Projeto: X - Jogo de Cartas

Sexta-feira, 02 de Outubro de 2020

  1. Otimização de várias partes do código. Li ontem nesse link https://docs.microsoft.com/en-us/windows/mixed-reality/develop/unity/performance-recommendations-for-unity algo sobre o qual eu já suspeitava e estava me incomodando no meu código, que é o fato de estar usando muito o GetComponent().FazerAlgumaCoisa ao invés de usar uma referência direta através do editor e usar um objeto comp.FazerAlgumaCoisa(), nessa última ele só pega um ponteiro de onde está localizado o que eu preciso, o que é muito mais rápido, principalmente em métodos que são chamados muitas vezes, como o OnDrag(). Enfim, estou mudando várias partes do código e acredito que ele vai ficar muito melhor depois disso.
  2. Fiz o item acima no código do IDragger, além de organizar as variáveis de um jeito melhor usando os [Header()]. Senti a necessidade de fazer isso porque conforme o jogo vai crescendo preciso que a base esteja bem construída e organizada pra facilitar o desenvolvimento das outras features;
  3. Configurei o Unity Remote pra testar o jogo no celular sem precisar buildar, mas vou fechar a Unity e abrir de novo pra ver se deu certo;
1 Curtida

Sábado, 03 de Outubro de 2020

  1. Organizei a planilha com os efeitos sonoros que precisam ser feitos, não tem tudo lá mas tem o suficiente pra começar;
  2. O baú não instancia mais cartas infinitamente, só quando é aberto na primeira vez;
  3. Apaguei o Update() padrão de funções que não precisam dele, porque vi que mesmo não tendo nada dentro, ele vai ser chamada sempre;
  4. Para adicionar a carta do baú no deck do jogador eu preciso alterar o formato de como o deck é atualmente, porque ele é só um array com 9 cartas, posso aumentar o tamanho do array e deixar um limite de cartas ou posso usar uma lista, mas vou precisar alterar outras partes do código. Não terminei isso hoje, quero continuar amanhã.
1 Curtida

Domingo, 04 de Outubro de 2020

  1. Aprendi a usar o básico do Profile pra medir a performance do meu jogo na Unity;
  2. Criei a lista do deck e fiz ela ser embaralhada;
1 Curtida

Segunda-feira, 05 de Outubro de 2020

  1. Agora o jogador consegue pegar a carta na tela de Chest e um prefab daquela carta é adicionado na lista do deck do jogador, além disso a carta pegada é destruída;
  2. Criei um prefab do lugar do baú e agora consigo entrar neles pelo mapa;
  3. Criei o GameUIManager e estou centralizando algumas funcionalidades nele;
  4. Consegui integrar a tela do Chest no jogo, estou conseguindo entrar no mapa, lutar uma batalha, sair, entrar na tela de baú, pegar uma carta, sair e entrar em outra batalha;
1 Curtida

Terça-feira, 06 de Outubro de 2020

  1. Adicionei um botão de Deck na tela do mapa mas ele ainda não faz nada;
  2. Coloquei o ícone da moeda na tela e fiz a animação na Unity;
  3. Descobri como instalar fontes no windows pra poder usar no aseprite;
1 Curtida

Quarta-feira, 07 de Outubro de 2020

  1. Trabalhei em desenvolver um melhor sistema de batalha para o jogo, estou definindo algumas coisas na planilha;
  2. Comecei a fazer uma transição de cena mas ainda não terminei;
1 Curtida

Quinta-feira, 08 de Outubro de 2020

  1. Fiz um monte de coisa pra melhorar o OnDrag que tem um delay irritante na Unity quando eu testo o jogo no celular, deve ser uns 100 ou 200 milissegundos. Procurei esse problema na internet e vi um trilhão de discussões em fóruns e alguns vídeos no Youtube. Preciso tentar o novo input system da Unity e o touch ao invés do OnDrag, mas isso só amanhã.
1 Curtida

Sexta-feira, 09 de Outubro de 2020

  1. Continuei aprendendo a mexer no novo Input System da Unity, ele é bem diferente do antigo, então está sendo complicado, mas consegui fazer algo simples funcionar no Android, vamos ver se vai funcionar melhor quando eu tentar deixar a posição da carta como sendo a posição do touch, espero que tenha uma resposta melhor do que o sistema antigo, porque está dando muito mais trabalho pra aprender esse sistema;
  2. Sobre o delay que está acontecendo, percebi que em uma build antiga ele estava melhor do que atualmente, tava mais smooth, acredito que o sistema de iluminação do jogo possa estar atrapalhando a performance, vou testar isso depois. No computador não dá nenhum problema, mas o celular é mais lento;
1 Curtida

Sábado, 10 de Outubro de 2020

  1. Continuei mexendo na scene onde estou testando o novo Input System usando touchscreen, mas ainda não consegui fazer funcionar direito, como ele é novo tem poquíssimos tutoriais sobre como usar ele na internet, além de poucas soluções em foruns, mas ta indo.
1 Curtida

