[2011] Escolha da Engine 3D - Fase de pequenos protótipos

Na reunião de 10/06/2011 escolhemos a partir de uma lista de requerimentos básicos a seguinte lista de engines 3D a serem consideradas para o projeto do RTS de Piratas: (acompanhadas do que estava anotado sobre elas na lousa)

Crystal Space (python/perl, documentação -> IRC)
Spring RTS (alguns exemplos em Lua)
Irrlicht (vários exemplos, C Style)
Ogre 3D (mil tutoriais, plugins)
Panda 3D (python, boa documentação, vários exemplos)

Cada uma tem suas vantagens e desvantagens, mas o que estamos mais preocupados agora é com a facilidade de usar. Para isso vamos tentar fazer algum pequeno protótipo usando estas engines para as próximas reuniões (quarta 22/06 ; sexta 29/06)

A idéia é fazer algo nestas linhas:

[code]> Tela

Objeto (“barco”)
Clicar para indicar onde o barco vai
Bônus: clicar e arrastar
Cenário:
plano para ser o mar
Bônus: água/oceano
Terrenos para serem ilhas
Extras:
Som
Efeito de pano (para as velas)
Colisões[/code]

Por enquanto os trabalhos estão divididos da seguinte forma:

Crystal Space - Coelho
Spring RTS - Paulo V. Goroba
Irrlicht - Eduardo, Bruno
Ogre 3D - Julio, Henrique
Panda 3D - Wil, Samu, Fernando

Quem quiser ajudar, pronunciem-se! =P
Vamos tentar manter atualizações dessa fase nesse tópico.

Movi o tópico para o sub-fórum Piratas.

Eu sei que provavelmente vocês discutiram isso já, mas tanto a Unity e a XNA foram desconsideradas?
Eu deconsideraria a XNA pela limitação de plataforma, mas queria saber se algo foi dito sobre elas.

Eu quero ajudar nos protótipos. Estava olhando as engines, mas ainda quero pesquisar um pouco mais. É para se voluntariar na que eu acredito que tem mais potencial?

Tanto o XNA quanto a Unity e até a UDK foram deixados de lado justamente pela limitação quanto à plataforma de desenvolvimento. Ninguém no grupo é extremista e quer que todos fiquem presos a essa ou aquela plataforma. Pelo contrário, queremos ter a liberdade de cada um poder escolher o ambiente no qual quer trabalhar. Por isso, como essas três opções não rodam também em GNU/Linux, foram descartadas.

Sobre os protótipos, a ideia é ter pelo menos uma ou duas pessoas fuçando em cada engine. Assim, na hora de escolhermos, argumentos como “é muito fácil fazer XXXXX com a engine YYYYY” terão mais propriedade e tomaremos uma decisão com maior embasamento.

Assim, sinta-se à vontade para escolher qualquer uma das opções. Veja aquela que você mais tem vontade/curiosidade de mexer e tente fazer algo com ela. Depois, vamos conversar sobre as impressões de cada um.

Vinícius

Valeu pelas respostas Vinícius! Assim que eu puder eu dou uma olhada então!

Adoraria ajudar, mas to em semana de provas agora, nem da X_X

Huahuahuaha, todos estamos! xD

Vou demorar pra começar a brincar com a Panda3D…

AEHuaehu!
Como todos acima, também estou em semana de prova… Semana que vem da para começar a ver isso!

Só para constar aqui no fórum: a engine escolhida foi a Panda3D (em C++).
Assim que possível atualizemos essa informação na wiki também.

[quote="“Kazuo”"]Só para constar aqui no fórum: a engine escolhida foi a Panda3D [size=99px](em C++)[/size].
Assim que possível atualizemos essa informação na wiki também.[/quote]

Pera, isso fechou mesmo?

Em Python que não vai ser… :stuck_out_tongue:

Blé, seus hereges que nem tentam mexer com Python…

:P

Anyway, ainda irei (talvez o Wil tb) ver jeitos pra fazer em C++ mas ainda poder executar scripts em Python, pois dessa forma fica muito bom pra fazer jogos.

[quote="“Samuel”"][quote author=“Kazuo”]Só para constar aqui no fórum: a engine escolhida foi a Panda3D [size=99px](em C++)[/size].
Assim que possível atualizemos essa informação na wiki também.[/quote]

Pera, isso fechou mesmo?[/quote]

Eu tinha entendido que sim… Mas então qlq coisa retiro essa parte da minha afirmação.
E como o Omar falou, vamos tentar integrar scripts python ao código principal. (eu acredito que provavelmente conseguiremos)