[ATA] Retrospectiva 2012-12-07

Pessoas, definimos o horário das reuniões de ferias:

Segundas, Terças e Sextas, das 14:00 até as 20:00.
Nossas reuniões vão até o dia 18 desse mês. Elas voltam dia 7 do mês que vem.

Nossa confraternização vai ser dia 19/12, as 17h no Outback do Eldorado.

Agora, sobre os miniprojetos.
Eles serão do dia 7/1 até o dia 1/3.
Os grupos serão de 2~3 pessoas.
As duas primeiras reuniões serão para definir o projeto.
Semana sim semana não o grupo deve realizar uma apresentação de, no máximo, 15min sobre o andamento do projeto.
O objetivo é mostrar pelo menos um prototipo de um jogo.

Abraços.

Eu sei que não tenho participado do grupo, mas eu talvez tenha interesse em participar de um destes miniprojetos (vai depender de uma série de fatores que não vale a pena eu colocar aqui).

Mas fiquei com uma dúvida: o que exatamente vocês querem dizer com protótipo? Eu pensei que o objetivo seria uma espécie de “versão beta”, que teria alguns bugs, mas que poderia ser divulgado e jogado normalmente por alguém que não é do grupo.
Para mim, protótipo é algo feito de forma bem rápida, sem acabamento nenhum, apenas para testar uma ideia específica, de forma clara e objetiva, e ver se ela funciona.
Não sei se vocês usaram essa palavra em um sentido mais genérico.

Outra coisa: a ideia é que todos os miniprojetos comecem do zero no dia 7/1, certo? Ou vocês estão pensando em talvez reaproveitar ou continuar alguma coisa?

EDIT:
Eu ainda teria interesse em fazer o Fobias (lembram dele?), com uma história no estilo da que eu tinha sugerido (que alguns acharam deprê demais, mas outros se interessaram). Provavelmente seria algo no gênero Adventure, talvez com algumas coisas diferentes, pois acredito que é o que se encaixaria melhor para este projeto.

O motivo pelo qual eu estou falando disso é que existe a possibilidade de vocês fazerem jogos em episódios. Não sei se vocês já discutiram sobre isso, mas o jogo seria dividido em miniprojetos, um para cada episódio, e teria benefícios dos dois tipos de jogos: projetos pequenos, mais motivadores e com uma resposta mais imediata do público; e uma história mais longa e bem desenvolvida, assim como a mecânica do jogo que vai ficando um pouco mais elaborada ao longo dos episódios, permitindo projetos mais interessantes do que um mini-game ou algo do gênero. A Telltale Games é um exemplo bem conhecido de uma empresa que faz jogos assim.

Nos referimos a protótipo nesse sentido que você falou mesmo (como um programa feito rapidamente para testar se uma ideia funciona). Mas isso seria o pior caso que esperamos de um mini-projeto. O ideal é que cheguemos a um beta mesmo.

Sobre fazer em episódios, a sugestão parece válida. Mas vai depender de cada grupo decidir tomar esse caminho.

Desde que a gente não brinque de Valve, dá pra tentar se houver interesse.