderToOgre.
Reparem que esta geometria possui múltiplos materiais e que o arquivo de Blender tem uma caixa branca a volta do personagem, uma lampada e uma camera. No entanto para os xmls eu exportei a seleção do maguinho apenas :wink:

Abraço!

ChicO

LINK SOURCE

Olá pessoal!

Ontem estive no UspGameDev e graças a ajuda do Wil e do Wil pudemos incrementar o HTML com javascript que segue no link abaixo.

LINK ABAIXO

Este HTML desenha geometrias 3D a partir de um formato conhecido como “Wavefront .Obj” ou simplesmente .obj, que é um formato human readable (não confundir com o .obj de linguagem C por exemplo, o quê já foi fonte de muita confusão para mim pelo fato dos dois aparecerem em contextos similares de vez em quando).

Há algumas particularidades interessantes sobre este arquivo HTML:

  1. Embora bastante limitado (não há shading ou textura), ele não necessita de um hardware com suporte a WebGL para funcionar. Basta um browser com suporte ao elemento “Canvas” de html 5.

  2. Está tudo contido dentro do próprio documento não há necessidade de nenhum diretório externo, não deixem de olhar o código fonte :wink:

Creio que este material pode ser extremamente útil para quem como eu está começando a estudar matrizes para gráficos 3D.

Então agora é só copiar e colar o seu .Obj para visualiza-lo no browser!

Para quem ainda não sabe como deixar as páginas visíveis no google drive basta alterar o link conforme estas instruções.

Um grande abraço a todos,

ChicO

P.S.: Caso alguém decida usar o Blender 3D para criar as geometrias “.obj” recomendo utilizar o Blender 2.73a pois no Blender 2.74 o exporter para .obj foi modificado. Eu vou escrever para quem mantém o exporter para ver se eles não podem colocar o estilo de texto anterior para listar faces na caixa de diálogo do exporter, que é o estilo que está sendo usado aqui. Vocẽs vão reparar que além disso o Exporter do Blender não cria um .Obj tão minimalista como o do HTML, é preciso dar uma editada. Recomendo utilizar o arquivo HTML acima para aprendizado e para objetos bem low poly (menos de cem faces neste caso).

Olá pessoal!

Um update do HTML 5:

Agora há um arquivo de Blender preparado com um script de exportação python customizado que permite a criação direta do .OBJ (Wavefront) simplificado.

Source (<—Criado no Blender 2.74)

Para executar o script o objeto precisa estar selecionado (Laranja) e você tem que clicar em “Run script” na janela do script de exportação (Custom OBJ). O endereço e nome do arquivo devem ser especificados dentro do próprio script também. Esse script só exporta um objeto por vez.

Dei mais uma polida no próprio HTML que também se encontra anexado dentro do arquivo Blender acima.

HTML5

P.S.:
Há um post no Blender Stack Overflow bem interessante para quem se interessar em desenvolver scripts de exportação no Blender:
LINK