WIP: Logo do Usp Game Development. Atenção: muitas imagens

Whoa!

Agora vai ein? Olha muito bom, creio que está bastante construtivo. Não sei quanto a vocês mas eu adorei tudo, inclusive os sopapos.

Mas nunca é demais lembrar:

[center][/center]
[center]“Chavinho: a flama nos fóruns nunca é plena, mata a alma e envenena” (Don Ramón)[/center]

Aí vão alguns testes com palhetas de cores inspiradas por jogos:

A

B

C

D

E

Brace do Gracie! (calma q não é por trás).

Eu gostei desse logo do UGDk, mas precisa de uns ajustes nas letras (leia-se: o U está um pouco largo demais). Mas melhor que isso são essas variações cromáticas. Lindjo, simplesmente. Acho que faz muito sentido usar o verde-azul-laranja ou o verde-laranja-vermelho. PARA TUDO. Isso já define MUITA coisa e nos empurra pra frente na discussão.

Eu estou montando um manual de identidade pra gente, assim quando tivermos o logo poderemos saber aplicá-lo de maneira estruturada em diversas mídias, como o site, panfletos, jogos, camisetas, cartazes. Mas precisamos de um logo, infelizmente. Eu ficaria feliz só com uma identidade tipográfica/cromática porque fornece estruturas mais sólidas do que um logo. Por isso defendo o minimalismo. Poderíamos sim trabalhar mais no logo do Giuliano e torná-lo incrível, mas o Kazuo falou muito bem quando disse que ele possui elementos muito arbitrários. Isso é um trabalho enorrrmeee e não rola fazer em uma semana. Eu firmemente acredito que não pode ter nada arbitrário em um logo. Tudo tem que ter motivo. E se possível mais de um.

Mas enfim! Recomendações (mais tarde hoje eu faço uma ou outra proposta de logo mas por enquanto vai só blablabla):

[ul][li]Eu acho que branco/preto/cinza fica muito chato. Então se forem usar isso, tentem usar tipografias com pontas arredondadas (MAS NADA DE COMIC SANS HEIN)[/li]
[li]Usar 3 cores é inviável para um logo. Usem no máximo duas + branco. E se forem fazer um logo muito colorido, tipografias geométricas são aconselhadas, com pontas mais retas mesmo[/li]
[li]KERNING É FUNDAMENTAL. Prestem atenção para o espaçamento entre cada letra, assim como suas proporções. Isso influencia muito na Gestalt do logo e consequentemente na sua qualidade visual.[/li]
[li]Não fique triste se ficar feio. Gestalt é difícil. Mas a ideia pode ser boa e podemos melhorá-la. Ninguém vai aprender teoria das cores e composição visual em uma semana. Mas se quiser, vai fundo.[/li][/ul]

as letras são para identificar as opções mais facilmente

Nesses testes eu procurei usar a tipografia em si como desenho, usando o mínimo possível de elementos externos.
Percebam como eu alinhei o V e o A na opção WB, de maneira que pareçam setas ou talvez um desenho em ziguezague. Ambas as leituras remetem ao conceito de mobilidade e de dinamicidade (pelos ângulos agudos), e também podem, nesse contexto, se referir a direcionais de um controle. De maneira sutil e não óbvia.

Mas eu achei muito modernista essa fonte. Muito sóbrio. Então resolvi priorizar a beleza do desenho da letra com uma outra fonte nas opções X, Y e Z. Aí eu percebi que temos só um A no nome do grupo. Por isso usei uma bolinha colorida para sugerir o botão A. Achei interessante também para produzir outros materiais: bolinhas únicas podem virar nossa linguagem, um elemento corriqueiro em nossa identidade visual. Não é muito zuão, mas também não é muito sério. Pessoalmente prefiro as opções X e Y, porque não tem aquela sombrinha que deixa a sugestão muito óbvia. Acho que a bolinha atrás do A já é bastante informativa.

Precisa ainda de um ajuste mais fino para as cores, mas o que acham?

Dessas novas propostas, eu gostei da Wb. Será que não dá para destacar com cores as “setas” ao invés do “dev”, tornando possível usá-las na identidade também?

Curti a ideia de usar o “botão A”. Acho que usar letras maiúsculas faz mais sentido, porque é como as letras estão nos gamepads de fato. Que tal aumentar um pouco mais o círculo? (também baseado na proporção real de gamepads). E não sei se é por causa da sombra, mas preferi a cor azul usada na linha Z. Gostaria de ver como fica com vermelho também.

Não dá para destacar o “A”, parecido com o que é feito com o hiragana NA do título de Higurashi no Naku Koro Ni? Assim dava para ele ter uma cor próxima a da bola, e ficaria melhor de entender que eles estão juntos (acho que sem a sua explicação eu não teria enxergado eles assim).

Hmmmm, nop, não rola. Ao menos o NOP da coluna C, huehue. O baixo contraste zuou, ficou bizarro. Mas gostei das setas no MD.

O ND ficou Nippon. Foge um pouco. Eu gostei mais das primeiras opções, o XYZ-A. Também gostei do M-D. Prefiro o botão A minúsculo, fica mais bonito.

Estou percebendo que as propostas com o botão A estão meio ilegíveis. Todas.