Domingo, 11 de Outubro de 2020

  1. Consegui baixar umas scenes de exemplo que a Unity fez pra entender melhor a implementação do novo Input System pra tentar usar o touch. Tem um exemplo de desenhar usando o touch que vai me ajudar a implementar o drag da carta;
  2. Isso aqui vai me ajudar amanhã na tentativa de reproduzir o modelo de exemplo: https://docs.unity3d.com/Packages/com.unity.inputsystem@1.0/manual/ActionBindings.html na parte “Writing custom Composites”;
1 Curtida

Segunda-feira, 12 de Outubro de 2020

  1. Retornei o patch do jogo para o anterior de antes de começar a tentar implementar o novo Input System;
  2. Fiz duas implementações diferentes usando touch.count em uma scene de teste e parece um pouco melhor, mas não testei ainda em alguma scene com iluminação. A primeira eu só transformo a posição na posição do touch, na segunda eu adiciono uma velocidade eu um RigidBody2D. A segunda buga se a velocidade for muito alta, como 90 ou principalmente acima de 100, mas parece funcionar bem se a velocidade for 50. A primeira já funciona de forma bem parecida com a implementação usando Drag, mas talvez um pouco melhor. De qualquer forma, vou tentar não usar iluminação no jogo por enquanto;
1 Curtida

Terça-feira, 13 de Outubro de 2020

  1. Analisei a performance do jogo pelo Profiler pra ver se alguma coisa ta pesando;
  2. Desativei as trocas de materiais por enquanto para testar o jogo no celular sem essas trocas;
  3. Eu desativei as trocas de materiais e aqueles shader luminosos, mas o jogo ainda não tem a mesma performance da build antiga, é como se a build atual tivesse rodando em 30 fps e a antiga em 60 fps. Testei essa coisa do FPS através de um aplicativo e os dois rodam nos mesmos 60 FPS, mas ainda assim a build atual parece um pouco mais travada enquanto a carta está sendo arrastada e isso continua me incomodando;
  4. Apaguei 6 funções Update inúteis, mas a movimentação não é tão boa quanto a antiga;
  5. Vou continuar os testes amanhã;
1 Curtida

Quarta-feira, 14 de Outubro de 2020

  1. Criei um novo projeto onde estou testando algumas das features do jogo pra ver o que está causando problema de performance;
  2. Consegui resolver o prolema de performance. Era o Lightweight RP que eu usava pra fazer os shaders luminosos. Eu desinstalei esse pacote e o jogo agora roda perfeitamente. Vou focar agora no game design do jogo e na estrutura do enredo;
1 Curtida

Quinta-feira, 15 de Outubro de 2020

  1. Tentei usar o Lightweight RP novamente pra ver se conseguia otimizar ele, mas desisti por enquanto;
  2. Agora ao invés de trocar o material da carta do inimigo quando o jogador vai atacá-lo ou quando o inimigo vai atacar, eu só troco a sprite da carta do inimigo;
  3. Estou trabalhando no game design e estou colocando as ideias no papel, vi esse vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=terD4Bk3L_8 e também esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=G9FB5R4wVno ;
1 Curtida

Sexta-feira, 16 de Outubro de 2020

  1. Vi esse vídeo sobre como jogos são balanceados: https://www.youtube.com/watch?v=WXQzdXPTb2A e esse outro aqui sobre construir árvores de habilidade: https://www.youtube.com/watch?v=wsmEuHa1eL8 ;
  2. Trabalhei no Game Design do jogo e defini alguns objetivos de design dentro do conceito do jogo, tomei algumas decisões importantes e tive uma ideia simples mas que vai me ajudar bastante: a cor do número de ataque da carta vai indicar o tipo de dano que ela vai causar;
1 Curtida

Sábado, 17 de Outubro de 2020

  1. Assisti esse vídeo sobre a evolução dos roguelikes: https://www.youtube.com/watch?v=uM588ci-sMQ ;
  2. Coloquei muitas ideias novas no documento que estou fazendo para definir o game design do jogo;
1 Curtida

Domingo, 18 de Outubro de 2020

  1. Conversei com o meu primo que conhece muito de semiótica (está fazendo mestrado) e ele me apresentou uma série de conceitos que podem me ajudar a fazer uma experiência de usuário melhor. Por isso pretendo focar nessa parte do meu jogo essa semana porque ele disse que iria me ajudar. Ele me passou três artigos que vou ler e disse pra mim ir mandando os novos modelos que eu construir conforme eu for fazendo;
1 Curtida

Segunda-feira, 09 de Novembro de 2020
O PAI TA ON. A faculdade tentou me matar, não conseguiu. Os trabalhos e as postagens voltarão a ser constantes.

1 Curtida

Sexta-feira, 19 de Novembro de 2020

  1. Comecei a fazer um protótipo com cartas de papel pra poder testar o game design do jogo mais facilmente.
1 Curtida

Sábado, 20 de Novembro de 2020

  1. Recortei mais cartas de papel e estou definindo efeitos das cartas numa planilha pra depois passar para as cartas.
1 Curtida