Queria dizer que estou gostando muito da idéias que o pessoal anda tendo aqui =). Vou me desculpar pelo post longo em antecipação =/.
Eu também não gosto muito da idéia de territórios não =/. Quando eu penso em Piratas eu penso em mais liberdade do que as conquista tradicional de teritórios… Velejar por aí, pilhando o navio dos outros xD… Mas as alternativas propostas eu acho que fazem mais sentido… Esse esquema da corrupção mencionado é bem legal =D. Sou a favor principalmente de uma base secreta para os Piratas xD, que você pode ir melhorando conforme o tempo.
Acho que seria legal não se prender muito no conceito de RTS por assim dizer =) e simplesmente ir criando as mecânicas que forem mais divertidas =D. Ontem uma das idéias que foram ditas é que o número de navios não devia ser muito grande, para evitar motins. Acho que isso manteria o jogo mais estratégico… Outra coisa legal é um sistema ue tem em algumas partes do Empire at War, onde você pode atacar partes específicas
Algumas boas referências de jogo de Piratas são: Tropico 2: Pirate Cove e Sid Meier’s Pirates! e seu ]Remake.
O primeiro eu não joguei, mas é um Sim City de Piratas, você cria sua cidade e vai recebendo novos cidadãos (prisioneiros, na verdade) que vão naufragando em sua ilha.
O segundo é um “simulador” de piratas, você tem seu barco, você pode atacar barcos inimigos (primeiro numa luta naval e depois numa luta de espadas contra o capitão do navio) para roubar o barco e seus tesouros, pode saquear cidades, procurar tesouros escondidos… O jogo é bem legal, mas ele faz muita coisa e poucas realmente bem =/, se tornando enjoativo com o tempo. Mas ele tem um esquema de facções parecido com o que foi dito aqui: tem vários países e eles estão sempre em guerra ou em aliança uns com o os outros (e a situação vai mudando conforme o tempo passa). Quando você ataca um navio de um determinado país, por exemplo, ele e o aliados ficam com raiva de você, enquanto os aliados passam a te aceitar melhor. Dependendo dos seus pontos com cada facção você pode ser impedido de entrar na cidade ou ganhar desconto nos shops. Você também pode ir ganhando títulos de nobreza com cada país, conforme sua reputação aumenta. Países também pode mandar caçadores de recompensas atrás da sua cabeça…
Outro jogo que eu gosto muito é o RPG Skies of Arcadia. Ele é centrado em piratas do céu, com barcos voadores, já que o jogo se passa em continentes flutuantes. Além dos combates de RPG tradicionais, há combates estratégicos em turnos entre os navios, em batalhas especiais (mais ou menos como as batalha entre mechs do Xenogears). Nele você pode ir equipando seu navio com diversas partes cada vez melhores (casco, motor, canhões…), e você pode também ir chamando diversas pessoas para cada profissão dentro do seu navio (cozinheiro, vigia, canhoneiro, timoneiro…), sendo que cada pessoa que ocupa um desses slots fornece um bônus específico para aquela função… (ex: há dois vigias que você pode recrutar: um deles dá mais accuracy para o seus torpedos e o outro mais critical hit para seus canhões)…
Outro jogo que eu tenho a obrigação de citar quando se fala sobre piratas é a serie de adventures Monkey Island… amo o humor da série e algumas coisas da ambientação poderiam ser aproveitadas (o papel do vodoo por exemplo).
Sobre isso, gostaria de falar se não poderia haver mais liberdade na ambientação, se em vez de uma ambientação histórica, algo mais fantástico poderia ser considerado… O próprio One Piece é um bom exemplo… Ou mesmo Piratas do Caribe… Seria legal enfrentar monstros marinhos, como o Kraken, em combate xD…