É muito destrutivo terminar de ligar as setas no MD? Realmente dá vontade de conectar elas de uma vez agora.

Acho que para as propostas com “botão A” ficarem mais legíveis precisaria separar ele do resto, de maneira que a bola não confunda a leitura das outras letras.

Aproveitando o embalo, o que você achou dos logos do Vinícius usando a silhueta de pirâmides?

Eu gostei muito da opção Wb! :slight_smile:

Particularmente, acho mais legal formatos angulares do que arrendondados. Por isso, não achei tão bacanas as alternativas x, y, z. - além de concordar que a legibilidade ficou um pouco complicada.

Falando em legibilidade, eu ia sugerir a mesma coisa que o Wil: " destacar com cores as setas ao invés do dev". Porém ao ver o resultado, para mim, ficou um pouco esquisito. Não sei explicar direito, mas é como se o “dev” tivesse virado só “de”. Além disso, não consigo parar de enxergar as duas setas como um grande “Z” inclinado para a esquerda (desconfio que essa impressão seria ainda mais agravada ao juntar definitivamente as setas).

Para terminar, eu concordo com o a ideia de usar essas setas como parte da identidade. Chuto que, mesmo se precisarmos rotacioná-las dependendo da necessidade, elas facilmente remeteriam ao logotipo.

Achei os estudos de cor do Chico sensacionais! (aliás, você usou alguma ferramenta pra analisar a imagem?)

Gostei muito dos estudos mais recentes do Akira, tanto do logo com as 2 setas em evidência(MD), e as cores que eu achei mais bonitas (apesar do botão vermelho realmente puxar pra bandeira japonesa…) E na questão do botão, eu preferi essa versão com a letra colorida (NOPC), mesmo com o contraste prejudicado. Sem nenhuma referência eu ainda acho muito arbitrário o círculo.

Eu gosto da ideia da pirâmide, mas eu teria que ver outras execuções, as atuais não gostei muito.

E alinhei as setas só pra ver, enquanto o Akira ou mais alguém não faz uma versão melhor… E dei uma clareada só pra ver como fica também…

Então, eu pensei nessa opção. Mas ela não rola muito bem, eu vou tentar explicar por quê:

Olha o espaçamento entre as letras. Olha seus alinhamentos verticais. Nada encaixa. Fica tudo torto. E se você encaixar de maneira alinhada e arrumada (vide anexo), a composição geral fica bagunçada, a leitura não tem ritmo e continua estranho.

Outro motivo: fica muito Renault.

Quanto ao círculo ficar arbitrário, eu discordo. O legal de usar o círculo é que a gente pode fazer esse botão em diversos lugares. Usar na identidade visual! A forma circular seria (parte d)a nossa linguagem visual para poder representar qualquer coisa. Não tem nada de arbitrário nisso.

Aham, também não gostei de nenhuma das opções com a seta alinhada.

Entendi melhor a utilização dos círculos agora, mesmo sem a colorização pra deixar mais óbvio…

Meus preferidos até agora: MD, OC, PC

E pensando na metáfora dos botões, lembro o tempo todo do símbolo do Super Famicon

Queridíssimos!

Sobre o logo ser branco e preto, não significa necessariamente que gente tem que SER branco e preto pra vida toda ok? Só quer dizer que é uma boa que o logo funcione em branco e preto também. :wink:

Mais dois coloridinhos para a fornalha:

Um beijão viu?

Mais um leque (dessa vez, usando círculos e cores… nem parece que foi quem quem fez - hahaha)

As que eu gostei foram 4A, 3B e 3C. Achei que as outras ficaram muito carregadas.

O que vocês acharam?


P.S.: Arquivo .xcf para quem quiser “ligar/desligar” as camadas e ver as muitas combinações.

Alguém pode postar as coisas novas que fizeram na reunião hoje? :smiley:

Olá, a todos

Aqui estão as imagens que apareceram na reunião de hoje e que tiveram pelo menos um “voto favorável” ou comentário positivo.

Amanhã (terça-feira, dia 25), das 15:00 às 15:30, será feita a última troca de ideias sobre esse assunto. Portanto, quem quiser opinar ou deixar registrada sua preferência ou rejeição sobre alguma(s) das opções deve fazê-lo pessoalmente amanhã ou por aqui.

Até mais!


P.S.: Akira, por favor, mande aqui também aquelas últimas imagens.

Gostei muito dos presentes no akira3.png, achei a utilização da pirâmide muito boa!

things

FECHOU!!!
A nova cara do USPGameDev é o concorrente do último segundo.
Abaixo algumas leituras com cores variadas.

Hey pessoal
Fiz (bem mais ou menos) um esquema da logomarca em camisetas só para termos uma ideia de (bem mais ou menos)^2 como ficaria. Afinal, temos que mostrar isso para o Giuliano hoje.
Imagens em anexo.

Eu fiz versões em PB e na colorida defini um vermelho bem específico para não causar desconforto visual. A versão PB invertida com o outline no dev não achei que ficou muito bom, então preferi testar o cinza.

Se aprovado eu passo as especificações de cores e uso.

Putz!

Ficou muito Phoda!

Parabéns Akira!