Na reunião de hoje, o Goroba propôs que experimentemos algumas mudanças na metodologia do grupo (a essa altura eu prefiro não atribuir um nome específico à metodologia para não ofender as definições corretas, e porque eu não manjo o suficiente para isso). Essas mudanças visam restabelecer a disciplina de alguma metodologia no grupo, pois ultimamente, devido a diversos motivos, o nosso Scrum tem estado meio abandonado (sorry, Vinícius). Seguem as decisões tomadas:
[size=14pt]I. Iterações, epics, stories e tasks.[/size]
[ul][li]Continuaremos usando o esquema de iterações. Mas elas serão menos restritivas: se for preciso estendê-las, estendê-las-emos, e se pudermos encurtá-las, será permitido.[/li]
[li]As stories e tasks continuam com a mesma relação, mas iremos nos esforçar para que elas sejam menores e mais atômicas.[/li]
[li]Introduziremos as epics, que correspondem a objetos maiores. Epics se decompõem em stories ou outras epics.[/li][/ul]
[size=14pt]II. Organização, Disciplina, Métricas e Retrospectivas.[/size]
size=12pt Organização:[/size]
Formaremos um ambiente informativo, com a intenção de tornar fácil (se não trivial) identificar o atual estado de trabalho do grupo a qualquer momento. Para isso entoxaremos informações, tabelas e esquemas em uma lousa (ver II.3 abaixo). Para manter ela atualizada, membros serão designados como Trackers. A princípio, serão 2 que de tempos em tempos revezarão com outros membros.
Também teremos dois Coaches para auxiliar nesse processo de mudança. Por enquanto, eles serão o Goroba e o Coelho.
size=12pt Disciplina:[/size]
Temos que nos esforçar para seguir as decisões tomadas. Se não for possível, relatar na retrospectiva mais próxima (ver II.4) para que haja uma mudança.
(Desenvolvedores) Trabalharemos usando pair programming.
Cada responsável por um papel especial (Coach, Tracker, etc) deverá esforçar-se para cumprir seu papel.
size=12pt Métricas:[/size]
[ul][li]Burn up/Burn down.[/li]
[li]Kanban[/li]
[li]Matriz de competências[/li]
[li]Auto-avaliação de participatividade[/li]
[li]Auto-avaliação nico-nico[/li]
[li]Pareamentos atuais[/li]
[li]Gráfico de branches[/li]
[li]Taxas de variação no humor do Coelho (NGFFFFFFFFFFF)[/li][/ul]
size=12pt Retrospectivas:[/size]
MUITO IMPORTANTE. Como isso tudo é experimental, precisamos saber se está ou não funcionando. Em parte porque algumas coisas naturalmente vão se tornando desnecessárias, como os Coaches e os Trackers. E em parte porque de fato pode ser que simplesmente não esteja funcionando do jeito que está. É para isso que servem as RETROSPECTIVAS. Nelas discutiremos o que deu certo e o que deu errado e bolaremos as mudanças que acharmos necessárias.
Por isso mesmo, é importante que o maior número possível de membros envolvidos esforcem-se para estar nas retrospectivas.
[size=14pt]III. Projetos atuais, metas e objetivos.[/size]
size=12pt Projetos atuais:[/size]
----[III.1.1] Expansões do Horus Eye:
[ul][li]Refatoração das heranças em componentes.[/li][/ul]
----[III.1.2] Novas features e maior usabilidade na UGDK:
[ul][li]Sistema de scripts.[/li]
[li]Jogo-exemplo em Python: Asteroids.[/li]
[li]Jogo-exemplo em Lua: STG.[/li][/ul]
----[III.1.3] Pirates: FROZEN.
----[III.1.2] Projeto Rogue-like usando UGDK (brocoli e Coelho)
----[III.1.2] Engine FLAMECREST usando LÖVE (Miojo e Wil)
size=12pt Metas e objetos globais a longo² prazo.[/size]
[ul][li]Ser o melhor grupo de jogos do mundo[/li]
[li]Atrair membros não programadores[/li]
[li]Mais jogos[/li]
[li]Mais popularidade para o site[/li]
[li]Horus Eye 2.X.X[/li]
[li]Fazer a UGDK ser AWESOME[/li]
[li]Voltar a ter as “sextas-feiras casuais” (aka games+pizza)[/li]
[li]Contruir um ambiente de grupo realmente divertido e estimulante[/li][/ul]
É importante notar que essas decisões estão TOTALMENTE sujeitas a mudanças, que serão decididas por meio das retrospectivas.